Novo Aston Martin é o mais rápido de sempre… a encolher a capota
O roadster Aston Martin Vantage 2021 apresenta um novo recorde mundial de velocidade mas não no que se espera de um desportivo.
O novo máximo de sempre refere-se ao tempo necessário para encolher a capota: 6,7 segundos.
A fabricante refere que o tempo para o descapotável abrir ou fechar a cobertura é metade do que o padrão da indústria, que se cifra em aproximadamente 14 segundos. Por exemplo, o BMW i8 demora 15 segundos, o Porsche 911 leva 12 segundos e mesmo o Ford Mustang é mais lento, demorando sete segundos. E o atual Aston Martin DB11 Volante demora 14 segundos.
Um porta-voz da empresa refere ainda que a abertura ou fecho da cobertura naquele tempo pode ser feito com o veículo a circular em qualquer velocidade até aos 50 km/hora.
Mas não é apenas na capota que o novo roadster brilha. A capacidade de aceleração dos zero aos 100 km/hora é de 3,7 segundos.
E, muito provavelmente, o Vantage 2021 deverá figurar num próximo filme de 007, sendo a Aston Martin a marca de eleição do agente secreto mais famoso do mundo.
O preço inicial do Vantage roadster nos EUA é de 161 mil dólares (cerca de 149 mil euros), mas com as configurações e opções personalizadas que os clientes normalmente solicitam o seu preço final deverá ser muito superior.
Em janeiro, Lawrence Stroll, milionário canadiano e proprietário da equipa de Fórmula 1 Racing Point F1, que se passará a designar Aston Martin F1 a partir de 2021, ajudou a uma injeção de quase 600 milhões de euros na Aston Martin, dos quais 216 milhões provêm da aquisição por Stroll de uma participação de 16% no capital da fabricante. Stroll vai assumir a presidência executiva da Aston Martin.
Novo concessionário da Bugatti em Paris não está aberto ao público
Para o visitar é necessário marcar a visita com antecedência, para que possa ver de perto os cantos de um dos stands mais prestigiados do mundo.
Os automóveis mais bonitos do mundo em leilão
Em fevereiro todos os caminhos vão dar a Paris, transformando a Cidade Luz na capital mundial do automóvel.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.
O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.
Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.