Quem era Leonardo Del Vecchio, dono da Ray-Ban e amigo de Giorgio Armani?
O multimilionário italiano faleceu a 27 de junho, aos 87 anos. Era fundador da Luxottica, marca detentora de várias marcas de óculos.

Leonardo Del Vecchio, fundador da Luxottica (hoje EssilorLuxottica), líder mundial na produção de óculos e armações, morreu aos 87 anos. E embora tenha vivido grande parte da sua vida sem dificuldades financeiras, o mesmo não se pode dizer da sua infância. Nascido a 22 de maio de 1935, Del Vecchio cresceu num orfanato em Milão, após a Segunda Guerra Mundial. Foi abandonado pela mãe aos sete anos, pois esta não tinha condições para o sustentar, e começou a trabalhar aos 14, numa loja de ferramentas.
Na década de 60 mudou-se para Agordo, em Itália, onde começou a fazer armações de óculos desenhadas por outros, e em 1961 fundou a Luxottica, uma pequena empresa com cerca de uma dúzia de trabalhadores. Os óculos com design próprio, porém, só chegariam ao mercado alguns anos mais tarde, no final da década. Com o negócio de vento em popa, Del Vecchio começou a comprar marcas nos Estados Unidos, sendo a Ray-Ban e a Oakley umas das suas aquisições mais conhecidas. Mais tarde, a fabricante ficou conhecida por produzir armações para algumas das casas de Moda mais prestigiadas de sempre, como Prada ou Armani. O segredo para o sucesso? "Esforço e dedicação para sermos os melhores no que fazemos", revelou o italiano numa rara entrevista dada no início de 2022.
A sua morte é sentida um pouco por todo o mundo. "Perdi um amigo e um companheiro nesta longa aventura profissional", comentou o designer Giorgio Armani no Twitter. O empresário tinha seis filhos, de três casamentos diferentes: Claudio, Marisa, Paola, Leonardo Maria, Luca e Clemente.
Ser jovem para sempre, a nova obsessão de Silicon Valley
Já construíram foguetões. Agora, os super-ricos estão a gastar milhões para descobrir o segredo da juventude eterna.
JW Anderson x Persol: estamos perante a colaboração do momento?
A nova parceria entre JW Anderson e Persol traz cor e um novo look aos clássicos da marca de óculos.
Quer parecer uma estrela de cinema? Use os icónicos óculos de sol de Steve McQueen
A Persol reedita os famosos óculos de sol que Steve McQueen tornou famosos em 1968, no filme Thomas Crown - A Arte do Crime.
Óculos de sol: aposte nos clássicos do cinema
Com os dias de verão a chegar, os óculos de sol tornam-se essenciais. Estes são os incontornáveis que se tornaram protagonistas em filmes e que seguem as tendências desta estação.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.
A mansão já pertenceu a outro jogador de futebol espanhol. Veja as imagens do exterior desta mansão.
Um grupo de investigadores descobriu que os sons de impacto - distintos e abruptos - são os mais aborrecidos e que podem levar a problemas de saúde.