Universidade de Yale tem curso grátis para atingir a felicidade
Wellbeing Science está agora disponível online para tornar mais feliz a vida diária dos alunos.

Quando nos candidatamos a uma faculdade e pesquisamos sobre os cursos que nela existem, damos de caras com Medicina, Engenharia, Jornalismo, etc. A formação académica é bastante variada, desde a ciência à saúde, temos a oportunidade de escolher o que queremos aprender, para um dia praticarmos a carreira profissional que escolhemos. Mas imagine que poderia ir à faculdade para aprender sobre uma das bases da vida, como a felicidade por exemplo. Isso é possível nos Estados Unidos.
Em 2018, devido ao aumento dos níveis de stress, depressão e ansiedade entre os estudantes, a Universidade de Yale criou o curso "Psychology and the Good Life", que alcançou um número recorde de 1.200 alunos inscritos, tornando-o no curso mais popular da história da Universidade.
O Coursera é uma plataforma de educação virtual que desde 2011 oferece certificados e diplomas académicos de instituições de alto prestígio, como Yale, Columbia, IESE Business School e também de empresas como IBM e Google. Durante esta semana, a Universidade de Yale partilhou, nessa mesma plataforma, uma réplica do curso mais popular lançado há dois anos. "The Science of WellBeing" é lecionado pela professora de psicologia e ciências cognitivas da Universidade de Yale, Laurie Santos. Um curso com a duração de 10 semanas, com lições de 20 minutos a 3 horas, que inclui vídeos, questionários e leituras recomendadas.
Ao longo do programa, a professora Laurie Santos ensina a ciência por trás da psicologia positiva e das mudanças comportamentais com aulas focadas em táticas e exercícios para aumentar os níveis de felicidade, tanto na vida pessoal como profissional.
O curso é lecionado em inglês, mas tem a possibilidade de colocar legendas em inglês e em espanhol. Além disso, é totalmente grátis, a menos que queira obter um certificado. Nesse caso, o custo do mesmo é de 49 dólares (cerca de 45 euros).
Ao contrário de outros cursos, neste não existe exame final. Contudo, no fim, segundo a universidade, o aluno deverá ter a capacidade de falar sobre as suas emoções, sejam elas positivas ou negativas, com mais facilidade. E ainda, ter adquirido hábitos de gratidão e meditação, que poderá praticar na seu quotidiano.
Segundo a plataforma Coursera, 36% das pessoas que concluíram este curso começaram uma nova carreira, e 34% conseguiu melhorar a sua vida profissional.
Para se inscrever no curso (e ser feliz) consulte aqui: https://www.coursera.org/learn/the-science-of-well-being#about
Como lidar com a ansiedade em tempos de covid-19?
Encarar o desconhecido não é fácil e pode gerar sentimentos de ansiedade ou mesmo depressão. Perante uma ausência de respostas é importante que se mantenha a calmo e que não permita que os sentimentos mais negativos levem a sua avante. Com o auxílio de uma psicóloga a Must dá uma ajuda nesse sentido.
Deixar para amanhã o que se pode fazer hoje: defeito ou virtude?
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje, dizem-nos. E o que fazem aqueles procrastinam? Precisamente o contrário. Má conotada por um lado, a verdade é que há vantagens comprovadas na procrastinação. Ou, digamos antes assim, no ato de se adiar tarefas. Passemos, sem demora, a entender.
Tem medo de falhar? A sua felicidade depende disso
Numa altura em que se celebra o sucesso e a felicidade, como lidar com os fracassos? E conseguir “dar a volta por cima”, numa sociedade que dita que temos de estar sempre bem, felizes e realizados? Uma socióloga e quatro empresários com negócios de insucesso explicam o paradoxo, num contexto atual.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.
Máquinas fotográficas com cunho artístico, um telefone inusitado e uma caixa anti germes. Uma maneira de evitar o barulho e um robot “pet friendly”.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.