Alkantara Festival está de volta com dança, teatro e debates
O Alkantara Festival está de volta e já apresentou o programa para esta edição que vai decorrer de 13 a 30 de novembro nas salas lisboetas.
Alkantara, o festival de cultura que traz a Lisboa dança, teatro, performances, conversas e debates de 13 a 30 de novembro, contará com a participação de cerca de duas dezenas de artistas. Os locais onde vai decorrer são no Centro Cultural de Belém, Culturgest, São Luiz Teatro Municipal, TBA no Lux e Teatro Nacional D. Maria II.
O Alkantara apresenta-se como um espaço de encontro, partilha e discussão pública, para usufruir de projetos, práticas, workshops e espectáculos, maioritariamente programados no Espaço Alkantara e com foco nos projetos que refletem para a crise ambiental.
O evento vai contar com as estreias de alguns espetáculos. Em estreia geral contamos com Heading Against the Wall, de Cão Solteiro & André Godinho, Still Dance for Nothing (2020) criado pela coreógrafa Eszter Salamon com a bailarina Vânia Doutel Vaz, Tafukt do coreógrafo Radouan Mriziga, entre outros.
Em estreia internacional vão ser apresentados quatro projetos - Farci.e de Sorour Darabi, CUTLASS SPRING da coreógrafa canadiana Dana Michel, Histoire(s) du Théâtre II, do coreógrafo congolês Faustin Linyekula e L’Homme rare de Nadia Beugré.
Com o decorrer do festival podemos contar com projetos compostos por atividades e debates sobre consciência ambiental para contrastar com os espetáculos e performances (como o projeto Terra Batida ou o Fórum Cultura). O Fórum Cultura decorre presencialmente e virtualmente no site, com participação livre.
Para usufruir de benefícios e descontos, já pode adquirir o Cartão Alkantara, mas só até 12 de novembro. Este tem o custo de dez euros e reverte na totalidade para o Fundo de Solidariedade com a Cultura. O cartão oferece-nos descontos na aquisição de bilhetes – 30% no CCB e 50% na Culturgest, TBA no Lux, São Luiz Teatro Municipal e Teatro Nacional D. Maria II.
O programa completo do Alkantara Festival 2020 está disponível para consulta no site.
Devido às condições da pandemia, o programa teve de ser adaptado, então terá sessões matinais às 11h da manhã – para que se consiga assegurar a apresentação ao vivo de 19 espetáculos, em segurança.
Os bilhetes já adquiridos para espetáculos do Alkantara Festival 2020 que sofreram alterações de datas e horários, devido às novas medidas de combate à pandemia de covid-19 podem ser trocados junto das bilheteiras de cada teatro.
Capitão Fausto apresentam filme-concerto com inéditos e várias surpresas
Tomás Wallenstein, vocalista dos Capitão Fausto, revela mais sobre os bastidores da realização do primeiro filme-concerto da banda portuguesa, filmado em Melides.
Paul Mescal, o novo Pierce Brosnan
Depois da sua performance na série Normal People, o ator irlandês Paul Mescal tornou-se um fenómeno ao nível de atores irlandeses tão sedutores como Pierce Brosnan, Colin Farrell, Michael Fassbender ou Cillian Murphy. Só que Mescal é o rosto da nova geração.
O cinema não salva o Bairro do Aleixo, mas conta as suas histórias
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.
O Mateus Rosé celebra 80 anos com uma enorme quantidade de fãs, entre políticos, astronautas, estrelas de rock e a própria Isabel II, que subiu ao trono uma década depois do nosso Mateus ter sido lançado, em 1942.