De Nova Iorque a Paris em 90 minutos
Uma startup aeroespacial americana acaba de assinar contrato com o Governo dos EUA para desenvolver o novo jato presidencial 5 vezes mais rápido do que o som.

A Hermeus, uma startup aeroespacial norte-americana, anunciou ontem um contrato com a Força Aérea dos Estados Unidos e a Direção de Transporte Aéreo Presidencial e Executivo para construir uma nova aeronave para a frota do presidente, também conhecida como Air Force One. Até à data, a empresa americana Boeing era a única a construir aeronaves para transporte presidencial, incluindo um modelo 747-8 personalizado que estará pronto no próximo ano.
No seu comunicado, a Hermeus alega ter conseguido o contrato depois de desenhar, construir e testar com sucesso o protótipo de um novo motor capaz de atingir o número 5 na escala de Mach (medida adimensional definida pela rapidez de um objeto em movimento e a das ondas sonoras), ou seja, uma velocidade 5 vezes maior do que a da propagação do som (cerca de 5 310 quilómetros por hora).

De acordo como seu fundador, Skyler Shuford, a empresa, que completou os testes preliminares desta inovação em março, planeia contruir uma aeronave de demonstração durante os próximos cinco anos. A aeronave comercial estará pronta daqui a uma década. Um comunicado da Força Aérea acrescentou que este tempo de desenvolvimento se deve ao foco do projeto em adaptar os requisitos de um avião militar ao design do protótipo da Hermeus.
No ano passado, a Hermeus já tinha ganho algum reconhecimento depois de anunciar os seus planos para desenvolver uma aeronave que atingisse o nível 5 na escala de Mach e pudesse assim efetuar um voo de Nova Iorque a Paris em cerca de 90 minutos. De acordo com a revista de tecnologia Ars Technica, a empresa conseguiu reunir o financiamento necessário para conceber o protótipo com a ajuda do gigante Khosla Ventures.
Ambos os fundadores da Hermeus são ex-trabalhadores de empresas de peso no ramo aeroespacial como a SpaceX, a Blue Origin e Generation Orbit.
Virgin Galactic leva turistas ao espaço por 250.000 dólares
No ramo do turismo espacial, são essenciais janelas amplas e várias câmaras para preencher as contas das redes sociais e impressionar os amigos.
Como sair com elegância de um grupo de WhatsApp
Em tempos de virgens ofendidas, quem tem a coragem de sair de um grupo de WhatsApp sem constrangimentos é rei. Para os que não têm a mesma afoiteza, há alguns truques que podem ser aplicados e assim não desesperar com o histerismo emanado pelo símbolo verde.
A inteligência artificial que ajuda os humanos em vez de os substituir
A startup norte-americana ASAPP desenvolveu um software que treina os funcionários do atendimento ao cliente para que estes se tornem muito mais produtivos.
Por dentro do avião supersónico que pode fazer Londres-Nova Iorque em hora e meia
O novo avião supersónico revolucionário deverá mudar para sempre as viagens de negócios – com alguns extras de luxo.
A missão mais intrigante da NASA até à data
A NASA vai iniciar a construção do seu robô mais recente, o Psyche, que irá explorar um asteroide cuja composição vale mais do que a nossa economia mundial.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.
Um estudo de uma empresa inglesa descobriu que a opção "aceder ao microfone" pode estar a fazer com que lhe apareçam anúncios publicitários aparentemente personalizados.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.