Gostaria de viajar 750 milhões de anos no tempo? É possível com este mapa interativo
Através do Ancient Earth, é possível redescobrir alguns dos acontecimentos mais marcantes do planeta Terra, como a deslocação contante dos continentes e a extinção dos dinossauros.
Consegue imaginar como era o planeta Terra há milhares de anos, ainda antes de existirem dinossauros? E onde se encontravam os diferentes continentes antes de se separarem? As respostas estão no mapa interativo pensado pelo engenheiro Ian Webster, baseado no trabalho de Christopher R. Scotese, geólogo e paleógrafo que compilou uma série de mapas paleológicos com o objetivo de ilustrar o desenvolvimento tectónico das placas continentais, bem como a distribuição do mar e da terra ao longo dos últimos mil milhões de anos.
Batizado de Ancient Earth, permite visualizar qualquer lugar no planeta e recuar até 750 milhões de anos no tempo. Consegue-se, assim, ver que há 500 milhões de anos Portugal estava totalmente submerso, ao contrário de Espanha, e que há 280 milhões, Lisboa estava roedada de terra, sem Oceano Atlântico à vista.
A isto, junta-se a possibilidade de viajar por importantes acontecimentos biológicos como, por exemplo, o aparecimento da primeira alga verde, a criação e extinção dos dinossauros, entre outros eventos que moldaram a evolução do planeta. Para completar, o mapa oferece textos informativos para cada período ou momento e os nomes dos fósseis que existiam nas várias zonas do globo.
De Mário Ferreira a Jeff Bezos. Conheça os empresários que já foram ao espaço
O céu não é o limite para quem decide partir para a gravidade zero, e o primeiro turista português já faz parte da lista dos empresários que já foram ao espaço. De Origin Blue a Space X, conheça quem já experienciou esta aventura fora da Terra.
Quer viver em Marte? Já é possível no metaverso
A NASA e a Epic Games uniram-se num desafio entusiasmante: criar um mundo de realidade virtual igual a Marte, com o objetivo de formar uma equipa de astronautas.
Relógio mítico ligado à conquista do espaço reaparece, depois de seis décadas
O Breitling Navitimer Cosmonaut deu três vezes a volta à Terra, no pulso do astronauta Scott Carpenter. Fez uma amaragem forçada em pleno Atlântico e nunca mais foi visto em público. Até que agora, passados 60 anos desses acontecimentos, o mistério foi resolvido.
Esta é a a rotina de exercícios e dieta alimentar de um astronauta no espaço
Mark Vande Hei, que recentemente estabeleceu o recorde norte-americano de voos espaciais mais longos de sempre, revelou qual era a sua rotina desportiva e a dieta alimentar que seguia enquanto estava em órbita.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.
Máquinas fotográficas com cunho artístico, um telefone inusitado e uma caixa anti germes. Uma maneira de evitar o barulho e um robot “pet friendly”.