Viver

Quer viver em Marte? Já é possível no metaverso

A NASA e a Epic Games uniram-se num desafio entusiasmante: criar um mundo de realidade virtual igual a Marte, com o objetivo de formar uma equipa de astronautas.

Foto: Pexels
12 de maio de 2022 | Ana Filipa Damião

A NASA, agência espacial norte-americana, e a Epic Games, empresa criadora do jogo Fortnite, uniram-se num desafio que promete viciar os fãs de astronomia - um simulador de Marte no metaverso, que visa ajudar em exercícios de formação de astronautas. Para tal, a agência necessita de programadores que construam cenários de realidade virtual e outros ativos, centrados em "atividades extraveiculares" na superfície do planeta. O necessário para criar uma experiência profundamente imersiva, realista e envolvente.

Tal irá acontecer no ambiente Mars XR, criado pelo programa Unreal Engine 5 da Epic Games, onde poderá encontrar um ambiente com 400 km2 do terreno de Marte, ciclos diários completos (tons alaranjados de dia e azuis à noite), condições meteorológicas, gravidade marciana e alguns artigos como fatos e jipes.  

O desafio contém cinco categorias diferentes de participação: "exploração", "manutenção", "investigação científica", "montar um acampamento" e "surpreenda-nos".  O prémio total será de 70 mil dólares, divididos por vinte vencedores. As categorias serão também galardoadas, sendo que o vencedor de cada ganha 6 mil dólares. De acordo com a página Herox, mais de 24 equipas e 237 inovadores estão a contribuir para a construção desta memorável simulação da vida em no planeta vermelho.

Saiba mais NASA, realidade virtual, Marte, espaço
Relacionadas

Tudo sobre o Planeta Vermelho num novo livro da Taschen

Galileu viu-o, pela primeira vez, em 1610. Os primeiros astrónomos decidiram chamar-lhe Marte, o deus romano da guerra. As suas paisagens desconcertantes e áridas são estranhas e familiares. Esta nova edição tem centenas de fotografias da NASA para ficarmos a conhecer melhor este nosso pequeno vizinho.

A Omega e o Snoopy na Lua

Um Speedmaster muito especial, feito para celebrar o momento em que o relógio salvou a vida a três astronautas na Missão Apollo 13.

Mais Lidas
Viver Viva o luxo!

O mercado do luxo é fascinante. Põe a maioria das pessoas a sonhar com algo que, na realidade, desconhece ou a que não pode aceder. Mas este setor está a aprender a conhecer-se. Depois de ter sido intocável durante tanto tempo, não ficou indiferente ao novo milénio e reinventa-se.