Mark Hyman conta o que faz para se manter saudável aos 63 anos
Autor do livro "Jovem para Sempre" e especialista em medicina funcional, apresenta a sua abordagem holística enfatizando a conexão entre o corpo e a mente, servindo como um modelo para todos que aspiram a uma vida longa e saudável.
Mark Hyman tem 63 anos e é o fundador e consultor sénior do Cleveland Clinic Center for Functional Medicine, apresentador do podcast The Doctor's Farmacy e autor de vários livros, entre eles o Jovem para Sempre, lançado em Portugal em outubro de 2023. Conhecido por desafiar os estereótipos associados ao envelhecimento, revela uma forma física invejável e uma mente vigorosa. Numa entrevista exclusiva à GQ americana, partilha os segredos por trás da sua vitalidade e longevidade, desafiando a conceção comum de que o declínio é inevitável com a idade - "para mim, não se trata de viver até aos 120 anos. Trata-se de sentir-me ótimo agora", garante.
O autor começa por enfatizar a importância de cuidar do corpo como faríamos com um cavalo de corrida que vale um milhão de dólares, alimentando-o com nutrientes de qualidade e evitando os alimentos processados. Destaca que a manutenção da saúde não requer tecnologia sofisticada, mas sim o compromisso com hábitos básicos que otimizam o funcionamento do organismo. Hyman deixa depois uma ideia: "Acho que a coisa que a maioria das pessoas entende mal — e não é culpa delas, porque é o que vemos à nossa volta e pensamos que é normal — é que o declínio, a doença, a decrepitude e a fraqueza são consequências normais do envelhecimento. Na verdade, não são. São sinais de doença."
Hyman deixa uma nota final, afirmando que "o período de saúde é quantos anos da vida estamos saudáveis, e o período de vida é quantos anos estamos vivos. Por isso, a maioria de nós passa os últimos 20% das nossas vidas com má saúde. Acho que as pessoas não percebem que isso é opcional e que a década marginal da nossa vida não é algo que todos tenhamos de suportar."
Alzheimer: novo teste diagnostica 15 anos antes dos sintomas
O diagnóstico da doença de Alzheimer faz-se com recurso a punção lombar e exame PET. Cientistas suecos acabam de divulgar um teste de sangue – como o do colesterol – com uma precisão de 97% e que, pela sua simplicidade, que pode revolucionar o tratamento da doença.
Níveis elevados de benzeno encontrados em produtos de cosmética
Uma queixa do laboratório Valisure à FDA norte-americana levantou questões sobre possíveis danos cancerígenos que determinados produtos indicados para acne podem ter, se expostos a condições de altas temperaturas.
Mais diagnósticos de cancro em pessoas abaixo dos 50
De acordo com um estudo recente, apesar de a população estar a ficar mais velha, há cada vez mais pessoas jovens a receberem diagnósticos de cancro, em especial, cancro colorretal e cervical. A alimentação, o estilo de vida, mas também o uso de antibióticos são algumas das causas apontadas.
O segredo das caminhadas está, afinal, no ritmo
Andar faz bem à saúde. Quanto a isto, não há dúvidas. E é também por isso que as caminhadas são, frequentemente, alvo de estudos. Desta vez, o "British Journal of Sports Medicine" concluiu que na rapidez é que está o ganho.
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
Esqueça lá as flexões e as pranchas abdominais, ficar de pé é a forma de obter uma barriga firme sem toda a tensão no pescoço. A MUST explica como.
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.
O que é que fragâncias de luxo, velas e suplementos têm em comum? O aroma petrichor - aquele que a chuva provoca ao cair em solo seco.