Descoberto esboço inédito de famoso quadro de Van Gogh
O museu dedicado ao pintor em Amesterdão vai expor o esboço da obra original 'Worn out', para ver até 2 de janeiro de 2022.
Quando se pensava que já se tinha descoberto todas as obras de arte de Vincent van Gogh, eis que surge um novo desenho do pintor holandês. Um achado do Museu Van Gogh em Amsterdão, um museu dedicado à obra completa do pintor pós-impressionista que viveu entre 1853 e 1890. "Como centro de conhecimento dedicado à obra de Vincent van Gogh e seus contemporâneos, estamos muito satisfeitos com esta descoberta", afirma
Emilie Gordenker, diretora do museu, em comunicado. "É muito raro encontrar um novo trabalho que seja atribuído a Van Gogh. Estamos orgulhosos de poder mostrar este esboço e partilhar sua história com os visitantes", acrescentou.
Trata-se de um esboço da pintura de 1882 com o mesmo nome, Worn out, uma das criações mais surpreendentes do período durante a residência de Van Gogh na cidade de Haia, que hoje oferece um vislumbre excepcional daquele processo de trabalho e conceção, detalhados pelo artista ao seu irmão Theo e a seu amigo Anthon van Rappard, numa série de cartas. O esboço retrata um homem sentado numa cadeira com as mãos na cabeça, aparentemente exausto. Durante a vida do artista, foram várias as vezes que retratou a exaustão, denotando a sua visão e preocupação com a classe socialmente desfavorecida da época.
View this post on Instagram
A descoberta surgiu graças ao (até então anónimo) proprietário da obra, que pediu ao museu para determinar se o desenho tinha sido feito por Van Gogh. "Estilisticamente, enquadra-se perfeitamente nos muitos estudos de figuras que conhecemos do tempo de Van Gogh em Haia, e a ligação a Worn Out é óbvia", explicou Teio Meedendorp, investigador sénior do Museu Van Gogh, citado pela Condé Nast Traveler espanhola, e um dos responsáveis por analisar o esboço.
O desenho está em exposição no primeiro andar da coleção permanente do Museu Van Gogh até 2 de janeiro de 2022. Os visitantes poderão ver a descoberta no contexto de outras obras do mesmo período (todas da coleção do Museu Van Gogh), incluindo o quadro original Worn out. "Mostrá-lo no contexto destes outros trabalhos dá-nos uma visão especial do processo de trabalho de Van Gogh. Além do mais, o esboço é um desenho muito fino e poderoso, vale por si mesmo", disse ainda Teio Meedendorp.
As 10 melhores séries da Netflix segundo os críticos
O universo do streaming pode ser um pouco confuso, ao ponto de não sabermos que série escolher para ver, resultado da tamanha oferta que existe. Como tal, reunimos algumas das melhores séries da Netflix, avaliadas pelos críticos, para descontrair depois de um dia de trabalho ou relaxar numa tarde de fim de semana.
O ataque à Mona Lisa e outros crimes cometidos contra a obra de Leonardo Da Vinci
A Mona Lisa foi atacada por um homem disfarçado de idosa, que lhe atirou um bolo. Mas as tentativas de vandalismo a esta famosa obra de arte, proporcionais à sua fama, começaram há muito tempo.
Pela primeira vez, veremos um quadro famoso de Rembrandt como era há 300 anos
O famoso quadro 'A Ronda Noturna', de Rembrandt, foi recuperado através de inteligência artificial, e está exposto no Rijksmuseum, nos Países Baixos.
Encontrados quadros de Picasso e Mondrian roubados há uma década
As obras primas foram encontradas num desfiladeiro, embrulhadas em película, a sul de Atenas. O quadro de Picasso tinha sido oferecido pelo próprio aos gregos, como um presente pela saída das tropas nazis do país.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
“Da Vinci of Debt” chama à atenção para a dívida de 45 milhões de dólares dos estudantes universitários norte-americanos.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.