O que esperar do novo Apple Watch
O novo smart watch da Apple traz funções de ficar de "boca aberta", mas o mais impressionante, é a capacidade de leitura do nível de oxigénio no sangue.

A capacidade de medir a saturação de oxigénio no sangue é a característica mais fascinante da série 6 do Apple Watch, e em altura de pandemia de Covid-19, esta torna-se uma ferramenta importante, visto que alguns pacientes com o vírus, em estado crítico, revelaram ter níveis baixos de oxigénio. Esta funcionalidade "ajuda a compreender se o corpo está a absorver bem o oxigénio e a distribui-lo da melhor forma", como explica o site da marca.
A leitura funciona através da aplicação que vem instalada no dispositivo – mantemos o pulso firme e direito e pressionamos o botão para iniciar. Durante 15 segundos, o sensor na parte de trás do relógio vai medindo os níveis de oxigénio no sangue. Uma pessoa saudável costuma ter níveis de oxigénio no sangue acima de 90 – sendo que as pessoas com problemas respiratórios ou de sono podem ter níveis mais baixos, entre 60 a 90, explicou a médica Cathy A. Goldenstein ao The New York Times.
Os especialistas e médicos Cathy A. Goldenstein e Ethan Weiss revelaram também que este avanço no Apple Watch era positivo e que podia ser utilizado para investigação. No entanto, avisaram que podia criar alarmismo, ou podia levar pessoas a fazer o próprio rastreio, sem ter ferramentas necessárias para tal.
O médico Ethan Weiss acrescentou ainda que esta caraterística torna-se útil para indivíduos com problemas cardiovasculares, ou outras doenças, porque assim se pode controlar os níveis através do relógio e reportar ao médico, que posteriormente iria tomar decisões mediante a situação.
O novo relógio inclui outras funções como a nova aplicação 'Sono', que ajuda a estabelecer rotinas mais saudáveis e updates na aplicação 'Fitness', para registar dados de treino. Agora, o ecrã do relógio está sempre ligado, mostrando-se "significativamente mais luminoso ao ar livre", em comparação com os Apple Watch anteriores. Consegue tratar de chamadas e mensagens, directamente do pulso, assim como pagamentos com a "Apple Pay". Tem também a aplp "Mapas" e recebe-se um toque no pulso quando é necessário mudar de direção. Destaque ainda para os materiais em que relógio é feito, agora reciclados.
O novo modelo da Apple está disponível desde dia 18 de setembro a partir dos €439.
Que horas extraordinárias!
Quem quer um relógio com um meteorito de Marte no mostrador? Um Patek em aço? Um Cartier inclinado? Venha descobrir os relógios mais surpreendentemente elegantes do ano.
Quantas vezes por semana devemos fazer exercício?
É uma questão controversa, sobretudo na comunidade desportiva, mas esta é a informação mais importante a ter em conta.
Portugueses dormem pior devido à pandemia, conclui estudo
Melatonina, a hormona do sono está em falta e a chegada da pandemia só contribuiu para acentuar a sua ausência. Segundo a OMS, as perturbações do sono afetam cerca de 40% da população – a insónia é o transtorno mais frequente.
Chopard inspira-se em corrida de automóveis e cria exemplares raros
A marca de alta relojoaria Chopard esteve pela 32ª vez na linha de partida da corrida 1000 Miglia, e lançou novos relógios em homenagem à mesma.
Portugal, a Fórmula 1, Sir Jackie Stewart, a Rolex e os recordes: uma história de emoções e velocidade
Lewis Hamilton ganhou outra vez e o público nas bancadas não respeitou o distanciamento social, mas parece que os pilotos adoraram o nosso Grande Prémio. O primeiro em mais de 20 anos.
A Omega e o Snoopy na Lua
Um Speedmaster muito especial, feito para celebrar o momento em que o relógio salvou a vida a três astronautas na Missão Apollo 13.
Chegou um novo relógio para fazer pagamentos contactless
A Swatch em parceria com a Caixa Geral de Depósitos lançou um relógio para pagamentos digitais. O SwatchPay surgiu na China e chega a Portugal, numa clara resposta aos smartwatches do género, com a vantagem de que não exige bateria.
No primeiro dia da Watches and Wonders, o grande salão de alta relojoaria de Genebra, a Vacheron Constantin surpreendeu os visitantes com o relógio de pulso mais complicado de sempre. Uma maravilha da técnica e miniaturização que deixou meio mundo de queixo caído.
No mundo da escrita, há canetas que vão além da simples funcionalidade – são símbolos de qualidade, conforto e sofisticação. Embora não sejam edições limitadas, destacam-se pelo design, materiais premium e desempenho excecional.
As complicações astronómicas estão entre as mais complexas, exigentes e maravilhosas funções de um relógio. Ligam-nos diretamente aos esforços dos nossos antepassados para dominar o tempo, mas agora num mecanismo que cabe no pulso.
O novo MoonSwatch 1965 presta homenagem ao Speedmaster que em 1965 – faz exatamente 60 anos no próximo dia 1 de março – foi selecionado pela NASA, depois de testes muitíssimo exigentes, como o melhor relógio para participar nas missões da agência espacial.