Estilo / Relógios e Jóias

A Omega e o Snoopy na Lua

Um Speedmaster muito especial, feito para celebrar o momento em que o relógio salvou a vida a três astronautas na Missão Apollo 13.

A carregar o vídeo ...
30 de novembro de 2020 | Bruno Lobo

No que toca a feitos de que se possa orgulhar, a Omega não está nada mal. Especialmente em tudo o que tenha que ver com a conquista do espaço: foi única marca a sobreviver aos testes rigorosos da NASA, é a única marca a bordo de todas as missões espaciais da agência e, claro, tem suprema honra de ter sido o primeiro - e único - relógio na Lua.  Mas o seu grande momento no espçao, onde realmente provou todo o seu valor, deu-se noutra missão, A Apollo 13, que acabaria por ficar conhecida como "a bem-sucedida missão falhada" - e que até deu um filme, com Tom Hanks.

A Apollo 13 foi lançada a 11 de Abril de 1970 e seria a terceira missão a ir à Lua, seguindo o sucesso da Apollo 11 de Neil Armstrong & Cia, e da Apollo 12. Só que dias depois da partida, no caminho, a explosão de um tanque de hidrogénio despoletou uma série de avarias. A ida ao satélite natural da Terra deixou de ser uma opção e tratava-se agora, tão só, de conseguir fazer regressar os três astronautas em segurança.

Speedmaster
Speedmaster "Silver Snoopy Award" 50th Anniversary Foto: Omega

Houston, we have a problem

Com o incidente, o módulo de Jim Lovell, John Swigert e Fred Haise saiu da rota e isso significava que já não conseguiriam fazer a reentrada normalmente e, para isso, teriam de reajustar a posição ligando os motores durante 14 segundos. Exatos. Não havia margem para erros, "trezepontoqualquercoisa" segundos e ardiam na atmosfera terrestre e mais de 14 "chocavam" contra a atmosfera e seguiam pelo espaço sem qualquer hipótese de resgate. O problema, é que sem energia não dispunham de nenhum dos cronómetros, nem computadores da nave. Nada. E foi aí que os Omega provaram a sua importância a bordo.

James "Jim" Lovell, o capitão da missão explicou-o bem "quando os relógios da nave pararam foi então que recorremos aos Speedmaster. Tínhamos de ligar os motores por 14 segundos, e desligar, e contámos esse tempo no relógio do Jack Swigert."

Thomas Stafford, antigo líder da Apollo 10 e, na altura, chefe dos astronautas da NASA secunda o relato: "não havia energia para ligar os cronómetros, nem os computadores, só tínhamos o relógio. Foi o OMEGA que os trouxe de volta, e por isso decidimos que devia receber o Silver Snoopy Award."

O prémio - um pin, em prata, desenhado por Charles Schulz, o criador do famoso Beagle, foi entregue pelo próprio Thomas Stafford a 5 de outubro de 1970, há 50 anos.

Speedmaster
Speedmaster "Silver Snoopy Award" 50th Anniversary Foto: Omega

Porquê o Snoopy?

Durante a década de 1960, no auge do programa espacial norte-americano, Charles Schulz começou a retratar o cão de Charlie Brown como um astronauta com muita vontade de se tornar o primeiro Beagle a ir à Lua. Os quadradinhos não passaram despercebidos na NASA, que em breve adotou o personagem como sua mascote não oficial. Afinal, era um cão que podia proteger os astronautas, mas um personagem divertido, que contribuía ao mesmo tempo para manter os ânimos em alta. E assim, quando os astronautas decidiram, por eles, criar um prémio em honra de quem os ajudava, o Snoopy foi a escolha óbvia. Desde que foram criados, os prémios foram atribuídos a menos de um por cento das pessoas e organizações envolvidas, e são por isso algo muito especial para quem os recebe.

50 anos depois, o aniversário

O Speedmaster "Silver Snoopy Award" 50th Anniversary surge então para comemorar o aniversário dessa data, e, como não podia deixar de ser, o nosso Beagle favorito ocupa um merecido lugar de destaque, no submostrador às 9 horas, vestido de fato espacial tal e qual como no desenho do prémio. Em cinza, branco e azul, a escolha de cores acaba ainda por ser surpreendente, e muito apelativa, mas é sobretudo na parte de trás que as coisas ficam realmente interessantes. Porque no fundo está um módulo de comando e o Snoopy, girando em torno da Lua, gravada diretamente no cristal de safira. Esta animação está ligada ao contador de segundos do cronógrafo, pelo que acontece sempre que o coloca a funcionar. Mais ao longe, no horizonte, a nossa casa, a Terra, gira também e neste caso constantemente, já que o disco está ligado ao contador de pequenos segundos. Ou seja, completa uma volta a cada minuto.

A carregar o vídeo ...

As animações são muito interessantes, especialmente o Snoopy, mas a Omega fez muito bem em guardá-las para a parte de trás, em lugar de colocar no mostrador principal. Desta forma mais discreta podem sempre ser admiradas pelo feliz dono do relógio e com quem este quiser partilhar.

Apesar dos "acrescentos", trata-se de um Speedmaster Profissional tão robusto como qualquer outro e perfeitamente capaz de ir à Lua e voltar. Aliás, a animar todos estes processos está o calibre 3861, a evolução do mítico 861 que "pisou" a superfície lunar, mas acrescentando-lhe capacidades antimagnéticas e cumprindo com os exigentes requisitos de precisão METAS, da Suíça.

Speedmaster
Speedmaster "Silver Snoopy Award" 50th Anniversary Foto: Omega

Ao logo dos 50 anos só existiram outras duas versões Silver Snoopy, por isso o modelo tem obviamente um apelo muito grande junto de qualquer apaixonado por esta história e junto dos colecionadores, mas tem também a vantagem de ser uma edição especial sem ser uma edição limitada, o que abre o leque de probabilidades de adquirir um. Mesmo com um preço mais alto do que o de um Speedmaster comum:  9730 euros. Mas vale a pena, só para ver o Snoopy a girar...

Speedmaster
Speedmaster "Silver Snoopy Award" 50th Anniversary Foto: Omega
Saiba mais relógios, Omega, Missão Apollo 13, lua, Snoopy, Speedmaster "Silver Snoopy Award" 50th Anniversary, edição especial
Relacionadas

Como investir no tempo (e nos melhores relógios de 2020)

Marcas como a Cartier, a Jaeger-LeCoultre e a Hermès decidiram mostrar as suas novidades na plataforma digital da Watches & Wonders. Fenómenos novos acontecem como o lançamento do novo relógio Omega Bond, antes da estreia do filme No Time to Die, adiado para novembro. Aqui está a nossa escolha.

O que esperar do novo Apple Watch

O novo smart watch da Apple traz funções de ficar de "boca aberta", mas o mais impressionante, é a capacidade de leitura do nível de oxigénio no sangue.

Chegou um novo relógio para fazer pagamentos contactless

A Swatch em parceria com a Caixa Geral de Depósitos lançou um relógio para pagamentos digitais. O SwatchPay surgiu na China e chega a Portugal, numa clara resposta aos smartwatches do género, com a vantagem de que não exige bateria.

Mais Lidas