Estes produtos são a definição de luxo
Uma fragrância singular, exclusivamente criada para si, o creme de rosto com o ingrediente mais raro do planeta, um spa único em Portugal… Fomos investigar alguns dos objetos mais cobiçados que podem ser adquiridos pelos portugueses.
O luxo vende. Esta é uma afirmação comprovada por décadas de investigação de tendências que remontam até ao século XVIII. E não é um exclusivo dos famosos ou sequer dos muito ricos. Aparentemente, nunca o foi. Na Paris de 1700 estima-se que cerca de 13% dos empregados possuíam relógios próprios, um número que indica que o luxo, tal como hoje, não era limitado à burguesia. Pelo contrário, a "lei" dos bens de luxo diz que estes são acessíveis desde que se tenha dinheiro para os adquirir - e caso não esteja imediatamente disponível, poupamo-lo para comprar aquela peça preciosa aos nossos olhos. E sendo os bens de luxo óbvios objetos de desejo, não é de admirar que, no final daquele século, mais de dois terços da população parisiense tenham poupado o suficiente para comprar um relógio.
Na mais do que cobiçada indústria da cosmética, uma das questões mais frequentes é se valerá a pena investir tanto dinheiro num produto efémero. Serão eficazes o suficiente? Uma galénica sumptuosa é merecedora de mais umas centenas de euros? Uma massagem a quatro mãos é melhor do que uma elaborada com apenas duas mãos? A resposta é a mesma: vale o que cada cliente estiver disposto a pagar por ele. E são cada vez mais aqueles que investem para ter ao seu alcance "o" tratamento-estrela, "o" creme milagroso e "o" perfume personalizado. O que para uns não passam de excentricidades, para outros são indispensáveis. O rapper Lil’Wayne assumiu gastar mais de 150 mil dólares em diamantes aplicados nos dentes, o ator Matt LeBlanc (e mais alguns milionários que o PT se recusa a nomear) paga cerca de 1.100 euros por hora ao seu personal trainer, Fabrice LePhysique, e o comediante Kevin Hart admite investir na sua rotina de cuidados de pele (o comediante é fã da linha completa La Mer, na qual cada creme pode custar mais de €900). O estudo recente Global Powers of Luxury 2019, divulgado pela Deloitte, indica que os grupos LVMH e Estée Lauder, dois dos maiores conglomerados de cosmética do mundo, estão entre as três primeiras posições do ranking das empresas de bens de luxo que mais geraram em receitas e ainda que o segmento de cosméticos e fragrâncias registou o melhor desempenho com 16,1% no aumento de vendas, um valor que fica maioritariamente a dever-se ao crescimento anual de dois dígitos reportado por sete das 11 empresas que representam este setor. O luxo não veio para ficar. Na realidade, nunca saiu de moda, mas reinventa-se sob as mais variadas formas: a manicure que vai a sua casa, o spa com acesso direto da garagem para garantir a máxima privacidade, o creme com os ingredientes mais raros... É certo que o segredo para a eterna juventude ainda não foi descoberto, mas, até lá, e pelo menos no setor do grooming, já há muito pouco que o dinheiro não compre.
A personalização
Lourenço de Lucena é o único perfumista português pertencente à Sociedade Francesa de Perfumistas e o homem a quem recorrer quando o pedido é um perfume personalizado. Adverte o próprio que os clientes são "escolhidos a dedo" por ser um processo demorado e muito personalizado. Explica-nos: "Tudo começa com uma conversa de apresentação mútua e que me permite perceber alguns traços da personalidade do cliente e os seus gostos de uma forma transversal. Que música ouve, que hábitos, que estilo… E um primeiro despiste ao gosto olfativo. Depois disso, segue-se um encontro para a consolidação do conhecimento e a afinação da perceção do perfil olfativo." Após essa fase estar segura, o perfumista inicia o processo de desenhar o perfil olfativo, onde irá escolher as matérias-primas que melhor se ajustam ao gosto, à intenção ou ao perfil do cliente. De seguida, um novo encontro para teste na pele de uma seleção de matérias-primas para aferição de compatibilidades e eventuais rejeições, após o qual são dados os passos para consolidar a fragrância: "Eu passo, então, para a formulação e composição do perfume, tendo por base o briefing estabelecido entre mim e o cliente." Um pouco como nas perfumarias, muitas vezes a maior dificuldade passa por o cliente saber aquilo de que gosta. Explica Lourenço de Lucena: "A experiência diz-me que nem sempre o que é dito é o que se pretende e daí a importância do conhecimento e da relação, onde me permite descodificar outros sinais que não apenas verbais. Estando satisfeito com o resultado, é o momento de apresentação ao cliente. Caso seja do agrado, passamos para a produção do concentrado, o qual depois será diluído em água e em álcool, considerando o gosto e o perfil do cliente. Geralmente optamos por uma concentração entre os 4 e os 24% para se enquadrar como Eau de Parfum e ter uma tenacidade média interessante. Depois do concentrado estar produzido, este é então diluído em água e em álcool na proporção definida, ficando a macerar entre sete a 14 dias para assegurar que as matérias estabilizem. Findo este prazo, a ‘poção mágica’ está pronta para ser enfrascada e embalada."
