Festa do Cinema Italiano está de volta (e com antestreias em mais de 20 cidades)
O festival, dedicado às pérolas da sétima arte, arranca em Lisboa a 29 de março e decorre até 6 de abril.
Um dos festivais de cinema mais apreciados do país, pelo menos no que toca à sétima arte, está de regresso para a sua 16ª edição com uma programação diversa e recheada. Referimo-nos, claro, à Festa de Cinema Italiano, cujas obras estarão em exibição em mais de vinte cidades ao longo de abril e julho. Ótimas notícias para os amantes de salas escuras e pipocas estaladiças.
O conceito desta nova edição leva-nos ao início do verão, a um imaginário de férias nas praias de Itália com a família e os amigos. Jogos de cartas à sombra do chapéu de sol e crianças a fazer castelos na areia. Ao mesmo tempo, presta uma homenagem ao autor e realizador Elio Petri (1929-1982), uma das principais fíguras de sátira política e social do cinema italiano, com uma retrospetiva integral da sua obra em colaboração com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Destaque para a longa-metragem A Décima Vítima (1965), Inquérito a um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (1970), galardoado com um Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, e ainda A Classe Operária Vai Para o Paraíso (1971), vencedor de uma Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes do mesmo ano.
A programação revela ainda a antestreia nacional de vários nomes como La stranezza, de Roberto Andò, no qual Luigi Pirandello (interpretado por Toni Servillo) conhece dois atores a ensaiar para um novo espetáculo durante uma viagem a Sicília nos anos 20; e In viaggio, documentário realizado por Gianfranco Rosi sobre as viagens do Papa Francisco.
O filme mais recente de Emanuele Crialese (o realizador estará em Lisboa) também estará em exibição - L'immensità, protagonizado por Penélope Cruz, conta-nos a história de Adriana e a crise de identidade com luta na década de 70, em Roma - tal como Le otto montagne, de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, em competição no passado festival de Cannes, e Siccità, de Paolo Virzì, uma longa-metragem com Monica Bellucci.
A Festa do Cinema Italiano arranca em Lisboa de 29 de março a 6 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. A programação completa e outras cidades, bem como outras informações, serão anunciadas em breve.Vinhos para suavizar o inverno
Estamos quase no final do comprido mês de janeiro, durante o qual se preparam as culturas da época, entre hortaliças e legumes. Para aligeirar a dureza invernal, dois tintos durienses, um deles estreante, dois monocasta alentejanos e dois brancos, um dos quais verde com mão do Alentejo.
Filme sobre a vida de Lamborghini chega aos cinemas portugueses
Galardoado pela Academia com o Óscar de Melhor Roteiro Original com o filme “Colisão”, o realizador Bobby Moresco regressa com o filme Lamborghini: O Homem Por Detrás da Lenda.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
Está de regresso um dos eventos mais prestigiados do país no que toca ao imaginário artístico, com visões da Antiguidade Clássica ao Contemporâneo manifestadas através de uma panóplia de meios, como pintura, joalharia ou pratas.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.