4 alternativas ao ginásio para experimentar agora
A atividade física é fundamental em qualquer idade, tanto para prevenir doenças cardiovasculares, como para garantir uma boa saúde mental. Conheça quatro alternativas ao desporto que não requerem muito esforço.
Uma alimentação saudável e equilibrada deve sempre ser complementada com algum tipo de atividade física. Mas nem sempre é fácil. Seja pelo calor, pela falta de motivação ou tempo, são várias as razões que empurram o desporto para o fundo da lista. No entanto, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto deve praticar pelo menos 150 minutos de exercício de intensidade moderada por semana e assim garantir um estilo de vida saudável, prevenindo várias doenças como as cardiovasculares.
Se ir ao ginásio, correr ou andar de bicicleta não são a primeira escolha, saiba que há quatro alternativas que colocam o corpo em esforço como uma ida ao ginásio.
Boxe
A atividade física pode ser utilizada como forma de descontração e libertação de stress. O melhor desporto para tal? O boxe. Não só queima em média 800 calorias por hora, como alivia a ansiedade e o nervosismo, deixando o corpo (e a mente) profundamente revigorados.
Desporto em equipas
Seja ténis, voleibol, futebol ou até basquetebol, o desporto em equipa cria objetivos a curto prazo, como torneios. Esta é uma maneira divertida de mover o corpo sem grande esforço e ainda de socializar. Também incentiva ap diálogo e participação de todos, já que há um propósito a alcançar.
Dançar
A música é uma linguagem universal, e combinar o estilo preferido com uns passos de dança pode ser a solução para uma vida mais ativa. Esta prática não só liberta serotonina, neurotransmissor do bem-estar e da felicidade, como queima até 450 calorias em uma hora.
Caminhar mais
Um adulto deve dar pelo menos 10 mil passos diários, o que nem sempre é atingido. Se passa o dia sentado e não gosta de exercícios intensos, uma caminhada ao fim do dia é o ideal. Não é necessário equipamento, e em ritmo normal pode queimar até 200 calorias por hora.
O segredo para queimar mais gordura está no fim do treino
Seja o objetivo emagrecer ou ganhar músculo, o ideal é que todo o treino seja produtivo. Descubra como perder gordura de forma eficaz e rápida.
Bhout. Este saco de boxe "inteligente" vai revolucionar o fitness
Não é segredo que, embora os portugueses se contem entre os europeus que menos praticam desporto, a paixão pelo fitness e bem-estar físico aumentou durante a pandemia de Covid-19. E se há quem pense que fazer exercício físico pode ser aborrecido, este saco de boxe inteligente vem provar o contrário.
Correr "ao contrário" é o melhor treino para um coração saudável
Correr ou fazer treinos de intensidade intercalada são atividades que melhoram o funcionamento cardiovascular, mas de acordo com um novo estudo, esta caminhada nórdica pode ser a chave para maximizar os resultados.
Eis os cinco piores mitos sobre exercício, segundo um especialista de Harvard
Existem vários mitos, bons e maus, que podem tornar a escolha da adoção de um certo tipo de exercício mais complicada e confusa. Daniel Lieberman, professor de Evolução Humana na Universidade de Harvard, identifica-os.
Mito da creatina: antes ou depois de treinar?
Maximizar os resultados dos treinos é o objetivo de todos os que gostam de trabalhar o corpo. Para isto, existem vários suplementos que ajudam a ganhar massa muscular, entre eles a creatina. Descubra qual a melhor altura para ingerir esta substância.
A dieta que o jogador inglês Declan Rice segue (e que é parte do seu sucesso)
O médio-defensivo da seleção de Inglaterra toma banhos de água fria, faz fisioterapia e tem uma rotina de fitness da qual não abdica... mas o verdadeiro segredo é um prato que come todos os dias há um ano e meio.
Conseguiria fazer este treino de pernas de Dwayne Johnson, o The Rock?
O ator partilhou um dos mais difíceis exercícios de pernas que inclui na sua rotina diária. Arriscamos a dizer que apenas os mais experientes adeptos de fitness conseguirão completar este extremo desafio.
Como andar 22 minutos pode ser determinante para a saúde
Um estudo do "British Journal of Sports Medicine" demonstrou que estes minutos diários de atividade física anulam os efeitos nocivos de passar até 12 horas sentado. Ou seja, se todos dias fizer uma caminhada de 2,4 quilómetros em 22 minutos, pode ir para a cama em paz.
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.
Não é segredo que, embora os portugueses se contem entre os europeus que menos praticam desporto, a paixão pelo fitness e bem-estar físico aumentou durante a pandemia de Covid-19. E se há quem pense que fazer exercício físico pode ser aborrecido, este saco de boxe inteligente vem provar o contrário.
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.