Receita: Couve chinesa, cebola e amendoim do chef David Casaca
Bok choi, pak choi, bai cai ou couve chinesa são designações que se alteram consoante as geografias. Bok, mais usado nos Estados Unidos e pak na Europa.
Cultivada desde o século V na China, pensa-se que será um dos legumes mais antigos. Conhecida pela resistência ao frio e pela delicadeza das suas folhas, rapidamente se espalhou pelo norte da Europa. A riqueza da couve chinesa em nutrientes e vitaminas, as poucas calorias e o sabor suave, tornou-a frequente em sopas, pratos cozinhados a vapor e salteados.
Chef David Casaca, restaurante Art – Hotel Artsy Cascais
Para 4 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 35 min
Ingredientes
1 couve chinesa
Para o puré de cebola e amendoim:
5 cebolas
60g de amendoim torrado
Para o crispy chili oil:
100g de chalota
30g de alho laminado
200g de óleo
30g de cebolete laminado
10g de chili flakes
1 colher de sopa de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de molho de soja
2 cardamomos
1 pau de canela
1g de cominhos
40g de amendoim
Preparação
Couve chinesa: cortar a couve chinesa em "bifes" de cerca de dois dedos e meio de largura e grelhar dos dois lados temperando previamente com azeite e sal.
Puré´ de cebola: laminar a cebola fina e alourar em azeite até libertar quase toda a água. Nesta fase temperar de sal a gosto e cozinhar até a cebolada estar num tom caramelizado. Colocar a cebola no blender com o amendoim e triturar até obter um puré.
Crispy chili oil: laminar as chalotas finamente e fritar nos 200g de óleo. Depois de fritas retirar do óleo e colocar o cardamomo, o pau de canela e os cominhos e infusionar durante um minuto. Passar o óleo por um peneiro e deixar chegar aos 180 graus e, quando quente, despejar sobre os restantes ingredientes, exceto o vinagre e o molho de soja e voltar a juntar a chalota. Quando arrefecer temperar com o vinagre de arroz e o molho de soja
Finalização: colocar a couve grelhada no centro do prato, o puré´ de cebola por cima e regar tudo com o chili oil.
Do Tarelo Potion Licoroso, feito das uvas da zona da Criação Velha, no Pico, só foram feitas 300 garrafas.
Bok choi, pak choi, bai cai ou couve chinesa são designações que se alteram consoante as geografias. Bok, mais usado nos Estados Unidos e pak na Europa.
Em dezembro há quem comece a poda em muitas vinhas já despidas das suas folhas. As plantas continuam em dormência e não deixa de ser um mês de acalmia no que diz respeito à viticultura.
No restaurante do hotel The Lodge, em Vila Nova de Gaia, há muito vinho, uma vista linda para a cidade do Porto, almoços em família ao domingo e sobremesas misteriosas.