Quer viver em Marte? Já é possível no metaverso
A NASA e a Epic Games uniram-se num desafio entusiasmante: criar um mundo de realidade virtual igual a Marte, com o objetivo de formar uma equipa de astronautas.
A NASA, agência espacial norte-americana, e a Epic Games, empresa criadora do jogo Fortnite, uniram-se num desafio que promete viciar os fãs de astronomia - um simulador de Marte no metaverso, que visa ajudar em exercícios de formação de astronautas. Para tal, a agência necessita de programadores que construam cenários de realidade virtual e outros ativos, centrados em "atividades extraveiculares" na superfície do planeta. O necessário para criar uma experiência profundamente imersiva, realista e envolvente.
Tal irá acontecer no ambiente Mars XR, criado pelo programa Unreal Engine 5 da Epic Games, onde poderá encontrar um ambiente com 400 km2 do terreno de Marte, ciclos diários completos (tons alaranjados de dia e azuis à noite), condições meteorológicas, gravidade marciana e alguns artigos como fatos e jipes.
O desafio contém cinco categorias diferentes de participação: "exploração", "manutenção", "investigação científica", "montar um acampamento" e "surpreenda-nos". O prémio total será de 70 mil dólares, divididos por vinte vencedores. As categorias serão também galardoadas, sendo que o vencedor de cada ganha 6 mil dólares. De acordo com a página Herox, mais de 24 equipas e 237 inovadores estão a contribuir para a construção desta memorável simulação da vida em no planeta vermelho.
Esta é a a rotina de exercícios e dieta alimentar de um astronauta no espaço
Mark Vande Hei, que recentemente estabeleceu o recorde norte-americano de voos espaciais mais longos de sempre, revelou qual era a sua rotina desportiva e a dieta alimentar que seguia enquanto estava em órbita.
Gostaria de viajar 750 milhões de anos no tempo? É possível com este mapa interativo
Através do Ancient Earth, é possível redescobrir alguns dos acontecimentos mais marcantes do planeta Terra, como a deslocação contante dos continentes e a extinção dos dinossauros.
A oscilação da lua pode levar a inundações costeiras em 2030, prevê um estudo da NASA
Preve-se que um ciclo lunar provoque o aumento do nível do mar, mais uma das muitas perturbações causadas pela crise climática. Será dentro de 10 anos, dizem os cientistas da NASA.
Missão Artemis I. As empresas que estão a ajudar a NASA a ir à Lua
Recolha de amostras do solo da Lua, análise dos campos magnéticos do Sol e desenvolvimentos de rovers lunares são apenas alguns dos projetos das empresas e organizações que estão a colaborar com a NASA.
Quer ver como era um determinado local há 40 anos? Use a nova funcionalidade da Google Earth
Agora é possível observar o nosso planeta por um outro prisma: o do tempo. Uma funcionalidade que recorreu a 24 milhões de fotografias de 1984 a 2020, permitindo-nos perceber a transformação das civilizações e da biodiversidade, bem como o efeito das alterações climáticas, na Terra.
Tudo sobre o Planeta Vermelho num novo livro da Taschen
Galileu viu-o, pela primeira vez, em 1610. Os primeiros astrónomos decidiram chamar-lhe Marte, o deus romano da guerra. As suas paisagens desconcertantes e áridas são estranhas e familiares. Esta nova edição tem centenas de fotografias da NASA para ficarmos a conhecer melhor este nosso pequeno vizinho.
A Omega e o Snoopy na Lua
Um Speedmaster muito especial, feito para celebrar o momento em que o relógio salvou a vida a três astronautas na Missão Apollo 13.
O meu foguetão é maior do que o teu
A rivalidade galáctica entre dois dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos e Elon Musk está a dar gás a uma nova corrida ao espaço.
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
Sabe quanto ganha um primeiro-ministro ou um presidente da república europeus? Eis os valores.
O mercado do luxo é fascinante. Põe a maioria das pessoas a sonhar com algo que, na realidade, desconhece ou a que não pode aceder. Mas este setor está a aprender a conhecer-se. Depois de ter sido intocável durante tanto tempo, não ficou indiferente ao novo milénio e reinventa-se.