Chef Joachim Koerper: "Como empresário o maior receio é a crise económica"
Entrevistámos chefs de cozinha que se deparam, mais uma vez, com as portas dos seus estabelecimentos fechados. Joachim Koerper, o alemão à frente do já histórico Eleven, fala à MUST dos desafios que a restauração enfrenta neste momento.

Estamos de volta a um segundo confinamento. Era algo que previa, de certa forma?
Sim; diante da falta da falta de consciência de algumas pessoas, lamentavelmente era previsível esta situação. As pessoas "relaxaram" nas medidas por altura do Natal e o pior veio a registar-se.
Como se preparou, desta vez, no Eleven?
Da mesma maneira que no primeiro [confinamento] embora com mais experiência, com mais ofertas de menus, entrega mais eficaz e mais personalizada. Temos uma área própria no site com possibilidade de fazer os pedidos, para além de termos a possibilidade de se ligar diretamente para o restaurante. Aderimos ao Volup, uma espécie de Uber Eats mas com um serviço mais premium e de maior qualidade.
Quais são os seus maiores receios neste momento, como empresário e chef?
Como empresário o maior receio é a crise económica que começamos a viver e como chef é manter a equipa do restaurante.

Preocupa-o as famílias que tem "a seu cargo" através dos seus funcionários?
Sim! É a minha maior preocupação neste momento. A crise vai afetar todos e muita gente ficará sem os seus postos de trabalho. Infelizmente muitas famílias serão afetadas por isto.
Que medidas poderia ou pode tomar o Governo para apoiar a restauração, neste momento crucial?
Noutros países da Europa o Governo teve muito mais sensibilidade com a restauração. Por exemplo a Alemanha baixou o IVA. Porque não é possível implementar o mesmo em Portugal? São medidas que no imediato fazem a diferença num setor como o nosso.
Uma crise na restauração é inevitável, depois de tudo disto?
Sem dúvida! Muitos colegas não suportarão. Os mais pequenos não conseguirão manter os seus negócios. Já se vê isso hoje em dia. Espero que consigamos dar a volta.
Crê que há hábitos que vão mudar para sempre, também no que diz respeito à restauração? O que é que veio para ficar, com esta pandemia?
Depende de como saíremos disso. Nos próximos anos o uso de máscaras manter-se-á, entretanto, como temos memória curta, pode ser que nada fique.

Aprendemos a lição ou estamos longe disso?
Estamos longe disso! Vemos isso com as notícias que nos últimos dias ouvimos. É assustador como as pessoas desvalorizam os perigos. A vacina chegou é certo mas até estarmos todos livres de perigo, teremos longos meses pela frente. Há que ter essa consciência.
Chef Vitor Sobral: “Chega uma altura em que não há mais dinheiro para perder”
Entrevistámos chefs de cozinha que se deparam, mais uma vez, com as portas dos seus estabelecimentos fechados. Vitor Sobral fala à MUST sobre os novos desafios de um segundo confinamento, e de como perspetiva o futuro da restauração.
Chef Ljubomir Stanisic: "[Os meus receios] são não saber durante quanto tempo conseguiremos sobreviver"
Entrevistámos chefs de cozinha que se deparam, mais uma vez, com as portas dos seus estabelecimentos fechados. À frente do 100 Maneiras, o chef Ljubomir esfregou as mãos e criou mais iniciativas para esta segunda vaga.
Chef Vincent Farges: “Não se pode fazer cozinha Michelin em casa”
Entrevistámos vários chefs que se deparam, mais uma vez, com as portas dos seus estabelecimentos fechados. Vincent Farges, do Epur, antecipa aqui como será a restauração do futuro: nem tudo é animador, mas quem cozinha por gosto não cansa.
Pratos de chef em casa? Esta nova app só entrega restaurantes de topo
Já imaginou finalizar o seu próprio prato, com indicações do chef, em sua casa? É esta a proposta da Volup, um serviço de entregas premium que reúne restaurantes como O Frade, Tasca da Esquina, Eleven e Kanazawa.
Chef Miguel Laffan: "Quando veio a pandemia estava sem rumo certo"
Entrevistámos vários chefs que se deparam, mais uma vez, com as portas dos seus estabelecimentos fechados. Miguel Laffan já se tinha antecipado com uma ideia que aposta nas experiências e na personalização, muito além das paredes de um restaurante.
Este vinho foi ao espaço e agora está de volta
Foram 12 as garrafas de vinho francês de Bordéus que estiveram em “missão” na Estação Espacial Internacional e que agora regressam à Terra. O propósito maior? Testar os efeitos da gravidade zero neste néctar.
Joachim Koerper. Histórias de uma carreira de 50 anos na cozinha
Da Alemanha natal à amada Lisboa, o chef continua a provar como se pode atravessar décadas na Gastronomia, sempre de olhos postos no futuro. Não é missão para todos. Para assinalar a data, o "seu" Eleven tem um menu imperdível para provar até ao fim do ano.
Há muito que o advogado português conjuga a intervenção pública com o lado profissional, normalmente nos grandes processos judiciais. Hoje alinha o trabalho com a sua paixão pela cozinha.
Para quem pensa que a vida é o que nós quisermos fazer dela tem em Miguel Gameiro um bom exemplo. Após deixar o seu cunho na música portuguesa com o grupo Pólo Norte e a solo, decidiu regressar à escola para se tornar chef de cozinha. A prova de que podemos fazer várias coisas na vida e de que devemos correr atrás dos sonhos está na sua história, contada em episódios e na primeira pessoa.
O antigo ministro continua a dar a sua opinião sobre os assuntos do momento, mas agora no topo das atividades estão o trabalho académico, a escrita científica e as aulas.
Passou por vários países, da Venezuela aos Estados Unidos, com passagens por Espanha, Itália e Brasil, para se estabelecer no seu Algarve-natal. Diogo Pereira é, desde 2016, chef no Senses, restaurante do Cascade Wellness Resort, em Lagos.