Minotti abre loja no Japão em colaboração com artista Sukeno
A marca de decoração abre a primeira flagship store em Kobe - uma cidade cosmopolita e o novo centro estratégico para os mercados do luxo e da moda. Esta é a quarta loja da marca no Japão, depois da Tokyo Court, Tokyo Aoyama e Boutique Aoyama, em colaboração com o artista local Sukeno.
Foto: DR26 de junho de 2024 | Rita Silva Avelar
A Minotti, uma das referências nas lojas de decoração de luxo internacional, existente desde 1948, acaba de inaugurar uma nova morada com um design estrondoso. Trata-se de um showroom de dois andares, no distrito de Former Foreign Settlement, em Kobe, uma cidade japonesa na na baía de Osaka, no centro do país. Fica num bairro sofisticado, famoso pelo seu contexto arquitetónico (onde a cultura japonesa se encontra com a estética ocidental), e onde se encontram outras marcas de luxo.
Minotti Kobe by Sukeno, concebido e desenvolvido pelo Minotti Studio.
Foto: DR
Minotti Kobe by Sukeno, concebido e desenvolvido pelo Minotti Studio.
Foto: DR
O conceito da Minotti Kobe by Sukeno, concebido e desenvolvido pelo Minotti Studio, "é inspirado no minimalismo da filosofia Zen e joga com o tema da dualidade, a coexistência de espaços vazios e cheios, de luz e sombra" explica a marca. A loja tem uma grande fachada, com janelas de vidro que vão do teto ao chão, quebradas apenas por laterais de alumínio na vertical, e uma barra preta na horizontal com o nome da marca. Este entrelaçamento de elementos horizontais e verticais convida os visitantes a mergulharem numa atmosfera refinada e elegante, como assim são todas as lojas da marca italiana que se orgulha do "made in Italy".
Minotti Kobe by Sukeno, concebido e desenvolvido pelo Minotti Studio.
Foto: DR
Minotti Kobe by Sukeno, concebido e desenvolvido pelo Minotti Studio.
Foto: DRLá dentro, as luzes amareladas criam uma atmosfera quente, num jogo de contrastes que convida a entrar. Os pavimentos são em carvalho boiserie e madeira wengé, e alternam com paredes em aço e apontamentos em betão, numa combinação sóbria entre os tons de castanho e nuances de cinzento. "As superfícies metálicas amplificam e embelezam o espaço, criando reflexos marcantes, desde a luminosa zona de receção até à escadaria que conduz ao primeiro andar, iluminada por caixas de luz. Aqui, o calor da madeira dá lugar ao betão, revelando originais áreas de estar e de noite, intercaladas por paredes de correr e banhadas por luz natural, bem como uma área privada para o desenvolvimento de projectos de design de interiores e uma grande sala de reuniões, onde os apontamentos de cor conferem um ambiente vibrante", detalha a Minotti. Em Portugal, a marca está presente na Minotti Lisboa by Quarto Sala, em Lisboa, mais precisamente no Largo de São Carlos.
Uma dupla de curadoras lança o projeto artístico que consistem em expor obras num apartamento de 200 metros quadrados ainda em obras, na Lapa, em Lisboa.
O espólio documental da poeta, crítica de arte, performer e professora será agora objeto de tratamento e de conservação pela equipa da Biblioteca de Arte Gulbenkian, da Fundação Calouste Gulbenkian, estando em breve disponível para consulta pública.
Quanta Terra Quanta Arte é a nova exposição que leva ao planalto de Alijó os nomes de Vhils, HelioBray e Paulo Neves. Vai estar patente até ao final do ano e cada visita inclui uma prova de vinhos. E como são bons esses vinhos…