O que fazer ao belo Ferrari Monza? A Novitec responde assim!
Preparadora alemã transformou dois dos Ferrari mais especiais das últimas décadas.
Os Ferrari Monza SP1 e SP2 são duas das criações mais elegantes que deixaram as instalações de Maranello nas últimas décadas. Pioneiros da série especial Icona, estes dois modelos foram buscar inspiração aos Ferrari de competição mais icónicos dos anos 50 e fazem referência a modelos como o 166 MM ou o 750 Monza.
Com uma produção limitada a apenas 200 unidades (divididos por SP1 e SP2), o Ferrari Monza é um modelo altamente exclusivo e que muitos coleccionadores estariam dispostos a pagar vários milhões para o garantir. Mas se para a maioria dos fãs da marca do Cavallino Rampante este é um automóvel de sonho, para a Novitec, conhecida preparadora alemã, é apenas a base do que poderia ser um modelo ainda mais espectacular.
Habituada a transformar modelos da Ferrari, Lamborghini e McLaren, esta casa de tuning germânica lançou-se a um dos modelos mais exclusivos que alguma vez trabalhou e criou algo ainda mais fantástico.
Do ponto de vista estético, e respeitando o incrível trabalho do centro de design da Ferrari, a Novitec limitou-se a instalar novas jantes Vossen de 21’’ para o eixo dianteiro e 22’’ para o eixo traseiro e uma suspensão que reduz a altura ao solo em 35 mm.
Assim, as maiores alterações aconteceram no departamento mecânico, com a Novitec a conseguir retirar mais 34 cv e 61 Nm ao bloco V12 atmosférico de 6.5 litros que equipa estes dois modelos. De série este motor – que também equipa o Ferrari 812 Superfast – produz 810 cv e 719 Nm. Agora, e depois de passar pelo tratamento especial da Novitec, chega aos 844 cv e 780 Nm. Este aumento de potência foi conseguido graças a vários ajustes no motor e a um novo sistema de escape banhado a ouro que ajuda a dissipar o calor de forma mais eficiente.
Estes números fazem com que os Monza SP1 e SP2 sejam agora capazes de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos (contra os 2,9 segundos das versões de série) e passar dos 300 km/h de velocidade máxima, ainda que o número final não tenha sido divulgado.
Seja como for, e ao contrário do que muitos podiam imaginar, os Monza ficaram ainda mais especiais graças a este "tempero" de sal e pimenta da Novitec. Resta agora saber quanto custam estas modificações, algo que não será certamente um problema para os proprietários de um modelo cujo valor no mercado de usados já superou os 2 milhões de euros.
Diretor artístico da Louis Vuitton desenhou Mercedes Classe G de corridas
Chama-se “Project Geländewagen” e parece um Mercedes-Benz Classe G de competição. Mas não é nada disso. É, isso sim, uma obra de arte feita por Virgil Abloh, Diretor Artístico Masculino da Louis Vuitton e Fundador da Off-White.
Flying Spur V8 é o novo trunfo da Bentley
O V8 é carro que se junta à gama Flying Spur da Bentley. O carro conta com 550 cavalos e 770 de binário.
O novo melhor amigo do homem é um carro
Recheado de tecnologia inovadora, o Mercedes-Benz Classe S W223 consegue fazer um pouco de tudo, inclusive conduzir-se a si mesmo.
É possível ter um Ferrari por 400 euros? Desta forma...
O sonho de qualquer entusiasta de automóveis foi tornado realidade: ser proprietário de um Ferrari Daytona SP3 por €400. Este em particular tem um cariz emblemático e é perfeito para quem tem alma de coleccionador.
Será este o carro mais sexy do mundo?
Foi a coqueluche de celebridades, entre as quais Steve McQueen, George Best ou Brigitte Bardot. Sabe de que carro falamos?
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.
O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.
Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.