Longevity: o cinco estrelas que alia a medicina preventiva ao descanso
O Longevity Health & Wellness Hotel, em Portimão, propõe-nos um tipo de descanso diferente. Ao mesmo tempo que relaxamos, uma equipa de profissionais ajuda-nos a encontrar soluções para um estilo de vida melhor, com base na nossas informações genéticas.
Sabemos que Portugal é procurado pelo seu clima ameno, praias idílicas e iguarias tradicionais, principalmente nos meses mais quentes. Porém, o caso muda um pouco quando o assunto é o turismo médico, com fãs ao longo dos 365 dias do ano. Visitámos o Longevity Health & Wellness Hotel em Alvor, uma vila pitoresca no sul do país, para experienciar em primeira mão os seus benefícios.
Esta vertente turística foca-se na saúde física e mental do indivíduo, tendo assim uma componente médica muito forte na sua base, com consultas, avaliações e tratamentos centrados em cinco pilares: medicina preventiva, holística, integrativa, regenerativa e personalizada. Como dita a expressão popular, estamos simplesmente a juntar o útil ao agradável. Enquanto desfrutamos do merecido descanso, tomamos conta de nós a um nível mais profundo, algo que é muitas vezes descurado em prol de outras questões que pensamos mais urgentes.
O Longevity especializa-se em combater o que afirma ser um dos maiores desafios que a sociedade moderna enfrenta - a inflammaging, um tipo de inflamação crónica de baixo grau que, devido à sua fraca manifestação de sintomas, passa despercebida e piora com o passar do tempo. Inflamações que se alimentam de males comuns, como comida processada, stress, falta de exercício e privação de sono, e que contribuem para um sistema imunitário enfraquecido. Os possíveis resultados são conhecidos. Pensemos em cancro, diabetes ou doenças cardíacas, por exemplo.
Consultas médicas e smoothies verdes
No cinco estrelas, os programas e pacotes disponíveis variam entre as duas e as 28 noites de estada. E embora se trate de um hotel de luxo, a sua decoração em tons creme e branco faz lembrar longos passeios pela praia, numa fusão entre elegância e conforto, e o estilo tropical zen. O pôr do sol visto do terceiro andar - onde fica um dos restaurantes e a piscina - é de cortar a respiração - com o céu pintado de laranja e cor-de-rosa.
O nosso programa começou com uma série de check ups. Ainda em jejum, começámos o dia com análises ao sangue, medição da tensão, eletrocardiograma ao coração e um mineralograma, que avalia a quantidade de metais pesados e minerais no corpo. Testes realizados, seguimos para uma avaliação biofísica. Com apenas algumas perguntas sobre o nosso estilo de vida e poucos minutos numa balança tecnológica, ficámos a saber tudo sobre a nossa composição corporal, mesmo o que preferiamos não saber: peso, altura, índice de massa corporal, gordura visceral, idade metabólica, entre outros parâmetros.
Faltavam algumas horas para o meio-dia, e a fome começava a dar sinais. Mas, antes disso, fomos conhecer Ricardo Rosa, eleito pela revista Condé Nast Traveler como um dos 19 melhores terapeutas e healers mundiais e o principal fisioterapeuta e osteopata do Longevity, para uma avaliação de disfunções vertebrais, que permite analisar a compensação muscular na coluna vertebral.
Por outras palavras, descobrimos se estamos bem que toca à nossa postura e mobilidade em geral, como nos disse o médico. O processo é simples e rápido, com recurso à palpação mas também da tecnologia.
Através de um exame Surface sEMG (eletromiografia de superfície), obtemos informação sobre os níveis da atividade elétrica que é gerada quando os músculos contraem, contribuindo para uma melhor compreensão do sistema muscular do paciente. No nosso caso, o exame foi feito com o sistema sEMG MyoVision, com base num pequeno scanner de mão (que utiliza a mesma tecnologia de uma máquina ECG). O diagnóstico não foi totalmente positivo, apesar de não ser uma surpresa. As longas horas passadas ao computador revelavam-se agora em forma de barras vermelhas (mau sinal) no gráfico e em dores de coluna.
