Pequenas mudanças, grandes resultados: 5 truques para ser mais produtivo e saudável
Quanto mais esforçados, mais saudáveis e produtivos seremos. Mas será que é mesmo assim? E se, através de pequenas mudanças na rotina, conseguisse os mesmos resultados?
Comecemos pelo trabalho, tantas vezes prejudicado pela falta de foco de uma época cada vez mais rápida e exigente. Segundo vários estudos, uma das formas de tornar mais produtivo o dia a dia é simples: experimentar a técnica ‘Pomodoro’. Inspirada nos relógios de cozinha em forma de tomate, esta técnica pretende fazer com que divida o seu tempo em ‘fatias’ de 30 minutos – 25 em que está dedicado a uma tarefa, e cinco para descansar e fazer o que quiser: mexer no telemóvel, comer… e depois voltar a repetir a sequência até acabar o que tem na lista. Fácil, certo?
Quanto mais stress tiver acumulado no corpo, menor é a capacidade de agir perante situações de todos os dias, como explica Emily Fletcher, fundadora do centro de meditação Ziva Meditation, à revista Men’s Journal. A especialista em meditação aconselha a técnica "2 por 4" – e não, não precisa de ser um expert em mindfulness para a conseguir colocar em prática. "Se estiver a ficar chateado com um dos seus colegas de trabalho ou parceiro/a, pare e caminhe à volta da divisão", explica. "À medida que anda, inspire por dois passos e expire por quatro. Faça isto durante alguns minutos, e depois volte para a conversa", isto vai ativar o nervo pneumogástrico (ou nervo vago), que estabelece a conexão entre o cérebro e o corpo.
Já segundo a Men’s Fitness, outra das melhores maneiras para manter a produtividade é ir preparando a sua semana dia a dia. "Isto pode ser tão simples como preparar a roupa que vai usar no dia seguinte e planear a que horas vai completar cada tarefa", explica a jornalista e especialista em produtividade Emily Price. Assim, se acordar mais cansado no dia seguinte, vai agradecer o facto de ter preparado tudo com antecedência.
Produtividade não é sinónimo de multitasking. A especialista aconselha a que se foque numa atividade de cada vez, "segundo um estudo de Stanford, as pessoas que faziam multitask eram mais distraídas e tinham mais dificuldade em lembrar-se das coisas" - ao focar-se numa tarefa de cada vez vai conseguir fazer o trabalho mais rápido e melhor.
Se tem uma rotina que o deixa com pouco tempo dedicado ao desporto, não se preocupe. É preferível exercitar o corpo todos os dias por 10 minutos do que uma vez por semana durante uma hora, indicam várias investigações. Entre os benefícios estão um melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue, aumento na motivação e melhor foco cognitivo.
“Quiet quitting”: tão simples quanto fazer-se (só) aquilo para o qual se está a ser pago
São muitos os que estão em modo “quiet quitting” há já algum tempo e o mesmo se passa com o subsequente “quiet firing”. Verdade seja dita, não há nada de novo neste panorama.
Qual a melhor hora para acordar no outono?
O final do horário de verão costuma ser sinónimo de menos energia, menos vontade de sair, e para alguns, sinónimo de depressão sazonal. Mas graças a um novo estudo, este outono pode ser diferente. Descubra a que horas é deve acordar, segundo os especialistas.
5 conselhos para gerir melhor o seu tempo
Bernard Marr, especialista em tecnologia, empresas e tendências, explica como tirar melhor partido de um dia de trabalho. Uma pista: tem tudo a ver com listas.
Por que é que os homens passam tanto tempo na casa de banho?
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.
8 hobbies inesperados que o tornam mais inteligente
De ler a viajar, descubra quais os passatempos que contribuem para um cérebro mais ativo.
Eis os cinco piores mitos sobre exercício, segundo um especialista de Harvard
Existem vários mitos, bons e maus, que podem tornar a escolha da adoção de um certo tipo de exercício mais complicada e confusa. Daniel Lieberman, professor de Evolução Humana na Universidade de Harvard, identifica-os.
Quantos passos por dia precisamos de dar para perder peso?
Não é o maior fã de exercício físico? Andar basta, pelo menos para perder peso, e prova ter grandes benefícios na nossa saúde, como aponta um novo estudo.
Elixir da longevidade? Eis os desportos que dão mais anos de vida
Um grupo de cientistas analisou quase nove mil praticantes de desporto e descobriu que há uma mão cheia de modalidades que prolongam a vida do ser humano. Adivinha quais são?
Esta é a chave para recuperar de um esgotamento, afirma a ciência
Dados recentes indicam que a melhor forma de recuperação passa pela realização das atividades e hobbies que mais gostamos. Mas só se tiverem um destas quatro características.
A psicologia chama-lhes cognições perseverativas, uma designação é estranha tendo em conta que a perseverança costuma ser vista como uma coisa boa. A verdade é que as ruminações estão muito na base de boa parte do stress e ansiedade que sentimos. Estudos recentes demonstram que a solução é simples e económica.
Desde a redução do stress à prevenção de rugas e olheiras, a técnica da respiração consciente promete ser o segredo para um bem-estar físico e mental.
De beber um chá a desligar a televisão, existem várias técnicas a que podemos recorrer para adormecer mais rápido. Nenhuma é infalível, mas não custa experimentar.
Passamos largas horas do dia defronte de dispositivos digitais, mas será que questionamos o mal que isso nos faz? Nem por isso, ou não passaríamos esse tempo todo por lá — convenhamos, nem sempre estamos no computador a trabalhar. E não é por falta de aviso, muitas vezes do nosso próprio telemóvel.