A nova vida do Mercado do Bom Sucesso, no Porto
Paragem obrigatória para locais e turistas, o Mercado do Bom Sucesso, no Porto, renova-se sem perder o charme de antigamente. E tem muitas novidades para descobrir.
Lojas e restaurantes, espaços exteriores remodelados e uma nova área de lazer e de espetáculos. O novo capítulo do Mercado do Bom Sucesso, uma parceria entre a Mercado Prime e a Sonae Serra, foi pensado para ser vivido ao máximo pelos seus visitantes. Desenvolvida em duas fases, a renovação pretende devolver a tradição a um dos mais emblemáticos edifícios do Porto.
"A requalificação teve como premissas manter a tipologia e herança que caracteriza o espaço e implementar melhorias de imagem, de funcionamento e de oferta comercial. O objetivo foi sempre respeitar e honrar a base arquitetónica deste espaço icónico, criado em 1952 pela ARS Arquitectos, e classificado, em 2011, como Monumento de Interesse Público", conta à MUST Marco Massano, diretor do Mercado. A primeira fase de intervenção acontece no piso térreo com a reformulação das antigas bancas de alimentação, a implementação de novas zonas para sentar, palco para eventos, showcookings e apresentações, um espaço exterior renovado (capacidade para 238 lugares) e a abertura de um supermercado. A segunda fase, no piso 1, foca-se na criação de um espaço de fine dining.
A renovação, que esteve a cargo da Reify., empresa de arquitetura, engenharia, planeamento e gestão de projetos, preservou a identidade do espaço e recriou o conceito de atendimento personalizado de mercado. O resultado encontra-se à vista nos azulejos feito à mão, no mármore lioz das bancadas e mesas, nas tonalidades suaves do local e nos candeeiros feitos com tradicionais raspadores. "O conceito e design do projeto pretende reforçar os valores do ambiente que remete para as mercearias e lojas tradicionais, e inclui elementos como as antigas leiteiras e sacos de serapilheira, peças em cerâmica e cestaria, brinquedos antigos, entre outros", explica ainda Massano.
Mas as novidades não ficam por aqui. "O Mercado Bom Sucesso tem adicionado aos lojistas já residentes muitas novidades, de uma forma faseada. É o caso do Shibui Sushi, sushi de fusão, ou o Natural Crave, comida saudável servida em bowls ou wraps". Ao todo, são 40 lojas e restaurantes que o levam numa viagem gastronómica, de comida asiática a sabores do mar. "Todos os espaços formam uma oferta diversificada e atual que responde às diferentes necessidades dos visitantes. Para os locais, essa é a grande mais valia do Mercado Bom Sucesso, a possibilidade de encontrar num único espaço resposta para as diferentes gulas diárias ou mesmo, entre um grupo de amigos, poder escolher refeições de bancas diferentes. Porém, o Mercado Bom Sucesso é também uma representação da cidade onde se insere, o Porto, com presença das francesinhas da mítica casa Lado B; os chocolates Arcádia, fundada pela família Bastos em 1933; ou os gelados artesanais da Neveiros, fundada na cidade em 1950".
Já os turistas encontram ali uma "pequena amostra de tradições do resto do país, como os famosos jesuítas, o bolo do caco, o pastel de nata ou o leitão da Bairrada.
Com capacidade para 299 pessoas no interior, o Mercado do Bom Sucesso fica junto à Rotunda da Boavista, e é também a morada do Hotel da Música e da Fundação Manuel António da Mota, com a qual está a colaborar para desenhar uma programação cultural.
Descobrir Portugal à mesa
Pensar que os melhores restaurantes se localizam unicamente nas metrópoles é cair num engodo dispensável. A MUST foi conhecer três lugares de exceção, com cozinha de autor. Começando no Ribatejo, passando pela Costa Vicentina e terminando na capital Algarvia, descentralizar é o mote desta peça gastronómica.
Surf & brunch. O duo perfeito, na Costa da Caparica
Fazer uma aula de surf no Dr. Bernard, na Costa da Caparica, seguida de um brunch delicioso no Palms Blitz. Haverá plano mais perfeito para o fim de semana?
JNcQUOI cria menus exclusivos dedicados à trufa
Os pratos criados especialmente para a semana temática estarão disponíveis no JNcQUOI Avenida e no JNcQUOI Asia, de 10 a 17 de novembro.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
A marca francesa abriu um novo espaço com a cozinha chefiada por Cyril Lignac.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
Bodegas de Los Herederos de Marqués de Riscal, na região de Rioja, em Espanha, recebeu o prémio de melhor vinha do mundo, e conta com um hotel desenhado por Frank Gehry.