Como que para desanuviar, tivemos finalmente direito ao pequeno-almoço, com mandava o programa - um smoothie proteíco verde, que sabia melhor do que o seu aspeto - e a um tratamento de detox intensivo. Uma sessão de trinta minutos de Iyashi Dôme equivale a uma corrida de vinte quilómetros e elimina cerca de 600 calorias. Permite ainda a expulsão de toxinas e metais pesados do organismo, ajuda na redução da celulite, melhora a elasticidade da pele e tem um efeito relaxante nos músculos. Uma tecnologia de ponta japonesa, cuja ação é feita através de raios infravermelhos.
Depois do almoço - a única refeição sólida do dia - conversámos um pouco com Joana Santos, diretora clínica nas clínicas Longevity em Portugal, que nos explicou em pormenor os resultados das análises realizadas de manhã. É impressionante como uma minúscula amostra de ADN transforma os nossos segredos num livro aberto para todos lerem. O relatório que nos é entregue não menciona apenas os metais pesados, os minerais ou as vitaminas que temos a mais ou menos, mas também indica o nosso stress oxidativo, a saúde da pele, unhas e cabelo e até da nossa digestão. Impressionante.
Depois da saúde, lazer!
A estada no cinco estrelas não estaria completa sem conhecermos o spa e o vasto leque de massagens que oferece. Situado numa das pontas do hotel, a área dedicada ao spa tem um tamanho confortável, sem chegar a extremos.
Isto porque não se trata da principal componente do hotel, antes um complemento. Recomendamos um mergulho prolongado na piscina aquecida com jatos, uma massagem anti-stress, a esfoliação com sal dos Himalaias e spirulina e ainda uma sessão de terapia de argila. Oitenta minutos numa sala escura, puro prazer.
Onde? Rua Galo Louro 201, 8500-322, Portimão. Reservas através de 282 248 890 ou reservations@longevityalvor.com.
Esta posição de ioga ajuda a eliminar a ansiedade e as insónias
A circulação sanguínea é decisiva para o bom funcionamento mental e corporal. A postura "Viparita Karani", quando praticada todos os dias, pode ajudar a manter esse bem estar, tal como diminuir sintomas de stress.
Portugal eleito "destino tendência" para 2023
As ilhas portuguesas têm despertado o interesse dos utilizadores espanhóis e britânicos da plataforma de viagens Skyscanner, uma vez que estão entre os destinos com um maior aumento de pesquisas.
Fjällräven Polar, a famosa expedição ao Ártico está de regresso em 2024
A competição de cães mais exigente do mundo, na região do Alasca, reunirá 20 pessoas de todo o mundo numa expedição de 300km em trenós pela tundra ártica da Escandinávia, entre os dias 2 e 8 de abril do próximo ano.
De Dubai a Bali. 5 dos melhores hotéis do mundo para escapadelas de fim de ano
Tem férias marcadas para a alturas das festas, mas não sabe para onde ir? Talvez estas sugestões sejam o que estava à procura.
De estábulos de camelos a menus de almofadas. Como são 5 dos mais luxuosos hotéis na Ásia?
Os leitores da Condé Nast Traveler elegeram os melhores hotéis do mundo nos Readers' Choice Awards. Um ponto em comum? Além de estarem na Ásia, todos têm disponíveis excentricidades, à medida de um hotel de luxo.
Há 3 coisas a fazer de manhã para sermos mais saudáveis, diz um neurocientista
Sente cansaço, falta de motivação e mau humor durante o dia? A fórmula para mudar estes sentimentos pode estar na sua rotina matinal, como explica este médico especialista.
Duches de água fria. Benéficos para a saúde ou mito urbano?
É um dos temas tendência na comunidade científica, dado a sua ligação profunda com a saúde, tanto física como mental. E agora que está mais calor, questionamo-nos sobre ele.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
A marca francesa abriu um novo espaço com a cozinha chefiada por Cyril Lignac.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
Bodegas de Los Herederos de Marqués de Riscal, na região de Rioja, em Espanha, recebeu o prémio de melhor vinha do mundo, e conta com um hotel desenhado por Frank Gehry.