A Vida Portuguesa x Carminho. Homenagem à portugalidade e ao Fado
Uma parceria entre a fadista e a loja de revenda de produtos portugueses, que resulta numa série de peças icónicas, de postais a
A marca criada por Catarina Portas em 2004 celebra uma parceria inédita com peças inspiradas no novo disco de Carminho, Portuguesa. "Esta coleção para nós faz todo o sentido, porque A Vida Portuguesa não tem nada a ver com nostalgia ou saudade, tem a ver com identidade. E penso que é isso que Carminho faz no fado, pega numa tradição e continua a trabalhá-la e a inová-la e no fundo está a continuá-la. E esse é o nosso espírito também", diz Catarina Portas, em comunicado à imprensa, sobre esta colaboração.
Um desses objetos é um caderno - para Carminho, é um utensílio que a acompanha desde a sua adolescência. "Os cadernos do Emílio Braga sempre fizeram parte da minha vida. Tenho sempre um à minha frente. Sinto que são eles que me levam a concretizar muitos dos meus projetos e sonhos. O simples ato de escrever já me impele a continuar. Ao partilhar várias ideias com a Catarina chegámos à conclusão que gostaríamos de avançar para algo muito especial", afirma a artista portuguesa, no mesmo comunicado.
Quando desafiada a pensar em mais objetos que "falassem sobre o disco e o seu universo", Carminho pensou num lápis que tivesse versos do álbum e em pratos de barro artesanais, não fosse uma das peças incontornáveis das casas de fados, onde se servem as iguarias que acompanham as longas noites de fado. O barro faz, aliás, parte da tradição artesanal portuguesa.
A esta série de objetos com identidade própria - o Caderno Emilio Braga (€19,50), os lápis com as frases do álbum (€2,50) e os pratos de barro, também eles com frases do disco (€3,50) junta-se uma exclusiva peça de joalharia, uma medalha gravada em prata dourada com o nome do álbum e outra com a frase, "Fado é amor". Para além destas peças, existem também postais com fotos da cantora com um preço simbólico de €1,50.
A Vida Portuguesa conta com 4 moradas físicas em Lisboa, onde as peças estão à venda, tal como na loja oficial da marca e também no site oficial de Carminho.
Tó Trips: “A música torna-me mais equilibrado”
O músico lisboeta está de volta em nome próprio com Popular Jaguar, um “álbum terapêutico e autobiográfico”, como revela nesta entrevista à Must, no qual viaja pelas várias geografias da sua música. Em paralelo, lançou também o livro Ínfimas Coisas, com fotografias, textos e memórias das muitas viagens que tem feito.
Isto Lembra-me Uma História: Eles não cantam para o Rei Charles
A dois meses da coroação do monarca britânico, a lista de artistas que recusaram o convite continua a crescer a uma velocidade bem maior do que aquela a que cresce o alinhamento dos que participam na cerimónia.
Os homens que lêem são mais atraentes e melhores parceiros, conclui estudo
Consta que as mulheres consideram mais sexys os homens que lêem livros.
Palácio Duques de Cadaval inaugura exposição de cerâmicas contemporânea
"Obrigado à Terra" é o nome desta exposição inteiramente dedicada à cerâmica, arte milenar que alberga em si os quatro elementos essenciais à vida: água, ar, fogo e terra. Pierre Passebon é o curador e juntou 35 artistas.
Nova loja Minotti. De Milão para Lisboa, os designers Inoda + Sveje
A marca icónica de design italiano, que acaba de inaugurar uma loja no Chiado, em Lisboa, escolhe com pinças as suas cidades de coração, e os artistas que desenham as suas peças pensadas para casas de sonho. Fomos a Brianza entrevistar a dupla de designers que faz brilhar as novas peças.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
“Da Vinci of Debt” chama à atenção para a dívida de 45 milhões de dólares dos estudantes universitários norte-americanos.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.