Prime Matter, a galeria de arte que resgata técnicas ancestrais de produção
A baixa lisboeta conta com uma nova galeria de arte dedicada à preservação das matérias-primas e ao fabrico sustentável, criada pelo designer Emmanuel Babled. A sua primeira exposição, Xylos, honra os trabalhos em madeira.
Num mundo dominado pela tecnologia e pela produção em série, faz parte da essência da Prime Matter preservar a creatividade e o saber fazer manual do Homem desde os primórdios dos tempos. A nova galeria de design e arte em Lisboa, criada pelas mãos do designer francês Emmanuel Babled e do seu estúdio multidisciplinar Babled Design Studio, é descrita pelo mesmo como "um lugar para a arte, imaginação e histórias, que possa contribuir para cultivar as sementes mais talentosas da humanidade", onde se dê a conhecer as histórias dos diferentes artistas, obras e técnicas utilizadas, e das mentes que valorizam o fabrico sustentável.
Por isso, só fazia sentido que a sua primeira exposição - Xylos - fosse em homenagem aos trabalhos em madeira, palavra que Aristóteles adaptou na Grécia Antiga para definir o termo "matéria". Afinal, esta foi uma matéria-prima essencial para a evolução do Homem, utilizada para esculpir objetos, construir casas e meios de transporte, e até para garantir a sobrevivência humana, na forma de fogueiras. "A matéria da Xylos é a madeira, e o trabalho da madeira é um meio de gerar harmonia e equilíbrio, um portal para a iluminação espiritual e consonância com a natureza", refere Marta Borges Alvarez, curadora indedependente de arte e design, em comunicado.
O tributo apresenta, assim, peças desenhadas pelos amigos de longa data Anders Lunderskov, cujo trabalho honra a tradição nórdica da marcenaria, e Emmanuel Babled, conhecido pelas suas obras orgânicas e de alta qualidade, criadas com recurso a tecnologia ou manualmente. De mesas a caixas de joias, passando por um cubo mágico, estas são obras com o poder de suscitar a curiosidade de todos.
Oriundo de França, e a viver em Lisboa desde 2016, Emmanuel Babled trabalha como designer de mobiliário e objetos há mais de trinta anos. Já Anders Lunderakov, marceneiro dinamarquês e fundador de um estúdio em Milão, acredita que a nossa qualidade de vida melhora quando nos rodeamos de objetos que vão para lá da sua estética e funcionalidade, e que estimulam os nossos sentidos. Da equipa da Prime Matter faz ainda parte Alice Galeffi, diretora da mesma, com conhecimentos em diversas áreas artísticas, da curadoria ao design de interiores.
Super Baile. Ou como o pimba pode ser cool
No próximo 29 de junho voltamos a poder ouvir o coletivo no MusicBox. De versões de "Covarde" de José Pinhal a reinterpretações de Bonga ou Amália.
Obras do Brasil, México e EUA em exposição na Comporta
A Casa da Cultura da Comporta recebe 18 artistas contemporâneos, portugueses e internacionais, através de uma sinergia entre as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e kurimazutto, entre julho e agosto.
Visita ao showroom de um designer de interiores "fascinado" pelos filmes do James Bond
Miguel Raposo abriu as portas do seu showroom lisboeta à MUST, onde conversámos sobre o seu percurso profissional, as suas peças preferidas - também tem uma coleção de mobiliário e complementos - e as suas fontes de inspiração. Pequeno spoiler: filmes do 007.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
“Da Vinci of Debt” chama à atenção para a dívida de 45 milhões de dólares dos estudantes universitários norte-americanos.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.