Neste desafio gastronómico são os seguidores que escolhem o menu
Designa-se “Quarantine Challenge” e é a mais recente proposta dos restaurantes The Art Gate e Oficio. O palco para este desafio são as contas de Instagram de cada espaço, pelo que todas as segundas são os seguidores que decidem a ementa para a semana. Perceba como.

Convenhamos, em pleno segundo confinamento – sabe-se lá até quando – a disposição da população não anda nos píncaros e esgotam-se as formas de entretenimento em casa. Por outro lado, há setores da economia, como o da restauração, que se têm multiplicado nas ideias mais inovadoras para dar a volta à situação.
Das opções de take away às entregas em casa, passando pela abertura de pop-ups, sem esquecer os showcookings ou aulas de culinária online, a criatividade é desmesurada.
Tal como vêm provar os restaurantes The Art Gate, dedicado ao fine dining, e Ofício, de cozinha tradicional moderna, agora unidos em parceria num desafio difícil de recusar, o Quarentine Challenge
Todas as segundas-feiras, as contas de Instagram dos dois restaurantes lançam uma série de questões aos seguidores, que podem ter a ver com ingredientes ou métodos de confeção. As respostas, por sua vez, irão direcionar a confeção dos pratos, delineando o menu para essa semana.
Depois, no dia seguinte, terça-feira, o menu é finalmente revelado, também através das redes sociais. A seguir é entrar na última parte do desafio e deliciar-se com as iguarias preparadas. Pode fazer as encomendas até quinta ao final do dia, para receber em casa ainda sexta ou sexta atá ao final do dia para receber refeições sábado e domingo. As entregas realizam-se a tempo dos jantares de sexta à noite ou aos almoços e jantares do fim de semana.
Os dois restaurantes têm como chef executivo Hugo Candeias e o desafio já começou, por isso fique atento. Dos ingredientes até agora mais populares destacam-se as acelgas, a garoupa ou o rabo de boi e entre os pratos já eleitos estão o arroz de forno à antiga com carnes de fumeiro ou as ribs picantes. Nas sobremesas destaca-se até agora tarte de queijo estilo Basco e a carta de vinhos jamais fica de fora, sendo alterada semanalmente, tal como cada desafio. Preparado para entrar no jogo?
Pratos de chef em casa? Esta nova app só entrega restaurantes de topo
Já imaginou finalizar o seu próprio prato, com indicações do chef, em sua casa? É esta a proposta da Volup, um serviço de entregas premium que reúne restaurantes como O Frade, Tasca da Esquina, Eleven e Kanazawa.
“O futuro está servido”: o gadget que faz o jantar e limpa a cozinha
A afirmação é da Moley Robotics, empresa que criou o equipamento tecnológico mais desejável para o novo ano. Mas prepare-se monetariamente, é que ter um chef de cozinha particular, que por acaso também é um robot, não é para todos.
7 ideias para se distrair durante o confinamento
Saiba como tirar partido do período de tempo passado em casa — seja sozinho ou em família. Há opções para todos os gostos e feitios, para que o aborrecimento não leve a melhor.
Chef Bertílio Gomes recria A Última Ceia
O chef da Taberna Albricoque, em Lisboa, baseou-se em textos bíblicos para conseguir chegar à ementa perfeita desta versão da Última Ceia, que pode chegar a nossa casa com um só clique, numa parceria com o canal História.
Este mês há vários destaques, desde logo para dois vinhos da mesma região, ambos com história e tradição. No Douro há um novo rosé para estar atento e dois tintos clássicos do Alentejo e Lisboa.
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
No próximo dia 25 de abril, o restaurante de Portimão, organiza um jantar a quatro mãos que cruza sabores e técnicas de dois continentes. João Oliveira, chef residente, convida Álvaro Clavijo, do restaurante El Chato, na Colômbia, para uma noite de excelência, mas também de descoberta e aprendizagem.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.