Quando a arte entra casa adentro
Para a sua nova colaboração criativa, a Ikea Art Collection aliou-se a cinco artistas de vários pontos do globo para criar peças exclusivas, acessíveis e intemporais. Entrevistámos o artista alemão Stefan Marx, que desenhou uma jarra e uma manta.
A apresentação desta novidade decorreu de forma virtual, com a presença do líder criativo da IKEA, Henrik Mos, que introduziu a linha peça a peça e artista a artista. Em exclusivo para a MUST, o artista Stefan Marx, de Berlim, conta como idealizou um vaso e uma manta, ambas com frases statement. "Em geral, o vaso é um objeto que me interessa pelo menos há 10 anos. Com o convite da Ikea, pensei que seria incrível criar pela primeira vez a forma de um vaso, a base incluída. Nunca trabalhei com vidro, e para mim, ficou perfeito, porque é intemporal. Não me considero um escultor, mas em colaboração com a equipa de designers da Ikea chegámos a um molde. Foi uma experiência nova. Trabalhar com vidro é interessante, e com a transparência conseguimos ver a tipografia em duplicado [escrita no vaso]. O vidro é frágil, transparente, e o maior desafio é esse mesmo. É algo muito delicado" conta, sobre a peça, que tem escritas as palavras "I'm sorry".
Sobre a manta, que tem estampada a frase "I wait here for you forever, as long as it takes", Stefan Marx diz que "sempre quis fazer uma manta, e esta tem a versatilidade de poder ser pendurada numa parede, como se fosse um quadro. O facto de ter dois lados diferentes, um com a frase, e outro em branco, aliado ao toque suave do algodão, torna-o muito especial. Além disso, é muito cool saber que podemos ter uma peça de arte no nosso sofá."
O artista identifica-se com a premissa de aproximar a arte das pessoas."Sempre quis tornar a arte acessível, além das peças que exponho em museus e institutos de arte. Tenho um longo histórico ligado a livros de arte, que também são peças que integram a decoração das nossas casas, e que podem ser oferecidas a alguém querido. Gosto de peças assim."
Da imaginação dos outros artistas nasceram outras peças, como um candeeiro em forma de parafuso, um relógio ou uma lâmpada de parede. Todas as peças estarão disponíveis em Ikea.pt no início de abril.
IKEA junta-se à LEGO para brincar às arrumações
Esta coleção vai inverter papéis: os filhos vão querer arrumar, os pais vão voltar a querer brincar com os famosos legos.
A história da fotografia portuguesa nomeada ao World Press Photo
O fotojornalista Nuno André Ferreira está nomeado a um dos mais importantes concursos de fotografia do mundo, o World Press Photo, com a imagem de uma criança dentro de um carro, durante um incêndio no interior do país.
IKEA lança colaboração com designer Virgil Abloh
O gigante sueco apresenta, em parceria com o criador da Louis Vuitton e da Off-White, uma coleção a pensar em quem compra a primeira casa.
Quadro que ia ser vendido por €1500 pode, afinal, ser de Caravaggio
A obra passará a valer pelo menos 50 milhões de euros, segundo um crítico de arte italiano. Conheça a história.
Mare Clausum, a primeira BD sobre porcelana do mundo
A Vista Alegre vai apresentar a primeira coleção de banda desenhada sobre porcelana do mundo no 30º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.
World Press Photo 2021. A comovente história da fotografia vencedora
'The First Embrace', ou o "O Primeiro Abraço" de Mads Nissen ganhou o concurso de melhor fotografia do concurso anual. O momento refere-se ao primeiro abraço entre uma enfermeira e uma doente, durante a pandemia, envolvidas por plástico.
David Hockney: "O stress é preocuparmo-nos com o futuro. A arte é agora".
As suas obras inspiram a Moda, o Cinema, a Cultura. Aos 83 anos, David Hockney viveu um confinamento bastante produtivo, numa quinta na Normandia. Por altura do lançamento de um novo livro e de uma exposição do seu trabalho, Martin Gayford fala com o artista.
In The Clouds, a nova coleção de cristais de Jonathan Hansen
De jarras a taças de vinho, a nova coleção de vidro inspirada nos seculares cristais da Boémia promete dar à casa aquele toque de sofisticação que, às vezes, tanto procuramos.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
Está de regresso um dos eventos mais prestigiados do país no que toca ao imaginário artístico, com visões da Antiguidade Clássica ao Contemporâneo manifestadas através de uma panóplia de meios, como pintura, joalharia ou pratas.