Em novembro celebra-se a 5ª edição do Lisbon Art Weekend
A grande exposição, que junta 250 artistas e 50 espaços, acontece entre os dias 9 e 12 de novembro e oferece uma oportunidade única para os amantes da arte.
O Lisbon Art Weekend (LAW), fundado em 2019, é uma organização sem fins lucrativos de Merve Pakyürek e Marc Kean Paker. A turca e o franco-turco, respetivamente, viram em Portugal uma oportunidade para contribuirem no fortalecimento da oferta de arte contemporânea na cidade de Lisboa. O LAW organiza anualmente um fim de semana para que os amantes deste estilo artístico possam visitar a capital e ficar a conhecer a comunidade existente no País.
A edição deste ano, com entrada gratuita, contará com a colaboração de 50 espaços diferentes, entre eles galerias, museus e ateliers, projetos públicos e coleções privadas, como a Underdogs Gallery, o Centro Cultural de Belém, a Movart, a Galeria Filomena Soares, a Zaratan, a Appleton, a Galeria 111 e muitos mais. É de destacar a novidade deste ano, o lançamento do Prémio Arte, que tem como objetivo adquirir uma obra, a vencedora, que irá intergra a coleção do Idealista, com conslutoria da RedCollectors.
Olhando detalhadamente para o plano dos quatro dias, no dia 9 de novembro, das 14h às 18h, a Galeria Miguel Nabinho terá visitas guiadas às obras de Pedro Cabrita Reis. Às 16h, haverá um tour na Kunsthalle Lisboa para conhecer o trabalho de Teresa Solar. Às 17h, os artistas Pedro Tudela e Sara Mealha conduzirão uma visita na Appleton, um espaço independente sem fins lucrativos dedicado à arte contemporânea. Das 17h às 20h, a galeria Madragoa inaugurará a exposição de Annette Barcelo. Às 17h30, a Galeria Vera Cortês abrirá a exposição de António Bolota. Às 18h, na Galeria Diferença, haverá uma visita guiada para conhecer as obras de Rodrigo Oliveira. O projeto Mono, na Penha de França, apresentará o trabalho do artista João Pedro Fonseca e uma performance das 19h às 22h. Ao mesmo tempo, a No-No Gallery inaugurará a exposição de António Olaio.
No dia 10, a partir das 12h, você poderá conhecer o atelier e o trabalho do artista Diogo Evangelista na Biblioteca dos Coruchéus, pela Galeria Francisco Fino. Às 15h, haverá uma visita guiada à exposição de João Onofre na Cristina Guerra Contemporary Art. Às 17h, na Duplex, haverá uma visita guiada pelo curador de uma exposição coletiva com mais de 50 artistas. Às 17h30, a Casa Dell’Arte Club House / Listambul revelará a sua coleção privada. Na Monitor, às 19h30, ocorrerá uma performance por Daniel V. Melim.
No dia 11, haverá um brunch e visita guiada às obras de Rui Chafes e Olaf Metzel na Jahn und Jahn. Das 13h às 16h, será possível participar numa conversa com o artista Márcio Vilela e também na visita guiada à exposição, com brunch, na Galeria Foco, no Intendente. Às 15h, na Galeria Filomena Soares, a visita guiada percorrerá as criações de Ricardo Valentim e Christian Philipp Müller. A partir das 16h, inaugura a exposição de Samuel Rama na Galeria 111. A Document estreará o filme do artista visual Andrew Norman Wilson.
No último dia, 12, às 12h, o espaço de cowork sustentável Heden Rossio receberá a Art Talk "Criação, Curadoria e Cura" com Gisela Casimiro, escritora, artista e performer, e André Tecedeiro, escritor e artista. Às 14h, haverá uma visita guiada limitada às exposições "Atravessar uma ponte em chamas" da artista belga Berlinde de Bruyckere e "Objeto, Corpo e Espaço", que revisita os géneros artísticos a partir da década de 1960, no novo Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém, que inaugurará duas semanas antes do LAW e terá entrada gratuita entre as 10h e as 14h nesse domingo. Também às 14h, haverá uma performance/workshop para crianças entre seis e nove anos por Lua Carreira no edifício Ando Living (Rua Alexandre Herculano, 50, 10º).
Lisboa, com eventos culturais como o LAW, continua a afirmar-se como um vibrante centro de expressão artística e inovação. A cidade abraça a diversidade das formas de arte contemporânea, atraindo artistas locais e internacionais para enriquecer a agenda cultural.
L'OBJET e Oficina Marques criam edição limitada de velas
A L'OBJET, renomada marca de luxo especializada em design de objetos de interiores e fragrâncias, anunciou a colaboração com a Oficina Marques, um estúdio multidisciplinar de Arte e Design de Portugal. Juntos, eles deram vida a uma coleção única de 20 velas, intitulada "Botânica".
Espetáculo “Quadros Vivos de Caravaggio” regressa ao Porto
Está de volta a encenação que dá vida a 21 obras do pintor italiano Caravaggio. Durante 60 minutos, os espectadores terão a oportunidade as personagens a saltar dos quadros, diante dos seus olhos. Um espetáculo de luz e sombra ao som de Bach, com todo o dramatismo do Barroco.
Rami Mogabgab revela maravilhas da natureza em exposição "Otherworldly"
A exposição do fotógrafo conta com imagens aéreas em grande escala, levando os visitantes numa jornada de transformação e reconexão com a natureza. Pode ser vista até dia 9 de novembro, no Vivium Properties, em Lisboa.
A última exposição do ano da Galeria Underdogs
"Controversial Affair" convida a uma reflexão visual sobe a famosa disputa rubenistas versus poussinistas. Conta com a participação de mais de nove artistas e estará disponível até ao dia 30 de dezembro.
Jameson Urban Routes está de volta
O icónico festival de música regressa a Lisboa em novembro, apresentando um alinhamento de artistas de renome tais como Orelha Negra, Glass Animals ou Karol Conká.
Fotografias inéditas de António Variações estão pela primeira vez à venda
Cinco fotografias do célebre cantor António Variações, tiradas pela fotógrafa Teresa Couto Pinto, estão disponíveis para compra.
Ben Kingsley é Dalí em novo filme sobre o pintor
"Dalíland", o novo filme de Mary Harron, realizadora de "American Psycho", é passado na década de 70 e conta a história dos últimos anos do génio surrealista Salvador Dalí.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
Está de regresso um dos eventos mais prestigiados do país no que toca ao imaginário artístico, com visões da Antiguidade Clássica ao Contemporâneo manifestadas através de uma panóplia de meios, como pintura, joalharia ou pratas.