O novo restaurante de sushi perfeito para um almoço de trabalho
Descomplicado e bem no centro da cidade, o Sá Morais equilibra qualidade e preço nas medidas certas.

Estão lá todos os clássicos de que aprendemos a gostar, dos sempre práticos combinados de sushi e sashimi aos tártaros e ceviches. O Sushi dos Sá Morais começou por ser uma ideia de amigos, um restaurante na Rua Castilho com sushi descomplicado, abrangente, mas de qualidade. Cresceu para uma simpática esplanada e conta agora com um novo restaurante perto do Saldanha, pretexto mais do que suficiente para trazer algumas novidades à carta, uma aventura que liga a boa maneira de receber portuguesa com a gastronomia do Japão.

Para descobrir, há novos pratos como o salmão Sá Morais, com ponzu de trufa, e novos menus como o apropriadamente intitulado 'à grande e à japonesa', que permite percorrer os diferentes sabores da carta, das irresistíveis gyosas aos hot rolls, sem esquecer os combinados de sushi e sashimi – mesmo a pensar nos mais gulosos. No menu, ficaram algumas das criações mais pedidas, que são precisamente aquelas pelas quais começamos: o edamame especial, feijão de soja salteado em azeite e alho com gengibre, tougarashi e molho de soja, que poderíamos comer a qualquer hora do dia, o muito fresco ceviche de três peixes ou o tártaro de salmão com manga, perfeito para estes dias quentes. Há ainda pratos especiais para provar como o muito bem servido teriaki de salmão ou o yakisoba tori e vale mesmo a pena aventurar-se no gunkan de atum picante ou pedir o gunkan sake ovo, com salmão e ovo de codorniz.

Durante a semana, o Sá Morais conta com um menu de almoço generoso (€13,50) que inclui uma sopa Misoshiru, uma entrada, um combinado de sushi e sahimi de 18 peças (ou um prato quente) e café. Destaque ainda para a esplanada do restaurante da Rua Castilho, ideal para beber um copo e comer sushi em versão petisco, do edamame aos trios de mini temakis.
Reservas: 21 016 59 42 (Rua Latino Coelho, 50ª); 21 136 69 72 (Rua Castilho, 23B)
Comer bem de norte a sul de Portugal
Esta é a nossa escolha e tanto pode encontrar o restaurante com estrela Michelin como a tasca de província. Lisboa e Porto ficam de fora – chamem-lhe discriminação gastronómica positiva.
Os 880g de carne que são pura gula
O Café Príncipe Real, restaurante do hotel Memmo, tem um novo chef, uma nova carta, além de novos cocktails para o verão. Mas o nosso coração ficou com o Tomahawk que aqui se serve.
Segredos gastronómicos do fundo do M.A.R
Há novidades fresquíssimas na carta do M.A.R, o restaurante que tem aos comandos da cozinha o jovem chef português com ascendência holandesa Duncan Schuurman. De lagosta suada a bife do lombo com camarão, os pratos têm um denominador comum: o sabor a maresia.
Yoshinobu Kimura, um dos sommelier mais prestigiados do mundo, vem a Portugal
Para um jantar exclusivo que acontece no restaurante Casario, no Porto, a 27 de junho.
Quanta Terra Quanta Arte é a nova exposição que leva ao planalto de Alijó os nomes de Vhils, HelioBray e Paulo Neves. Vai estar patente até ao final do ano e cada visita inclui uma prova de vinhos. E como são bons esses vinhos…
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
Em 2023, a MUST sugere cinco restaurantes para visitar ora com a família e até animais de estimação, ora com parceiros de negócio e amigos de sempre, sem esquecer, claro, os encontros românticos. Afinal, a companhia é o mais importante (ou quase).
Esta propriedade, situada no topo de uma falésia na costa norte de Marrocos, foi o retiro do icónico estilista francês e do seu parceiro, Pierre Bergé. Agora, é possível passar lá a noite, já que o designer britânico Jasper Conran, novo proprietário, a transformou num hotel boutique com 12 quartos.