Primeiro drone voa para o Polo Norte em missão climática
Roberta Pirazzini iniciou uma expedição ao Ártico para fazer algo que ninguém havia tentado antes: operar um drone perto do Polo Norte.
Os sensores do drone vão avaliar a luz do sol refletida pelo gelo. Essa medição, conhecida como albedo de superfície, é a chave para entender que quantidade de radiação solar é absorvida pela Terra e que quantidade é refletida de volta para a atmosfera. É um dos quebra-cabeças científicos que podem ajudar a prever a rapidez com que o gelo marinho derreterá.
Mas operar um drone sobre os confins do extremo norte do planeta não é uma tarefa simples. Pirazzini e uma colega, Henna-Reetta Hannula, passaram meses a treinar a operação no Instituto Meteorológico da Finlândia, onde ambas fazem parte da equipa como cientistas. Os técnicos projetaram e construíram um sofisticado sistema de navegação adaptado a condições climáticas extremas.
Os cientistas e os seus drones uniram-se à maior expedição ao Ártico da história a bordo do Polarstern, um navio quebra-gelo que transporta dezenas de investigadores numa missão de um ano. A dupla também leva um drone menor que poderá voar dentro da sua pequena cabine, a única hipótese que terão para treinar nas semanas de navegação antes de finalmente pisarem no gelo.
Imediatamente, Pirazzini encontrou os mesmos problemas que afetaram os exploradores do Ártico durante dois séculos: condições de navegação traiçoeiras e tecnologia que falha em ambientes muito frios.
Drones e helicópteros têm problemas nas proximidades do Polo Norte porque os satélites de posicionamento global refletem pequenas incertezas nas latitudes extremas do norte. Isso cria uma confusão crescente para a navegação quanto mais perto um piloto chega do Polo Norte, e os drones de Pirazzini estariam a operar mais perto do que qualquer outro.
A problemática da navegação fez perder um drone no início da expedição. O drone descolou da nave, seguiu numa direção completamente descontrolada e caiu. Pirazzini estava com medo de que o seu drone de medição de albedo fosse a próxima vítima, e os seus receios foram confirmados assim que pisou no gelo. O sistema de navegação no drone principal não estava a funcionar, o que significa que ela e Hannula precisariam de calcular manualmente as distâncias, direção, altitude e velocidade do vento.
"As condições de congelamento eram o nosso principal inimigo, não só para o gelo nas hélices" dos rotores do drone, "mas nos nossos dedos", disse Pirazzini por telefone via satélite durante a viagem de regresso do Polarstern no início deste mês. "É preciso movimentos pequenos e muito delicados para operar o drone", afirmou. "Quando a mão está a congelar, perdemos a sensibilidade, os dedos não conseguem mais controlar os recursos".
Mas as duas cientistas conseguiram realizar 18 voos em três semanas. As medições de albedo capturadas por Pirazzini, de 49 anos, e por Hannula, 33, serão agora analisadas como parte de um esforço multinacional para entender como a subida das temperaturas está a afetar o Ártico - uma corrida científica contra as próprias alterações climáticas.
Revista internacional premeia hotel no Douro
A revista Condé Nast Traveler atribuiu prémios a seis resorts da cadeia Six Senses, espalhados pelo mundo.
O melhor momento para acumular milhas? Quando os aviões estão em terra
A pandemia fez com que cerca de 30% dos aviões mundiais se mantivessem em terra. Contudo, de acordo com Ajay Awtaney, fundador do maior site de milhas aéreas da Índia, este pode ser o melhor momento para os membros dos programas de fidelidade gastarem ou acumularem milhas.
Gadgets de luxo na wishlist para 2021
O fim do ano está a chegar! Esta é a época em que podemos sonhar, desejar e realizar alguns dos sonhos que temos. Aqui está a nossa lista de gadjets que queremos ter até 2021!
Será que devemos confiar em ficheiros suspeitos que nos são enviados?
A resposta é não. A menos que conheça a pessoa, as probabilidades de ser algum vírus ou potencialmente algo que possa aceder aos seus dados pessoais não são assim tão pequenas.
A árvore genealógica de Joe Biden: como a tragédia moldou o presidente eleito dos EUA
Mergulhámos no passado do presidente eleito dos Estados Unidos, desde a morte trágica da sua primeira mulher até às suas raízes católicas – e o porquê de o seu filho fazer manchetes.
O que podemos esperar do novo iPhone 12
O novo modelo da Apple chega ao mercado dia 23 de outubro e já é possível fazer a pré-compra em várias lojas.
José Gameiro, o piloto mais velho a participar numa prova de todo-o-terreno a contar para a taça do mundo
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
O mercado do luxo é fascinante. Põe a maioria das pessoas a sonhar com algo que, na realidade, desconhece ou a que não pode aceder. Mas este setor está a aprender a conhecer-se. Depois de ter sido intocável durante tanto tempo, não ficou indiferente ao novo milénio e reinventa-se.
Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.