O truque de Bill Gates para gerir o dinheiro numa crise financeira
Investir primeiro na educação e seguir a teoria do 'pessimista-otimista" são algumas das chaves para o sucesso, afirma o multimilionário.
Saber gerir as finanças pessoais é uma competência essencial, especialmente em tempos de crise. E é aqui que os conselhos financeiros de Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo, podem revelar-se uma mais-valia para a carteira, principalmente agora que o mundo inteiro experiencia o aumento da inflação.
Em primeiro lugar, há que ter a certeza de que as poupanças estão garantidas, antes de se investir seja no que for. É preferível "errar pelo lado da prudência", de acordo com Gates. Depois, o primeiro investimento deve ser gasto em formações e educação, ou seja, no futuro.
Embora tenha abandonado Harvard em 1975 para criar a Microsoft, o multimilionário insiste que estes passos são importantes para o caminho do sucesso. Dado que indivíduos com uma educação superior têm mais oportunidades de trabalho, e de conseguirem cargos mais altos e melhores ordenados, além de possuírem mais conhecimento e contactos.
Contudo, a maior estratégica de Gates no que toca à gestão de dinheiro está relacionada com a teoria do "pessimista-otimista", a qual referiu numa entrevista à CCN. "Só se pode ser otimista a longo prazo se se for suficientemente pessimista para sobreviver a curto prazo". Por outras palavras, poupar como um pessimista, estando, assim, preparado para qualquer imprevisto ou recessão, e investir como um otimista, tendo sempre em conta o background e os objetivos de qualquer empresa ou negócio, algo que aprendeu com o amigo e também multimilionário Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway.
Estudo. Quanto dinheiro precisamos para levar uma vida confortável?
Um grupo de investigadores britânicos inquiriu oito mil pessoas a fim de descobrir qual seria o montante ideal para viverem uma vida feliz. As respostas poderão surpreendê-lo.
Entrevista Bill Gates. “Sim, eu trabalho no mundo das vacinas. Mas alegar que eu controlo o corpo das pessoas é bizarro”
Como está Bill Gates a aguentar-se um ano depois de se ter separado de Melinda, a mulher que partilhou a sua vida e a sua paixão pela filantropia? Gates conta como é ter voltado a estar ‘solteiro’ – e como se tem mantido ocupado, a esquivar-se aos anti-vacinas e usando a sua fortuna para combater a próxima pandemia. Primeira parte de uma grande entrevista com o multimilionário.
Entrevista Bill Gates. “Foi um casamento fantástico. Não o teria alterado em nada. Não teria escolhido casar-me com mais ninguém.”
Quase três décadas de casamento e três filhos mais tarde, Bill e Melinda Gates protagonizaram um dos divórcios do século. Agora, o magnata e filantropo conta como vivei a separação, da divisão dos bens ao trabalho do antigo casal na sua fundação.
Conheça os empregos que são “à prova de recessão”
Há algumas indústrias em que os negócios continuam o seu curso normal – e os salários até aumentam, também.
De inteligência artificial a energia nuclear. Os planos de Bill Gates para resolver desafios globais
Estas são apenas algumas áreas em que a Fundação Bill & Melinda Gates está disposta a investir a fim de abordar questões tão díspares como o aquecimento global ou complicações durante a gravidez.
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.
O Mateus Rosé celebra 80 anos com uma enorme quantidade de fãs, entre políticos, astronautas, estrelas de rock e a própria Isabel II, que subiu ao trono uma década depois do nosso Mateus ter sido lançado, em 1942.