Euro 2020: resumo da jornada 1 para totós
Vitória portuguesa, empate espanhol, derrota alemã. O ‘totobola’ dos primeiros jogos do Euro 2020 ditou algumas surpresas num conjunto de doze jogos de bocejar e chorar por menos. O herói da jornada? Cristiano Ronaldo, é claro.

Três minutos depois, Cristiano ultrapassa Michel Platini na lista de melhores marcadores em europeus de futebol. E cinco minutos passados, Ronaldo aumenta a conta, num momento em que Ljubomir Stanisic certamente coloca as mãos no ar em jeito de pistolas enquanto exclama Pow Pow Pow. 3-0 para Por-tu-gal.
Num Euro que decorre em 2021 mas que conta para o ano civil de 2020, os adeptos têm assistido a um futebol quase revolucionário. Completada a primeira jornada desta fase de grupos, fomos testemunhas da estreia da Macedónia do Norte (derrota por 3-1 frente à Áustria), que, agora que foi aceite pela UEFA, poderá considerar-se finalmente um país. E até a França contrariou esse antigo adágio de Gary Lineker. É que o futebol pode ser um jogo simples, de noventa minutos, mas no fim nem sempre ganha a Alemanha.
Nem Guardiola, o impulsionador do tiki-taka, alguma vez sonharia ver a seleção espanhola com 86% de posse de bola, 90% de precisão de passe e uns redondos zero golos marcados. Demérito de uns, sorte do submarino azul e amarelo sueco, que nunca se amedrontou perante o tridente ofensivo dos rojos - Ferran Torres, Álvaro Morata, Dani Olmo – e voltou sempre à tona.
De Amesterdão a Sevilha, são onze as cidades europeias que recebem partidas desta primeira fase, o que o transforma também no Europeu em que as equipas terão de viajar mais. A Suíça, neste particular, baterá todos os recordes. A estreia dos helvéticos, contra o País de Gales, aconteceu precisamente em Baku, no Azerbaijão, onde a equipa de Xhaka, Shaqiri e Seferovic empatou (1-1) com o País de Gales de Gareth Bale.
E se a abertura do torneio, em Roma, num jogo que opôs os italianos à Turquia (3-0), teve na clássica interpretação de Nessun Dorma pelo tenor Andrea Bocelli um dos pontos altos, as boas notícias após a tragédia estavam guardadas para o dia seguinte, durante o Dinamarca x Finlândia (0-1), com a recuperação do atleta Christian Eriksen após uma paragem cardíaca em campo. Como tudo está bem quando acaba bem, só falta uma vitória portuguesa frente à Alemanha este sábado. Será pedir muito?
O que têm em comum Samuel Úria, Márcia, André Carrilho e Ricardo Quaresma?
A nova edição do POSTER MOSTRA está de volta a Marvila, em Lisboa para juntar nomes mais ou menos improváveis, e revelar alguns talentos escondidos.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
Uma dupla de curadoras lança o projeto artístico que consistem em expor obras num apartamento de 200 metros quadrados ainda em obras, na Lapa, em Lisboa.
O espólio documental da poeta, crítica de arte, performer e professora será agora objeto de tratamento e de conservação pela equipa da Biblioteca de Arte Gulbenkian, da Fundação Calouste Gulbenkian, estando em breve disponível para consulta pública.
Quanta Terra Quanta Arte é a nova exposição que leva ao planalto de Alijó os nomes de Vhils, HelioBray e Paulo Neves. Vai estar patente até ao final do ano e cada visita inclui uma prova de vinhos. E como são bons esses vinhos…