Eleitos os melhores cruzeiros de 2024, do luxo à expedição
Os prémios Best in Cruise 2024, da responsabilidade da Cruise Critic, são uma ajuda valiosa para quem se quer aventurar pelos mares, mas não sabe bem que navio ou itinerário escolher, selecionando os melhores nas categorias de luxo, expedição, fluvial e cruzeiro convencional.

Para quem nunca fez umas férias num cruzeiro, saber que navio ou companhia de navegação escolher pode parecer uma tarefa demasiado complexa. Certamente mais difícil do que escolher um hotel. Afinal, um resort no meio do mar não configura grande possibilidade de escapatória. Uma boa ideia é seguir opiniões de amigos e familiares. Ler e informar-se antes de gastar o seu dinheiro é sempre a melhor ideia de todas, e pode usar também os prémios Best in Cruise 2024 – literalmente, O Melhor Cruzeiro 2024 – para guiar a sua escolha. Pela primeira vez, estes prémios anuais da Cruise Critic são baseados não só em classificações de especialistas, mas também em avaliações de consumidores. O galardão abrange cruzeiros convencionais, fluviais, de luxo e de expedição.
As escolhas dos consumidores:
Melhor cruzeiro de luxo – nesta categoria, a escolha dos viajantes habituados a luxos náuticos recaiu sobre a companhia de navegação Crystal Cruises e sobre os seus dois navios: Crystal Symphony e Crystal Serenity.
Melhor cruzeiro de expedição – a Viking Cruises, com os seus dois navios Viking Octantis e Viking Polaris, abarbata o lugar de top desta categoria.
Melhor cruzeiro fluvial – aqui a vencedora foi a Avalon Waterways, com navios a operar na Europa, na Índia, no Sudoeste Asiático, na China e na América do Sul.
Melhor cruzeiro convencional – nem demasiado luxuoso e sem as especificidades da expedição, este é o patamar inicial dos cruzeiros, aquele que a maioria das pessoas experimenta antes de saltar para opções de nicho. A escolha recaiu sobre Margaritaville at Sea, com os dois navios, Paradise e Islander, que partem, respetivamente, de Palm Beach e de Tampa, nos Estados Unidos, rumo ao México e às Caraíbas.

As escolhas dos especialistas:
Melhor cruzeiro de luxo – para os críticos especializados, a Explora Journeys, com os seus dois navios Explora I e Explora II – o Explora III está a caminho –, tem as mais luxuosas viagens de cruzeiro. Quanto ao melhor navio de luxo que se fez ao mar em 2024 – ou seja, ainda a cheirar a tinta fresca –, um prémio atribuído exclusivamente pelos críticos, a escolha recaiu sobre o Ilma, um iate da Ritz-Carlton Yacht Collection.
Melhor cruzeiro de expedição – para os especialistas, a melhor companhia de navegação para fazer este tipo de viagem é a National Geographic-Lindblad Expeditions, com a sua respeitável frota de 20 navios, incluindo dois veleiros. Esta companhia organiza expedições por todo o mundo, incluindo à Antártida, à Patagónia, à Islândia, à Gronelândia, ao Egipto, às Galápagos, à Amazónia, ao Vietname, entre muitos outros destinos. No entanto, no que toca a itinerários, os críticos consideram que os melhores são da companhia de navegação Ponant. Com expedições a destinos polares, tropicais e subtropicais, da Antártida à Papua Nova Guiné, a Ponant leva os seus viajantes aos poucos locais que ainda permanecem intocados.
Melhor cruzeiro fluvial – o prémio desta categoria foi para a AmaWaterways. Esta companhia de navegação opera cruzeiros fluviais por toda a Europa, incluindo em Portugal, bem como em África, no rio Chobe, que atravessa o Botswana, a Namíbia, a África do Sul, o Zimbabué e a Tanzânia; ou no Egipto, através do rio Nilo; na Colômbia percorre o rio Magdalena; e na Ásia percorre o Mekong, que atravessa o Vietnam e o Cambodja; entre outros itinerários. Quanto ao melhor navio de cruzeiro fluvial lançado às água este ano, os críticos atribuem o prémio, em ex aequo, a dois navios: o Viking Hathor e o Viking Sobek, que navegam no Nilo.
Melhor cruzeiro convencional – aqui, os prémio subdividem-se em três categorias, com a Royal Caribbean a receber o prémio de companhia de navegação com melhores ofertas de cruzeiros convencionais; o navio Icon of the Seas – da Royal Caribbean –, recebeu o prémio de melhor novo navio; por último, na categoria de melhor rácio preço qualidade, a preferência dos críticos vai para a companhia de navegação Carnival Cruise Line.
Embarcámos no Costa Fascinosa - sem sair de Lisboa
Das tendências do turismo de cruzeiros aos nómadas digitais e Elon Musk; dos menus Michelin a um complexo plano de sustentabilidade – o dia foi longo.
Locke de Santa Joana vence prémio Wallpaper para melhor abertura do ano
Tem 370 suítes, quartos e apartamentos e fica a curta distância do Marquês de Pombal, em Lisboa. Para a revista Wallpaper, este hotel que nasceu nas ruínas do Convento de Santa Joana, é um dos destaques de 2024.
Silenseas. O maior veleiro do mundo será amigo do ambiente
O luxuoso navio de 220 metros de comprimento terá mais do que uma piscina, vários restaurantes e capacidade para ser a "casa flutuante" de 120 passageiros.
World Traveller, o cruzeiro de luxo com destino à Antártida
Quem diria que um navio concebido para viagens longínquas e de difícil navegação poderia ser tão luxuoso, confortável e com uma forte componente sustentável?
Costa Firenze, o cruzeiro de sonho cujo interior se inspira em Florença
Inspirado no renascimento florentino, este navio frota é o sonho de qualquer amante de cruzeiros românticos.
Meditar, rejuvenescer e descansar, eis a proposta do Vermelho Melides Hotel que, entre 6 e 9 de abril, recebe a segunda edição de um retiro que convida à desaceleração e ao equilíbrio mental.
Dos grandes clássicos às versões pop-up, para quem gosta de panquecas ou comida indiana, para veggies ou celíacos, estes são os melhores spots da cidade para experimentar uma refeição que vale por duas.
Inclusão é a palavra de ordem na nova unidade hoteleira do Porto, cuja fachada esconde um rooftop com piscina panorâmica do qual não vai querer sair. Conta ainda com uma programação eclética e uma atmosfera vibrante que estimula a criatividade.
O ranking do Leading Courses posiciona o Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort entre os melhores resorts da Europa. Os seus dois campos de golfe, Praia D’El Rey Golf Course e o West Cliffs Golf Course, foram o grande destaque e este resort passa a ser o melhor classificado em Portugal.