Os 12 empregos mais procurados em 2022, segundo o LinkedIn
De engenheiro de dados a consultor para a administração pública: estas serão as profissões mais cobiçadas do ano, avançou a rede social ligada ao mundo profissional.
De teletrabalho a horários desfasados, a pandemia virou do avesso a definição de emprego e de local de trabalho, ao mesmo tempo que o mercado está a mudar a passos largos. As indústrias procuram sobreviver às mudanças inevitáveis e os trabalhadores questionam a sua profissão e qual a melhor direção a seguir. O LinkedIn apelidou este fenómeno de Great Reshuffle.
Para a lista Jobs on the Rise 2022, a rede social cruzou os dados dos empregos cuja taxa de crescimento mais aumentou nos últimos cinco anos, em oito países europeus – Espanha, Itália, Holanda, Reino Unido, França, Alemanha, Polónia e Suécia. Mais do que estatísticas, é um vislumbre do que pode vir a ser o futuro. As profissões são as seguintes:
Responsável de Vendas - Lidera departamentos cujo objetivo é a otimização máxima das vendas, através da melhoria da sua eficiência e da identifcação de oportunidades de crescimento.
Representante de Desenvolvimento de Negócios - Os representantes de desenvolvimento de negócios são geralmente vendedores em início de carreira que estão responsáveis por identificar e chegar a potenciais clientes.
Assistente de faturação - Por norma, trabalha no departamento de contabilidade de uma empresa. Gere a emissão de faturas, o controlo de pagamentos, entre outras funções.
Consultor em Administração Pública - Este tipo de consultor aconselha as instituições públicas em várias áreas, de modo a terem um melhor serviço. A modernização das infraestruturas ou a melhoria dos sistemas informáticos são alguns exemplos.
Analista de produtos - O analista avalia os produtos de uma empresa e verifica se estes satisfazem as necessidades atuais e futuras do mercado.
Engenheiro de Robótica - É responsável pela construção e teste de robôs.
Engenheiro de machine learning - O engenheiro de machine learning desenvolve, programa e testa sistemas de inteligência artificial para produtos e aplicações.
Arquiteto de Cloud - É responsável pelo conceito e posterior construção de ambientes em Cloud que se adaptam às necessidades comerciais de uma empresa.
Engenheiro de Fiabilidade de sites - Cria e implementa ferramentas de software para maximizar a fiabilidade e a eficiência de um sistema informático.
Engenheiro de Dados - O engenheiro de dados constrói sistemas que transformam os dados brutos de uma empresa em formas úteis para usos analíticos.
Especialista de Recrutamento - Tal como o nome indica, contrata e integra novos trabalhadores numa empresa.
Inspetor de Alfândega - Vigia e fiscaliza o embarque e desembarque de passageiros e bens em fronteiras terrestres, marítimas e aéreas.
10 celebridades que cresceram pobres
De Tom Cruise a Morgan Freeman, até as estrelas de Hollywood mais bem sucedidas passaram por dificuldades financeiras.
E se a imagem dos políticos falasse? Analisamos os principais candidatos
Na contagem decrescente para as legislativas, a mensagem que os candidatos transmitem através da escolha de roupa tem um papel importante. A MUST analisa os protagonistas da campanha eleitoral.
Esta será a profissão mais bem paga do mundo, afirma Elon Musk
Ao contrário do que se possa pensar, o futuro não está nos criadores de conteúdo, cirurgiões ou advogados. Muito pelo contrário.
Remorsos de um banqueiro multimilionário. “Em 21 meses perdi mais de 4 mil milhões”
Guy Hands é um investidor de capitais privados famoso por comprar empresas, reestruturá-las e vendê-las com grandes lucros. Agora escreveu um livro brutalmente honesto sobre o mundo de negócios de alto risco e as suas consequências emocionais.
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.
O mercado do luxo é fascinante. Põe a maioria das pessoas a sonhar com algo que, na realidade, desconhece ou a que não pode aceder. Mas este setor está a aprender a conhecer-se. Depois de ter sido intocável durante tanto tempo, não ficou indiferente ao novo milénio e reinventa-se.