O gosto pela procura
Pesquisar, investigar e "farejar" a última novidade faz parte do je ne sais quoi de um objeto de desejo. Não é de admirar que muitos dos produtos de beleza e de perfumaria sejam adquiridos via online por não estarem disponíveis em Portugal, em viagens ou em pontos de venda específicos. Contrariando o passo acelerado do mundo moderno, em que tudo parece vir parar às nossas mãos, o ritual de ir a determinados locais para comprar certos produtos parece torná-los ainda mais sedutores. Elegemos algumas lojas-chave, físicas e online, e os produtos que não se encontrarão facilmente numa perfumaria.
Com uma coleção de produtos criteriosamente selecionados e provenientes de todo o mundo, a Skinlife importa marcas exclusivas com filosofias específicas. São marcas que nasceram da paixão dos seus fundadores que desejaram formular algo com uma qualidade e caráter únicos, usando os mais puros e eficazes ingredientes aliados à filosofia para criar um produto de excelência. Sete anos após a abertura da sua primeira Beauty Boutique, ao Chiado lisboeta, a Skinlife abriu a segunda loja na Avenida da Liberdade, em Lisboa, com novas marcas exclusivas (Atelier-Flou, Blend Oud, Gritti, Tom Daxon, Retrouvé).
Skinlife Avenida: Rua Manuel Jesus Coelho, 12, Lisboa
Depois de aventurar-se na perfumaria com a sua coleção de perfumes unissexo, a Louis Vuitton adiciona à sua família de velas perfumadas quatro novos aromas para a casa: L’Air du Jardin, Île Blanche, Feuilles d’Or e Dehors Il Neige. Criadas pelo mestre perfumista Jacques Cavallier e com recipientes em cerâmica desenhados por Marc Newson, as velas de 1,1 kg podem facilmente ser transportadas de uma divisão para outra da casa graças à pega em pele natural, o material emblemático da Maison, fixa com rebites metálicos. Para embarcar numa viagem olfativa, a tampa dourada pode ser removida e colocada em baixo da vela, servindo de base. A cera perfumada vertida em Grasse, no sul de França, conta com um detalhe colorido: um pavio revestido com um subtil toque pigmentado pintado à mão.
As rotinas faciais da marca La Mer são das mais referidas entre as celebridades e não é por acaso que podem chegar a ultrapassar os €1.000 por mês. A La Mer começou quando o Dr. Max Huber sofreu queimaduras numa experiência mal-sucedida que acabou por definir o seu próprio destino. O físico acabaria por descobrir o poder regenerador do mar para criar uma fórmula incomparável. Inspirado no mundo oceânico, Huber fermentou algas marinhas ricas em nutrientes com outros ingredientes naturais. Após 12 anos e seis mil experiências, nasceu o Crème de la Mer, célebre pelo seu poder regenerador.
Uma simples máscara para dormir que custa mais de €50 e é um dos bestsellers do site mrporter.com. Slip é mais do que isso. É a peça perfeita para acordar com o olhar sem vincos após um voo de longo curso. É em seda preta, hipoalergénica e não irrita os folículos capilares enquanto dorme. Estará pronto para enfrentar o jet lag.
Tratamentos exclusivos
São únicos, em Portugal. Selecionamos três tratamentos específicos que só irá encontrar nestes locais.
