O urso e o sapo, ou como a Oris dá outra cor ao pulso
Um bom relógio, sobretudo quando é novo, faz-nos sempre sorrir. Mas estes dois Oris e ProPilot Kermit Edition prometem prolongar esse momento por muito mais tempo.
A Oris "nasceu para ser independente" como gostam de dizer para os lados de Hölstein, e a verdade é que 119 anos depois assim continuam. Uma situação que lhes permite apresentar modelos com uma liberdade ímpar na relojoaria suíça, sem os constrangimentos próprios dos grandes grupos quando já existem tão poucas marcas verdadeiramente autónomas. E é assim que chegamos a dois relógios bem fora da caixa…
Comecemos pela Hölstein Edition, que acabou de ser apresentada. A Oris nasceu em junho e todos os anos celebra a data com uma edição especial, limitada sempre a 250 exemplares. Em 2023 a escolha recaiu pela primeira vez no modelo Aquis e por isso tornou-se um bocadinho mais especial, uma vez que o relógio de mergulho é, também, o bestseller. O Oris chama evidentemente a atenção pelo roxo profundo, quase hipnótico do mostrador, mas depois há um par de pormenores interessantes, como o facto de não apresentar data, o que lhe dá um look mais purista. Ambos, cor roxo profundo e no date, são resultado de vários pedidos feitos pela comunidade de fãs da marca, e o cliente, como se vê, tinha razão…
Do outro lado do relógio, no fundo da caixa, somos surpreendidos pela imagem do símbolo da Oris, o Bear, a mergulhar com o seu equipamento. É divertido e faz sorrir e é esse, basicamente, o único motivo para estar ali.
O ProPilot X Kermit Edition é um exemplo ainda melhor de como a Oris usa a sua independência para criar modelos tão singulares. Porque se o Hölstein Edition é dirigido, por definição, a uma pequena comunidade, este Kermitt Edition, ou Edição Cocas, é para toda a gente que queira acrescentar um pouco de cor à sua vida. Aqui, além do mostrador cheio de "verde Cocas", o relógio mostra a cara do sapo dos Marretas a sorrir à janela da data. No primeiro dia do mês. Contam-nos que é um lembrete para sorrir de volta e nos sentirmos melhor. Está bem visto, e por isso desejaríamos até que a janela fosse um pouco maior – uma Grand Date −, para aumentar esse efeito.
É engraçado pensar ainda que escolheram a ProPilot, uma coleção ultraprofissional, para lançar este modelo que, mecanicamente, também não é brincadeira nenhuma. À semelhança do Aquis Hölstein Edition apresenta o calibre 400, um movimento desenvolvido in house que oferece uma reserva de marcha medida em dias (cinco) e não em horas. Mais uma fiabilidade tal que estenderam a garantia nos modelos com este calibre para 10 anos! Esse será também o intervalo necessário entre revisões. São valores únicos em todo o mundo da relojoaria e por isso é importante que o leia agora, uma vez que depois de comprar vai ser difícil tirar os olhos daqueles mostradores cheios de verde fúcsia ou roxo profundo.
60 anos de TAG Heuer Carrera
Um dos mais míticos cronógrafos do mundo da relojoaria celebra sessenta anos, com uma vitalidade impressionante. Vamos conhecer os novos TAG Heuer Carrera Chronograph ‘Glassbox'.
Fomos a Mykonos com George Clooney para conhecer os novos Omega Seamaster
Se perguntar a um colecionador quais são os modelos mais icónicos da Omega, a resposta será imediatamente Speedmaster e Seamaster. Ora a MUST foi até à Grécia para ficar a conhecer a mais bela coleção de relógios de mergulho de sempre...
Pontualidade britânica. Os relógios da família real
Uma análise visual aos pulsos da família real britânica.
Watches and Wonders 202. Os relógios mais desejados da grande montra da relojoaria mundial
Durante uma semana, em Genebra, só se falou de relógios. Com Rolex, Cartier, Patek e todas as outras grandes marcas reunidas para mostrar as suas novidades, o que mais nos impressionou?
11 relógios únicos no mundo chegam a Lisboa
The Anatomy of Beauty traz alguns dos mais belos relógios do mundo a Lisboa, e estará patente até ao dia 11 de janeiro no novo VIP Lounge da Vacheron Constantin. À espera da nossa visita.
Os melhores relógios de mergulho até 1000 euros
Tempo é dinheiro, como se costuma dizer, mas com estes relógios automáticos pode ter a certeza de que o dinheiro é bem gasto.
O IWC Portugieser Calendário Eterno foi o grande vencedor da edição de 2024 do Grand Prix d'Horlogerie de Genéve, os óscares da relojoaria. A Van Cleef & Arpels destacou-se igualmente ao levar para casa três galardões, numa cerimónia repleta de surpresas.
Em 1999, a marca lançou a sua última coleção, a Twenty~4. Para atender às necessidades quotidianas do presidente atual, a marca apresenta "Cubitus".
No último fim-de-semana, duas vendas da emblemática leiloeira quebraram quatro recordes de preços para os modelos apresentados e atingiram o valor mais elevado num leilão dos últimos 10 anos.
Mais do que indispensáveis para saber o tempo, no universo da Sétima Arte os relógios de pulso são fiéis aliados em missões secretas, em qualquer viagem no tempo ou simplesmente para combater o mal.