Método Bilbo, um treino pensado pelo melhor supino de Espanha
O método que está a dar que falar e que promete resultados rápidos, garantindo o ganho de massa muscular sem criar lesões.
O Método Bilbo surge, assim, como um valente empurrão para que haja um renovado entusiasmo nesta matéria. Mas o que é, afinal, este método? Consiste em ganhar força através da velocidade e explosão de movimentos, sem ter de recorrer a pesos pesados.
É a fórmula perfeita de ganhar força e volume muscular de forma segura, já que é um método bastante eficaz se aplicado corretamente. Não há risco de lesão, tendo em conta que os movimentos trabalham com uma percentagem baixa de carga e o controlo da técnica vai-se aprimorando.
Na verdade, este método é aplicável a todos os grupos musculares, desde exercícios como o supino ao agachamento. E a ideia não é passar a vida a exercitar. A recomendação é aplicar o Método Bilbo cerca de duas vezes por semana para cada grupo muscular e ir aumentando gradualmente a carga, semanalmente, sempre a fazer os movimentos certos. Graças a esta série de 15 a 50 repetições adicionadas no início de cada treino, isola-se o músculo que se quer trabalhar, levando a rotina habitual ao próximo nível.
Existem várias maneiras de seguir uma progressão de Bilbo, a mais simples e a que está a providenciar melhores resultados é a seguinte: dois ciclos de treino. O primeiro com 50% da nossa RM fazendo uma série de Bilbo (geralmente entre 26 e 32 repetições), na qual teremos que aumentar o peso em cada sessão de treino, fazendo-o duas vezes por semana (o volume de treino tem que ser bem maior quando começamos e ir diminuindo ao longo da progressão).
É muito importante acompanhar sempre os resultados de cada treino, para saber exatamente quando e quanto melhorámos. "Claro que eu recomendaria o método Bilbo, mas gostaria de enfatizar que neste método, como em qualquer outro que estejam a seguir, se quiserem melhorar, terão de fazer as progressões no excedente calórico. Ou seja, têm que aumentar gradualmente o peso corporal enquanto ajustam as progressões, perdendo peso novamente no final. Cada vez que terminamos a progressão ajudados pelo aumento do peso corporal, teremos ganhado de massa muscular e força", referiu Jesús Varela numa entrevista.
Pode uma sesta a meio do dia compensar uma noite mal dormida?
A privação de sono pode, afinal, não ser facilmente resolvida com a tão falada "power nap". Num estudo recente, um grupo de especialistas revela que a compensação é um mito.
Três exercícios físicos para evitar as dores nas costas
Juan Ruiz López, fisioterapeuta e personal trainer, sugere três exercícios físicos para realizar em frente ao computador de forma a evitar as famosas dores de costas.
Quer estar em forma até ao verão? Três treinos tabata que pode fazer em casa
Inventado pelo fisiologista japonês Izumi Tabata, este método de alta intensidade é o segredo para quem quer emagrecer mas não tem tempo para treinar.
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.
O treinador e fundador da marca Athlean-X, Jeff Cavaliere, aborda o impacto do sexo nos resultados físicos de ginásio.
O novo perfume da marca francesa inclui ingredientes naturais, que se distinguem na perfumaria de luxo.