Fazer exercício de manhã - e de ressaca - recomenda-se?
As pessoas que têm uma rotina de exercício físico estabelecida no dia-a-dia podem achar necessário fazer exercício no dia a seguir a uma saída à noite, para "libertar toxinas". Existe quem o faça, e quem prefira tirar o dia para ficar no sofá a ver Netflix. Quem está certo?

No dia da ressaca, o dia após os excessos, nem sempre existe aquela motivação para exercitar o corpo. Apesar de ser sempre algo positivo e que contribui para o bem-estar, praticar exercício físico no dia após uma saída à noite, se feito com algum esforço a mais, pode ser prejudicial.
Durante o consumo de álcool, o corpo está a ingerir substâncias semelhantes a toxinas, o que significa que vai tentar eliminá-las através dos rins e do fígado, de forma a criar uma capa protetora contra substâncias indesejadas, explica o médico de medicina desportiva e traumatologista, Gilles Mondolini, à Madame Figaro. Expor estes órgãos ao perigo do esforço físico pode danificar o corpo, pois este não teve horas suficientes para recuperar daqueles copos a mais.
Todos os que já passaram por uma ressaca sabem: a desidratação é um dos sintomas, e é difícil escapar-lhe. Passa-se o dia com a garrafa de água ao lado – algo que devia ser feito sempre – pois o sentimento de boca seca é permanente durante essas horas. Posto isto, o corpo fica com falta de nutrientes que são essenciais para a saúde, o que resulta num risco de contrair tendinites, por exemplo. Nestes casos é importante o repouso, de forma a não enfraquecer o tecido dos músculos, explica Yves Hervouet-des-Forges, médico de Medicina Desportiva, à mesma publicação francesa.
24 horas após o ingerir de álcool os recetores de dor ainda estão "dormentes", o que resulta na resistência ao esforço, como explica Gilles Mondolini: "rapidamente ultrapassamos os nossos limites sem nos apercebermos e chegamos a um ponto de rutura". Segundo os testemunhos de ambos os médicos, podemos afirmar que é aconselhável ter um dia de descanso após uma saída à noite. É também de evitar tomar um pequeno-almoço pesado, e optar por beber uma infusão de tomilho, canela e alecrim, aponta a Madame Figaro. Não consegue imaginar nem um dia da sua vida sem a prática de exercício físico? Não faz mal, porque os médicos aconselham uma caminhada para este tipo de pessoas – sempre tendo em conta que o sítio escolhido para caminhar deve ser com as condições climáticas adequadas e não deve ser muito longa.
5 alimentos a evitar antes do exercício físico
Ora porque são ricos em gordura, ora porque contêm bastante fibra, existem certos alimentos que não devem ser ingeridos antes de se praticar desporto.
Vinho ou cerveja: sabe mesmo qual é o mais saudável?
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
Quantos passos por dia precisamos de dar para perder peso?
Não é o maior fã de exercício físico? Andar basta, pelo menos para perder peso, e prova ter grandes benefícios na nossa saúde, como aponta um novo estudo.
Há 3 coisas a fazer de manhã para sermos mais saudáveis, diz um neurocientista
Sente cansaço, falta de motivação e mau humor durante o dia? A fórmula para mudar estes sentimentos pode estar na sua rotina matinal, como explica este médico especialista.
Esta posição de ioga ajuda a eliminar a ansiedade e as insónias
A circulação sanguínea é decisiva para o bom funcionamento mental e corporal. A postura "Viparita Karani", quando praticada todos os dias, pode ajudar a manter esse bem estar, tal como diminuir sintomas de stress.
Por que deve parar com os abdominais e fazer estes exercícios, em vez disso
Esqueça lá as flexões e as pranchas abdominais, ficar de pé é a forma de obter uma barriga firme sem toda a tensão no pescoço. A MUST explica como.
Bebida popular pode ajudar com sintomas da ressaca, afirmam cientistas
Resultados de um estudo realizado em laboratório sugerem que certas bebidas gaseificadas têm o poder de aumentar o processo de decomposição do álcool no organismo.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.
Máquinas fotográficas com cunho artístico, um telefone inusitado e uma caixa anti germes. Uma maneira de evitar o barulho e um robot “pet friendly”.