Viver

Estudo. Quanto dinheiro precisamos para levar uma vida confortável?

Um grupo de investigadores britânicos inquiriu oito mil pessoas a fim de descobrir qual seria o montante ideal para viverem uma vida feliz. As respostas poderão surpreendê-lo.

'Profissão de Risco' (2001)
'Profissão de Risco' (2001) Foto: D.R
22 de julho de 2022

Quanto dinheiro é necessário ter para desfrutar de uma vida sem dores de cabeça nem preocupações? O ser humano deseja sempre o que não pode ter? Foi a estas perguntas que um novo estudo, levado a cabo pelas Universidades Bath, Bath Spa e Exeter, na Inglaterra, tentou responder.

"Os humanos têm desejos ilimitados", afirma o estudo. Este princípio económico fundamental sobre a natureza humana, altamente aceite um pouco por todo o mundo, coloca desafios consideráveis à sustentabilidade, pois perseguir riqueza e crescimento económico de modo a ir ao encontro desses desejos ilimitados sobrecarrega os recursos do planeta e agrava a poluição.

Mas será mesmo assim? A fim de encontrar uma resposta, a equipa de investigadores questionou oito mil indivíduos, de 33 países diferentes. No fim, descobriram que grande parte dos voluntários se opunha à premissa acima mencionada.

86% dos indivíduos afirmou que 10 milhões de dólares, cerca de 8,9 milhões de euros, seria o montante para viverem uma "vida ideal". Apenas uma minoria, de 8 a 39%, respondeu que queria ter tanto dinheiro quanto fosse possível, minoria esta personificada tendencialmente por jovens residentes em cidades, que valorizam muito o seu poder, sucesso e independência e que vivem em países com uma maior concentração coletiva.

Oura exceção curiosa que se descobriu ao longo da investigação relaciona-se com os inquiridos norte-americanos. Nos EUA, a maior parte das pessoas acredita que precisaria de pelo menos 100 milhões de dólares (cerca de 98,122 milhões de euros) para a dita "vida ideal", com 31,7% a preferir 100 mil milhões de dólares. Por outro lado, mais de 50% de indivíduos da Argentina, Índia e Rússia disseram que apenas precisavam de um milhão de dólares.

Assim, os resultados sugerem que os objetivo de limitar o crescimento económico, com base numa abordagem sustentável, pode, na realidade, ser mais "consistente com os ideais e ambições humanas do que é comumente acreditado."

Saiba mais Dinheiro, Estudo, Vida, Investigação, Dinheiro
Relacionadas

Quanto recebem realmente os príncipes e princesas na Europa

Quando se fala de dinheiro, e de realeza, é inevitável nos questionarmos sobre as suas vidas de luxo. Do príncipe herdeiro de Inglaterra à princesa herdeira do trono sueco, estes são os salários dos herdeiros às dinastias mais importantes no continente europeu.

Mais Lidas
Viver Os luxos dos jogadores de futebol

Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.