Liguem os motores! Vão começar as 24 horas de Daytona, a prova de resistência mais espetacular dos Estados Unidos
A Rolex 24 em Daytona é a prova de resistência mais importante do outro lado do Atlântico, e começa com três portugueses na grelha de partida.
De sábado a domingo, do nascer ao pôr do sol, durante duas voltas completas ao mostrador de um relógio, máquinas e pilotos serão levados ao limite nas 24 horas de Daytona, a prova de resistência mais espetacular dos Estados Unidos.
Na grelha de partida do famoso circuito oval da Florida não faltam campeões e ex-campeões do Campeonato de Resistência, da Nascar, IndyCar ou Fórmula 1, todos em busca da glória americana. As nossas preferências, no entanto, recaem sobre os três portugueses presentes: Filipe Albuquerque, João Barbosa e Guilherme de Oliveira. Guilherme chega aqui após o segundo lugar no circuito europeu da Le Mans Series, ao passo que João Barbosa é já um veterano nestas andanças, tendo vencido a prova por quatro vezes (três na classe rainha). Vão ambos competir em LMP3 e, portanto, sem hipóteses de lutar pelo primeiro lugar da geral, ao contrário de Filipe Albuquerque, que surge ao lado de Ricky Taylor (com quem aqui venceu em 2021), Louis Deletraz e Brendon Hartley (vencedor de três das últimas seis edições das 24 horas de Le Mans). A equipa vai pilotar o novíssimo Acurra LMDh, carro que estreia, também, uma nova classe no circuito.
Os LMDh, de Le Mans Daytona hybrid, surgem após muitos anos de discussões entre o Automobile Club de l'Ouest, de Le Mans, e a International Motor Sports Association, que representa Daytona, no sentido de criarem uma classe reconhecida por ambos os campeonatos de resistência, europeu e americano. Este acordo transatlântico levou já ao regresso da BMW e da Porsche ao topo do circuito, juntando-se também a Acura, onde corre Filipe Albuquerque, e a Cadillac. Em breve terão ainda a companhia da Alpine e da Lamborghini. A edição deste ano das Rolex 24 Horas de Daytona oferece, por isso, o interesse acrescido de permitir acompanhar a estreia da uma nova classe principal nos campeonatos de resistência.
Não restam muitas dúvidas que Daytona e Le Mans são as duas provas rainhas da resistência, e as mais antigas do circuito. Le Mans celebra este ano um século de existência, ao passo que Daytona comemorou as 60 edições em 2022. Facto curioso, a Rolex está associada a ambas as provas, dando inclusivamente o nome à prova americana. Será esta, também, a parceria mais antiga da marca de relógios suíça, que remonta à década de 1960 e levou mesmo à criação da famosa coleção Daytona, claramente entre os relógios mais procurados em todo o mundo. Antes ainda, a Rolex tinha patrocinado a (bem-sucedida) tentativa de Sir Malcolm Campbell bater o recorde mundial de velocidade, no areal de Daytona em 1935. A ligação, portanto, é ainda mais longa, e poderia ter estado na génese de algo ainda mais importante para nós, portugueses: cinco anos depois de ter quebrado o recorde mundial em Daytona, Malcolm Campbell visitou o nosso país com a intenção de estabelecer na Europa um circuito paralelo à Daytona da Florida. O local escolhido foi a Costa da Caparica, mas a ideia nunca chegou a pegar… Ou estaríamos agora a falar das 24 horas da Caparica.
Rolex celebra 10 temporadas como relógio oficial da Fórmula 1
E porque duas notícias boas são melhores do que apenas uma, relembramos que a primeira corrida do campeonato de Fórmula 1 FIA 2022 realiza-se a 20 de março.
Filme sobre a vida de Lamborghini chega aos cinemas portugueses
Galardoado pela Academia com o Óscar de Melhor Roteiro Original com o filme “Colisão”, o realizador Bobby Moresco regressa com o filme Lamborghini: O Homem Por Detrás da Lenda.
Rolex 24 Horas de Daytona. A corrida de resistência mais esperada do ano arranca este fim de semana
A Rolex sempre promoveu e salvaguardou o património das corridas de automóveis, e este ano não é diferente. De 29 e 30 de janeiro, a prova de 24 horas acontece na Daytona International Speedway, nos Estados Unidos e conta com o apoio da fabricante de relógios suíça.
Fiat Uno, um quarentão que ficou na história
Lançado em inícios de 1983, o Fiat Uno assegurou a transição entre o histórico 127 e o (ainda) atual Punto. Foi Carro do Ano em 1984, manteve-se no mercado europeu até 1995 e em produção no Brasil até 2014, e dele foram produzidas quase nove milhões de unidades.
Portugal, a Fórmula 1, Sir Jackie Stewart, a Rolex e os recordes: uma história de emoções e velocidade
Lewis Hamilton ganhou outra vez e o público nas bancadas não respeitou o distanciamento social, mas parece que os pilotos adoraram o nosso Grande Prémio. O primeiro em mais de 20 anos.
24 Horas de Le Mans 2023, a edição do centenário
Às 15 horas de sábado passado, o basquetebolista Lebron James (sim, esse) deu a partida para as 24 Horas de Le Mans. Aqui fica um breve guia com tudo o que precisa saber sobre a mais importante corrida de resistência do mundo.
Michael Fassbender: a estrela de Hollywood que adora as 24 Horas de Le Mans
O ator, que vive em Lisboa com a mulher, a também atriz Alicia Vikander, prepara-se para levar a sua paixão por carros mais longe.
É possível obter um dos 10 modelos funcionais do carro pensado pelo realizador Christopher Nolan - num orçamento adequado ao de Bruce Wayne.
Não exatamente. Uma marca chinesa, sim, mas especializada em veículos elétricos dirigidos ao setor premium. E que visa, direta e desavergonhadamente, a Tesla de Mr. Elon Musk. Conseguirá batê-la? As primeiras impressões são muito promissoras.
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.