Olival. Nova coleção de loiça Bordallo Pinheiro
Estas azeitonas não tiveram de ser colhidas, mas foram pintadas à mão e durarão para sempre – contando que não as parta. De uma parceria entre a Bordallo Pinheiro e a marca de azeites Esporão nasce uma nova linha de mesa que une tradição e modernidade.
Olival inspira-se na oliveira, nas variedades autóctones da azeitona, como a Galega, a mais emblemática de Portugal e na paisagem alentejana, com as típicas paredes caiadas. Nas peças da coleção surgem composições de elementos da oliveira, sejam ramos, o tronco com as suas diferentes texturas ou azeitonas nos diversos tons de maturação – todas elas em relevos cerâmicos pintados à mão.
Em comunicado, Ana Carrilho, oleóloga do Esporão, recordou o processo de criação desta coleção de loiça: "Foi uma verdadeira colaboração, com moldes reais das azeitonas, folhas, ramos e troncos das nossas oliveiras, incluindo a nossa oliveira milenar com 1060 anos."
Pedro Cabrita Reis x Bordallo Pinheiro: uma edição dedicada aos peixes
“Um prato com peixes” - é este o nome da mais recente coleção da WWB (World Wide Bordallianos) - que, segundo o artista português, contém uma abordagem filosófica daquilo que é a vida.
Eis as novas sardinhas da Bordallo Pinheiro
A edição Sardinha by Bordallo 2021conta com a colaboração de Nuno Markl, Nilton, Eduardo Madeira, entre outros artistas.
"Um Dia em São Miguel": celebrar o Alentejo na Casa Relvas
No dia 25 de maio, a casa vinícola abre as portas da Herdade de São Miguel, no Redondo, para um evento especial. Uma tarde de convívio, vinho, gastronomia, música e tradições alentejanas aguarda familiares, amigos e entusiastas da região.
Artesanato alentejano: oficinas de imersão, artes & ofícios
Durante os próximos cinco meses, em Vila Nova da Baronia, no Alentejo, há oficinas que vão da criação do taleigo - um saco de retalhos de pano característico do sul -, técnicas de costura e estampagem, tapeçaria ou cerâmica.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Ilha de São Miguel, nos Açores, o evento kick-off promove o diálogo da comunidade e explora a identidade açoriana.