O italiano onde cada refeição é um acontecimento
Um bistrô que é um convite à partilha e às refeições sem pressa. É o dolce fare niente na sua versão mais deliciosa.

O novo italiano da cidade é virado para um dos largos mais bonitos de Lisboa, o Rafael Bordalo Pinheiro, uma luz de fazer inveja em qualquer estação do ano. Elegante sem exageros, despretensioso, mas com surpresas em cada prato, o Visconti tem um toque francês, influência dos proprietários, Guy-David Gharbi e Marc Laufer, que já têm outros restaurantes em Portugal e que são naturalmente fãs dos filmes do realizador Luchino Visconti.

Para os italianos, tal como para os portugueses, a comida é sempre um acontecimento, um tema de conversa, a melhor razão para prolongar a noite. E tudo neste novo restaurante serve esse delicioso propósito, da decoração, que mistura épocas e cores à simpática esplanada aos pratos para partilhar e lamber os dedos. Começamos então pelo princípio, o que num bom italiano tem de significar focaccia, aqui com alecrim, para molhar no maravilhoso azeite Marchesi de Frescobaldi Laudemio, que bem poderia acompanhar todo o nosso almoço, tal é a sua delicadeza. Segue-se uma pequena amostra das entradas, que tanto incluem uns belos Portobello com Parmigiano Reggiano, como um fresquíssimo carpaccio com alcaparras levemente estaladiças e guanciale, um bacon mais leve e não fumado servido por cima de uma focacia mais volumosa e para cortar à fatia. Há ainda Burrata e mozarela em diferentes versões, tábuas de queijos e charcutaria italiana.

A ideia é que se encontre aqui uma amostra do que se come em Itália, de norte a sul do país, por isso, para além dos ingredientes escolhidos a dedo, há pratos à medida de todas as expectativas – contemporâneos, mas com respeito pela tradição. Nas pizzas, escolheu-se o estilo napolitano e estão lá todos os clássicos, da Margherita à Primavera ou à Pugliese, sem esquecer as Calzoni (Clássica, Burrata e Truffa) enquanto as massas variam entre a Carbonara sem natas e o Pesto – sempre servidas al dente e sempre equilibradas e leves.
Provámos ainda uns viciantes gnocchi, ainda em fase de experiências, com guanciale e gema de ovo cozinhada a baixa temperatura, seguidos por um dos pratos do mar, um polvo tenro, acompanhado com linguini nero, simplicidade no seu melhor. Mas também existem opções de carne como o Entrecôte Toscano, para além dos inevitáveis risottos, dos cogumelos ao mar. A viagem por Itália continua nos doces, todos eles cor e textura, como o tiramisu, a pana cotta ou a mousse de doce de leite e promete um saboroso regresso: o restaurante começou a servir o tradicional aperitivo italiano, todos os dias entre as 17h e as 19h30. E que mais se pode pedir do que um copo de vinho e uma tábua de petiscos italianos para comer à janela?

O quê? Visconti Onde? Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 18, Lisboa Quando? Todos os dias das 12h00 às 00h. Reservas: 213 461 512

O restaurante com filas de espera de 50 metros
Pegue em dois franceses, junte comida italiana simples, acrescente uma decoração louca e terá a receita do restaurante mais cool do momento. O editor gastronómico do The Times junta-se à fila de espera.
Mercantina já entrega as melhores pizzas napolitanas em casa
O restaurante italiano lança uma carta especial para os serviços take-away e entrega ao domicílio.
Comer bem de norte a sul de Portugal
Esta é a nossa escolha e tanto pode encontrar o restaurante com estrela Michelin como a tasca de província. Lisboa e Porto ficam de fora – chamem-lhe discriminação gastronómica positiva.
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.