Wordle, como este jogo de palavras se tornou viral em poucos dias
Como é que este jogo de palavras, inventado por um engenheiro de software de Brooklyn, passou de dezenas de jogadores para centenas de milhares em poucos meses? Fomos perceber o fenómeno.

Josh Wardle, que é responsável por várias inovações que já tinham chamado a atenção dos gigantes da tecnologia fez um trocadilho com o seu apelido e chamou ao jogo Wordle, lançando-o ao mundo em outubro. De acordo com o The New York Times, a 1 de novembro do ano passado jogavam apenas 90 pessoas, e perto do Natal já jogavam mais de 300 mil pessoas. Mas como funciona? O Wordle convida os jogadores a adivinhar uma palavra de cinco letras de forma semelhante à do jogo Mastermind. Depois de escolher uma palavra de cinco letras, o jogo diz-lhe se alguma das suas letras coincide com a palavra secreta e se estão no lugar correto. Tem seis tentativas para acertar na palavra.
"Não se obtém nenhuma pista sobre qual é a palavra, ao começar. Basta introduzir uma palavra com cinco letras e esperar pelo melhor. Uma vez introduzida essa primeira palavra, quaisquer letras na posição correta na palavra são marcadas a verde, e quaisquer letras que estejam na palavra, mas não na posição correta, estão numa tonalidade mais clara de verde. As letras cinzentas não estão de todo na palavra", explica a Forbes, num artigo sobre o Wordle. Todos os dias há um novo desafio no site do jogo, que pode ser jogado aqui.First ever game. Eat me.
— Barry Collins (@bazzacollins) December 23, 2021
? ???
??
Wordle 187 3/6
"Penso que as pessoas apreciam um jogo online que é apenas divertido", disse o engenheiro ao diário norte-americano. "Não está a tentar fazer nada de sombrio com os seus dados ou com os seus olhos. É apenas um jogo que é divertido". Sabe-se que o Wordle foi construído sem uma equipa de engenheiros, Josh apenas contou com ajuda de um parceiro, Palak Shah, durante a pandemia. O engenheiro já havia criado um protótipo semelhante em 2013, mas os seus amigos não ficaram impressionados e ele acabou com a ideia.
Os 10 jogadores mais bem pagos da NBA
As fortunas destes jogadores, todos na casa dos trinta anos, ultrapassam os dois dígitos em milhões. Saiba quem lidera o ranking, apurado pela revista Forbes.
Do salário ao número de filhos, a fórmula científica para uma vida feliz
Um grupo de neurocientistas da UCL constatou que a felicidade reside em baixarmos a fasquia das nossas expectativas – mas há outros fatores que também podem contribuir para a satisfação. Por Alice Hall
Messi: a história do jogador em números
O argentino chegou esta semana a França para assinar o novo contrato e já se sabe quanto vai ganhar por ano.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.
Máquinas fotográficas com cunho artístico, um telefone inusitado e uma caixa anti germes. Uma maneira de evitar o barulho e um robot “pet friendly”.