Eis os cinco piores mitos sobre exercício, segundo um especialista de Harvard
Existem vários mitos, bons e maus, que podem tornar a escolha da adoção de um certo tipo de exercício mais complicada e confusa. Daniel Lieberman, professor de Evolução Humana na Universidade de Harvard, identifica-os.
Quando se estabelece uma rotina de exercício físico, podem surgir várias questões: como fazê-lo corretamente sem se magoar, quantas vezes por semana...e a lista continua. Daniel Leberman, professor em Harvard, desmente cinco dos piores mitos relativamente a exercício.
Correr faz mal aos joelhos
Afirmar que correr pode prejudicar a saúde dos seus joelhos é um mito, afirma Daniel Lieberman. O especialista de Harvard explica que o efeito é exatamente o contrário - correr faz com que as articulações se fortaleçam à medida que mais treina. Só é preciso ter especial atenção à forma como se pratica esta atividade, de forma a não sofrer nenhuma lesão, como pode acontecer na natação, por exemplo.
Tem de treinar todos os dias para ver resultados
Já se questionou quantas vezes deve fazer exercício? Segundo os especialistas, quatro a cinco vezes por semana é a resposta, de forma a atingir o tempo semanal ideal de 150 minutos. A GQ espanhola explica que treinar menos que este tempo estipulado não é suficiente.
Este mito não pode ser comprovado. Cada corpo é um corpo, o que significa que um treino que resulta para uma pessoa, pode não funcionar para outra, tal como o tempo dedicado ao desporto. Apesar de ser aconselhada uma certa carga horária, o mesmo não se aplica à intensidade e frequência adotadas.
"Quanto mais velhos ficamos, menos ativos somos"
Leberman explicou à GQ espanhola que esta frase não passa de um mito. O contrário não poderia ser mais verdade: durante quanto mais tempo continuar a exercitar o corpo, mais benéfico será para a sua saúde geral.
Ao fazer exercício, vai ter uma vida mais longa
O especialista de Harvard afirma que esta afirmação não é a mais correta. O exercício melhora a saúde, o que significa que vai sentir-se saudável durante mais tempo - esta longevidade, apesar de médicos avisarem para o risco de poder contrair doenças ou lesões ao praticar exercício, vai dar-lhe mais tempo para aproveitar a boa saúde que foi cultivando ao longo dos anos.
Quanto tem de andar para perder peso
Perder peso a caminhar é uma missão possível e bastante recomendável. Mostramos como atingir o objetivo.
4 alternativas ao ginásio para experimentar agora
A atividade física é fundamental em qualquer idade, tanto para prevenir doenças cardiovasculares, como para garantir uma boa saúde mental. Conheça quatro alternativas ao desporto que não requerem muito esforço.
Correr "ao contrário" é o melhor treino para um coração saudável
Correr ou fazer treinos de intensidade intercalada são atividades que melhoram o funcionamento cardiovascular, mas de acordo com um novo estudo, esta caminhada nórdica pode ser a chave para maximizar os resultados.
Pequenas mudanças, grandes resultados: 5 truques para ser mais produtivo e saudável
Quanto mais esforçados, mais saudáveis e produtivos seremos. Mas será que é mesmo assim? E se, através de pequenas mudanças na rotina, conseguisse os mesmos resultados?
Quantos passos por dia precisamos de dar para perder peso?
Não é o maior fã de exercício físico? Andar basta, pelo menos para perder peso, e prova ter grandes benefícios na nossa saúde, como aponta um novo estudo.
Elixir da longevidade? Eis os desportos que dão mais anos de vida
Um grupo de cientistas analisou quase nove mil praticantes de desporto e descobriu que há uma mão cheia de modalidades que prolongam a vida do ser humano. Adivinha quais são?
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.
Não é segredo que, embora os portugueses se contem entre os europeus que menos praticam desporto, a paixão pelo fitness e bem-estar físico aumentou durante a pandemia de Covid-19. E se há quem pense que fazer exercício físico pode ser aborrecido, este saco de boxe inteligente vem provar o contrário.
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.