Viver

Poderemos deixar de ser monitorizados? A Apple criou uma nova opção de escolha

A última atualização de software da marca pode complicar a vida dos gigantes das redes sociais, como o Facebook. O lado bom é que está também a aliviar a "carga" de publicidade que é apresentada em função da atividade digital dos utilizadores.

Foto: Getty Images
26 de abril de 2021 | Rita Silva Avelar

A Apple acaba de lançar o iOS 14.5, uma das atualizações de software mais esperadas para iPhones e iPads. Entre muitas, há uma novidade que está a ser especialmente discutida. É que esta atualização inclui uma nova ferramenta de privacidade, chamada App Tracking Transparency, que poderá dar mais controlo sobre a utilização dos dados dos clientes. E se há preocupações dentro do mundo tecnológico, esta é certamente uma das mais importantes. 

O funcionamento é simples: quando uma aplicação tenta acompanhar as nossas atividades com intuito de compartilhar informações com terceiros, como por exemplo anunciantes de publicidade, será exibida uma janela que solicita a nossa permissão (ou não) para que tal aconteça. Se dissermos que não, a aplicação para de monitorizar e compartilhar os nossos dados, e fica probida de o fazer no futuro.

Este tema tem gerado polémica entre as gigantes da tecnologia e das redes sociais, já que a configuração de privacidade poderá prejudicar a rede social Facebook. Se decidirmos não permitir que o Facebook nos rastreie, será mais difícil para a empresa ver o que estamos a comprar ou a fazer dentro de outras aplicações, o que tornará mais difícil para as marcas perceber que tipo de anúncios deverão apresentar a cada utilizador.

"Este é um grande passo na direção certa, nem que seja por estar a tirar o sono ao Facebook", disse Gennie Gebhart, diretora da Electronic Frontier Foundation, uma organização sem fins lucrativos de direitos digitais, citada pelo The New York Times. Ainda assim, Gebhart e outros especialistas em privacidade dizem que o novo recurso da Apple pode não ser suficiente para acabar com o rastreio "suspeito" em iPhones. Veremos.

Saiba mais Facebook, Apple Watch, App Tracking Transparency, Gennie Gebhart, ciência e tecnologia, economia, negócios e finanças, tecnologias de informação
Relacionadas

O gadget do momento é um purificador de ar

O purificador Hot+Cool Formaldehyde, da Dyson, aquece, refresca e sobretudo purifica o ar como nenhum dos seus antecessores. Tudo isso graças à mais alta tecnologia, aliada ao design, para que este objeto também possa fazer parte da decoração.

Mais Lidas
Viver Os luxos dos jogadores de futebol

Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.