Changan Uni-K: a versão do Porsche Cayenne Coupé que custa pouco mais de 23 mil euros
Depois do Uni-T e Uni-V, a fabricante de automóveis Changan Automobile cria mais um modelo inspirado nos veículos de luxo europeus, a um preço imbatível.
Um novo Porsche Cayenne Coupé? Não exatamente. A marca chinesa Changan Automobile tem um novo SUV inspirado no modelo alemão mas, ao contrário do Coupé, o Changan Uni-K apresenta um preço bem mais apetecível.
Aliás, a filosofia por trás da mais recente criação da marca é essa mesma: um visual europeu acompanhado por preços orientais mais convidativos. Apresentado no Salão Automóvel de Guangzhou, na China, no ano passado, o Uni-K já se encontra à venda nos concessionários chineses por 23 mil euros, 80% mais barato que o modelo da Porsche em que se inspira.
Relativamente às características, o SUV é um pouco mais curto, mais estreito e mais alto que o seu rival alemão. Mede 4.865 mm de comprimento, 1.948 mm de largura e 1.700 mm de altura.
Embora o exterior mantenha algumas semelhanças com o automóvel original, o interior já é outra conversa. Enquanto o Cayenne Coupé tem um bloco de seis cilindros de 3,0 litros com 340 CV de potência, o Uni-K tem apenas um bloco de quatro cilindros de 2,0 litros com potência de 232 cavalos.
Tantos os puxadores retráteis e a grelha do motor como as luzes de nevoeiro LED, desenhadas com uma estrela de três pontas, estão em harmonia com o anterior lançamento da marca, Vision V.
Conta também com uma caixa automática de oito velocidades, permitindo alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h, e ainda sistema de tração às quatro rodas.
Changan Uni-K é o terceiro da linha Uni da fabricante de automóveis, criadora dos modelos Uni-T e Uni-V.
Sabe de quem são os iates mais caros do mundo?
Ter um iate é um símbolo de estatuto e poder económico mas a verdade é que só uma pequena parte da população mundial se pode dar a tal luxo. A MUST reuniu alguns dos `barcos´ mais caros do mundo.
Também tu, Bru... Mercedes?
Ainda os ecos da profissão de fé da Stellantis não se tinham dissipado e já a poderosa Mercedes-Benz vinha a terreiro comprometer-se a ser um fabricante completamente eletrificado. E, tal como JFK havia prometido ir à Lua antes do final da década, também a marca alemã aponta 2030 como o limiar da sua nova existência 100% elétrica. Naqueles mercados em que as condições o permitam, claro.
'Quo vadis, Stellantis?' O futuro do grupo automóvel liderado por um português
A Stellantis vai para a eletrificação e em força! Com nome de nave espacial e um português ao leme, o sexto maior grupo automóvel mundial fez há duas semanas esta grande profissão de fé: o futuro é elétrico! Mas o que significa isto para marcas tão díspares como Fiat e Dodge, Peugeot e Jeep, Opel e Chrysler?
Com uma relação estabelecida desde 2020, este é o quarto automóvel personalizado pela marca de moda nova-iorquina.
Provavelmente. Mas tal como com a cerveja, um automóvel deve ser experimentado para se determinar se sim ou sopas. Foi o que fomos fazer ali à Califórnia.
Uma vez que são construídos à mão, fazer uma estimativa do valor dos automóveis mais velozes do mundo não é fácil. Mas prometemos tentar.
É possível obter um dos 10 modelos funcionais do carro pensado pelo realizador Christopher Nolan - num orçamento adequado ao de Bruce Wayne.