O monte alentejano de São Lourenço do Barrocal é o único lugar em terras lusas onde irá encontrar um SPA com a assinatura de Susanne Kaufmann. É certo que a marca já se encontra disponível em algumas lojas, mas os tratamentos exclusivos encontram-se apenas neste lugar dedicado à beleza, à serenidade e ao conforto holístico. O Susanne Kaufmann Spa Barrocal oferece uma gama diversificada de tratamentos e de produtos de cosmética orgânica, adaptados às necessidades do rosto e do corpo para proporcionar uma experiência sensorial e um cuidado natural da cabeça aos pés. Ingredientes à base de plantas e as técnicas de massagem específicas para a pele masculina merecem um fim de semana de luxo rústico.Susanne Kaufmann
Tratamento Assinatura para Homem, 80 minutos, €165
O Spa The Oitavos acaba de dar as boas-vindas à marca Carol Joy London. Fundada por Carol Joy Hatton, a marca é o resultado de uma pesquisa intensiva nos melhores ingredientes antienvelhecimento, combinada com as fórmulas suíças de exceção, a tecnologia de colagénio criada na Alemanha e a excelência britânica. Utilizando o óleo dourado de millet e colagénio puro derivado da medicina cosmética, pó de diamante e ativos botânicos, Carol Joy é responsável por tratamentos que deixam a pele ainda mais rejuvenescida. No Spa do Hotel The Oitavos, em Cascais, a nova estrela é o Facial com ouro de 24 quilates que aplica folhas de ouro puro, misturando-o com um creme ultra sedoso para revelar uma pele luminosa e tonificada. Tudo isto inserido no ambiente relaxante das dunas do Guincho e com uma vista entre a serra e o mar.
Tratamento 24 ct Gold, 50 minutos, €220
www.theoitavos.pt
A Ignae é o resultado de anos de pesquisa dos melhores ingredientes antienvelhecimento no meio da luxuriante natureza dos Açores. A pureza do vale da Ilha de São Miguel e dos seus recursos, ricos em fatores de crescimento, péptidos, óleos botânicos e águas termais que estão presentes no nosso Complexo Regenerador, são o berço da Ignae. O Ritz Four Seasons, em Lisboa, também elegeu estas propriedades únicas para o seu Facial Hidratação e Rejuvenescimento. Inicia-se com uma de duas máscaras faciais: a máscara de assinatura da Ignae com Veneno de Abelha e Argila ou a Máscara de Leite de Burra. Ricas em nutrientes e poderosas propriedades regenerativas, estas combinações foram criadas para purificar, dar firmeza e brilho à pele, deixando-a visivelmente mais macia e com uma aparência jovem.
Facial Hidratação e Rejuvenescimento Ignae, 50 minutos, €180Beleza luxuriante
Os produtos de luxo mais exclusivos, de particularidades únicas e singulares que vai querer ter na sua casa e, em especial, no seu necessaire.
Ricos estão a comprar acesso a “paraísos” livres de covid-19
Os ricos não estão interessados apenas nas Caraíbas, onde se podem isolar nas praias. Estão também de olho na Austrália e Nova Zelândia.
O novo dandy
Há marcas que conservam tradições de beleza antigas, como o ato de barbear, sem nunca descurar a modernização desse ritual.
Portugal inspirou estas duas marcas de luxo
Dos relógios aos calções de banho, já pode escolher um look total IWC/Orlebar Brown. Uma parceria feita no céu ou, pelo menos, numa praia paradisíaca, que bem pode ter sido portuguesa…
O bom, o mau e o vilão (deste verão)
A estação quente traz muitas novidades na moda masculina. Além das habituais tendências, há consagrações, estreias e toda a espetacularidade que a indústria requer.
Quem são as duas novas bilionárias da China?
Fiona Cai apresenta um programa na internet em Nanchang, na China, que transmite ao vivo canções pop do país para vários milhares de seguidores das redes sociais. Tem 28 anos, mas gasta cerca de 1.000 yuans (155 dólares) por mês numa injeção de reforço da pele.
Produtos masculinos para usar como se não houvesse amanhã
Eis uma lista detalhada ao pormenor de todos os básicos vitais a uma sobrevivência saudável do seu rosto, corpo e cabelo, ideal para seguir em tempos de clausura.
Estes headphones prometem isolar-nos do mundo
O novo lançamento da marca Urbanista alia a estética à capacidade de anular o ruído exterior.
Maison Amarande. De Hong Kong para Lisboa, a dupla criativa que conquistou a cidade
Laurence e Xavier Beysecker apaixonaram-se por Lisboa à primeira vista. O casal francês reformula casas através do seu atelier de design de interiores, baseado em Lisboa, mas que absorve inspiração de todo o mundo.
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.
Não é segredo que, embora os portugueses se contem entre os europeus que menos praticam desporto, a paixão pelo fitness e bem-estar físico aumentou durante a pandemia de Covid-19. E se há quem pense que fazer exercício físico pode ser aborrecido, este saco de boxe inteligente vem provar o contrário.
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.