11 relógios únicos no mundo chegam a Lisboa
The Anatomy of Beauty traz alguns dos mais belos relógios do mundo a Lisboa, e estará patente até ao dia 11 de janeiro no novo VIP Lounge da Vacheron Constantin. À espera da nossa visita.
Localizado num piso inferior da boutique da Vacheron Constantin na Avenida da Liberdade, o VIP Lounge é um espaço novo na loja, mais intimista e privado. Destina-se sobretudo a receber clientes especiais, e a organizar eventos, pelo que nada podia vir mais a propósito do que a exposição The Anatomy of Beauty, que tão bem revela a mestria técnica e arte decorativa desta grande casa relojoeira.
Montada pela Vacheron Constantin para a inauguração de uma nova loja em Nova Iorque, a exposição tem percorrido o mundo com 11 relógios emblemáticos da manufatura e da relojoaria ao longo dos últimos duzentos anos – inicialmente eram 12, mas um foi danificado na China. Um período de desenvolvimento nunca visto na relojoaria, numa corrida pela precisão e por avanços ao nível da metalurgia que permitissem criar mecanismos cada vez mais pequenos, fiáveis e complexos.
Surgiram assim as primeiras complicações astronómicas em modelos que cabiam, já, no bolso de um colete, enquanto a relojoaria acompanhava todos os códigos estéticos das diferentes eras, funcionando como um retrato muito fiel do ideal de beleza de cada período. Algo bem evidente num relógio de pulso modelo aqui exposto, e que reproduz o teto da Ópera Garnier, em Paris, pintada por Marc Chagall. Uma obra comissionada em 1964 pelo então ministro da Cultura francês, André Malraux, e recriada neste relógio 50 anos mais tarde por Anita Porchet – a primeira vez que uma obra tão complexa foi fielmente reproduzida num espaço tão exíguo como um mostrador de relógio. Vamos poder ainda vê-lo em Braços no Ar, um relógio de bolso em ouro branco e amarelo datado de 1931, onde as horas retrógradas (voltam ao início) são reveladas pelos braços de um mágico indiano, gravado e esmaltado em prata níquel. Dois exemplos apenas, sendo que sendo que todas as peças apresentam uma legenda e um QR code que permite aceder a mais informações.
Ao longo destes dois séculos assistimos, sobretudo, à democratização da relojoaria, e aquilo que estava praticamente reservado às cortes foi atraindo cada vez mais clientes, entre a nobreza e a alta burguesia primeiro, e mais tarde no resto da população. Fundada em 1755 − ano do grande Terramoto de Lisboa – a Vacheron Constantin não só acompanhou como estimulou todos estes desenvolvimentos, e é por isso que The Anatomy of Beauty é uma exposição de visita obrigatória para quem ama a arte da relojoaria.
Estes foram os 11 relógios que mais nos impressionaram no Watches and Wonders 2022
Pela primeira vez, em três anos, o mundo da relojoaria voltou a reunir-se num mesmo local para dar a conhecer as principais novidades de grandes marcas como a Rolex, Patek Philippe, Cartier, Hèrmes, Vacheron Constantin e muitas mais. A Must percorreu os stands para trazer até si os melhores entre os melhores.
“Este relógio será uma peça única. Tão única quanto a obra prima que o inspirou”
Entre Genebra e Paris, a Vacheron Constantin e o Louvre estão a prestes a criar um relógio totalmente personalizado com uma peça de arte do mais famoso de todos os museus. Uma obra prima para o pulso. Só não vale escolher a Mona Lisa.
Estes foram eleitos os melhores relógios do ano
Um conjunto de especialistas mundiais elegeu os melhores relógios do ano durante o Grand Prix d’Horlogerie de Genève. Se o júri decidiu, está decidido. Vamos conferir os vencedores.
Jaeger-LeCoultre lança trilogia limitada inspirada em pinturas asiáticas
Os novos relógios da casa suíça - Graça, Koi e Pássaro Martim-Pescador - são limitados a 10 exemplares de cada versão e baseiam-se em imagens da natureza.
20 presentes de São Valentim para elas
De acessórios a peças de roupa, passando pela cosmética, eis as sugestões de presentes da MUST para o dia mais romântico do ano.
A Swatch e a coleção que leva a Arte para o pulso
Já estão à venda os mais aguardados Swatch desde os famosos MoonSwatch do ano passado. E desta vez vamos poder andar com uma obra no pulso, sem pagar mais por isso.
Watches and Wonders 202. Os relógios mais desejados da grande montra da relojoaria mundial
Durante uma semana, em Genebra, só se falou de relógios. Com Rolex, Cartier, Patek e todas as outras grandes marcas reunidas para mostrar as suas novidades, o que mais nos impressionou?
60 anos de TAG Heuer Carrera
Um dos mais míticos cronógrafos do mundo da relojoaria celebra sessenta anos, com uma vitalidade impressionante. Vamos conhecer os novos TAG Heuer Carrera Chronograph ‘Glassbox'.
O urso e o sapo, ou como a Oris dá outra cor ao pulso
Um bom relógio, sobretudo quando é novo, faz-nos sempre sorrir. Mas estes dois Oris e ProPilot Kermit Edition prometem prolongar esse momento por muito mais tempo.
Uma análise visual aos pulsos da família real britânica.
Toda a gente conhece a Rolex, Omega ou Cartier, mas para lá dos grandes nomes da relojoaria mundial há um mundo de pequenas marcas independentes a receber cada vez mais atenção por parte de colecionadores e entusiastas. Muitas, até, com preços mais acessíveis.
Os relógios usados possivelmente mais desejados do mercado vêm agora com selo de certificação e garantia.
No último fim-de-semana, duas vendas da emblemática leiloeira quebraram quatro recordes de preços para os modelos apresentados e atingiram o valor mais elevado num leilão dos últimos 10 anos.