Louis Vuitton: Virgil Abloh. Mais do que um livro
A arte de Virgil Abloh no comando criativo da Louis Vuitton é agora celebrada no novo livro da Assouline.
A editora Assouline e a Louis Vuitton uniram-se para o lançamento do primeira obra sobre Virgil Abloh, o visionário designer afro-americano que faleceu no ano passado, a 28 de novembro, após uma dura batalha contra o cancro. Louis Vuitton: Virgil Abloh é o testemunho de um relacionamento que mudou o curso da história desta casa de Moda.
Virgil Abloh começou como diretor artístico masculino na Louis Vuitton em junho de 2018, data que marcou o início de uma nova era de luxo para a maison, abraçando inclusão, diversidade e empoderamento. O livro, escrito por Anders Christian Madsen, consultor de várias marcas de Moda e figura chegada ao criador, oferece uma incursão íntima na vida de um homem que quebrou fronteiras, não apenas na Moda, mas também nas áreas da arte, design, arquitetura e música.
Abloh mudaria a história quando entrou na Louis Vuitton, sem formação em design. Um outsider criativo que se tornou num ícone inovador. "Como um homem negro numa casa de luxo francesa, estou bem ciente de minhas responsabilidades. Em vez de pregar sobre isso, espero liderar pelo exemplo e abrir a porta para as gerações futuras. Acredito em deixar a minha marca com equilíbrio, estilo e graça" afirmou o diretor artístico, na altura.
O livro está dividido em oito capítulos, um para cada uma das oito coleções de moda masculina da marca, com fotografias das criações de Abloh. É um exclusivo da edição Ultimate, e revela um mundo singular repleto de referência e narrativas culturais, de O Mágico de Oz e James Baldwin ao estilo hip-hop dos anos 90, passando pela espantosa coleção de ténis do designer.
O livro inclui ainda 320 imagens icónicas e citações pessoais do seu círculo mais próximo de amigos, como Naomi Campbell, Luka Sabbat, Kendall Jenner, entre outros, assim como citações de Abloh, conhecidas como "Abloh-ismos".
Percorre a sua carreira, desde a sua primeira campanha para a Louis Vuitton, fotografada por Inez & Vinoodh, com uma menina de três anos vestida com uma camisola da coleção primavera/verão 2019, até ao seu último desfile póstumo apresentado em Miami, no último dia de novembro de 2021, cujo destaque foi a estátua gigante do designer e o balão de ar quente vermelho a flutuar no céu com a mensagem "Virgil esteve aqui".
Diretor artístico da Louis Vuitton desenhou Mercedes Classe G de corridas
Chama-se “Project Geländewagen” e parece um Mercedes-Benz Classe G de competição. Mas não é nada disso. É, isso sim, uma obra de arte feita por Virgil Abloh, Diretor Artístico Masculino da Louis Vuitton e Fundador da Off-White.
Testámos os melhores ténis para o inverno
Com o regresso das férias é também tempo de voltar aos treinos e planear da melhor forma a nova época de corrida, quer seja numa vertente mais lúdica ou de competição. Fomos, assim, testar alguns dos modelos mais conhecidos do mercado, porque é pelo calçado que se começa.
Designer da Louis Vuitton criticado por comentário polémico
Virgil Abloh, o designer responsável pelas coleções masculinas da marca, usou as redes sociais para revelar detalhes sobre a sua própria experiência com o racismo. Mas antes, causou polémica.
Como se produz Moda sustentável em Portugal? A ISTO leva-nos a saber
Desde o ano de 2017 que a ISTO exibe a bandeira da sustentabilidade, que é hoje a sua imagem de marca. Assim, e na lógica da transparência que apregoa, convida clientes e curiosos a passar um dia nas fábricas têxteis do norte de Portugal, para conhecer todos os processos de fabrico. Chamou a esta iniciativa Factourism e nós fomos à primeira edição.
Pharrell Williams e Louis Vuitton. Quanto vale a inesperada e lucrativa parceria de Moda
A nomeação de Pharrell Williams como diretor criativo masculino da Louis Vuitton tomou a indústria de assalto. O legado de Virgil Abloh é recordado e a próxima Semana de Moda de Homem, ansiada. O que significa esta mudança? O grupo de luxo LVMH volta a arriscar num universo onde já é poderio.
Louis Vuitton abre loja de chocolates em Xangai
A marca de luxo dá mais um passo na diversificação do seu portfólio com a inauguração da sua primeira loja de chocolates na China. A novidade surge a tempo das celebrações do Qixi, o Dia dos Namorados chinês, que este ano acontece no início de agosto.
Numa segunda colaboração, a marca de desporto convida a marca conhecida pela inovação tecnológica na moda numa coleção de vestuário e calçado.
A lista foi divulgada pela plataforma Lyst. De Gucci, a Balenciaga e Fendi, descubra quais as marcas mais influentes do momento.
Presença assídua no outono, o tom de vinho, bordeaux ou burgundy, surpreende em look total e a pintar todas peças com descontração, sem nunca descurar a sofisticação que lhe é inerente. Transversal a personalidades e ocasiões, a tendência entrega-lhe o pódio.
O inverno está a chegar e é tempo de fazer a check list ao guarda-roupa. A escolha dos materiais é essencial.