Euro 2020: Os deuses devem estar loucos
Num jogo de emoções fortes, Portugal manteve-se neutro, conseguiu um empate frente aos franceses e passou à fase seguinte. Espanha goleou, Itália fez o pleno, a Alemanha hasteou a bandeira LGBTI.
Uma garrafa de Coca-Cola devolvida à procedência, uma epopeia cheia de emoções e um desfecho feliz depois de momentos dramáticos. Foi desta forma, tal como no filme de 1980 a que pedimos o título emprestado, que a tribo lusitana ultrapassou a fase de grupos do Euro 2020. Num jogo de absoluta loucura, entre Portugal e França, numa reedição da final do torneio de há cinco anos, os portugueses voltaram a dar-se bem com o rival gaulês e, com um empate certo, qualificaram-se para os oitavos de final do torneio de que são campeões em título.
Frente a França, Fernando Santos mudou o 11 inicial, com as desejadas inclusões de João Moutinho e de Renato Sanches e, com a preciosa ajuda de Cristiano Ronaldo, sempre inspirado a converter grandes penalidades, esteve a ganhar (no primeiro lugar do Grupo F), a perder (eliminada do torneio) e, finalmente, a empatar a dois golos. Em consequência disso, ‘CR7’ igualou o melhor marcador do mundo por seleções, um iraniano chamado Ali Daei que é conhecido apenas nos eixos Elvas-Lisboa e Faro-Bragança.
Se, ao contrário de Margarida Rebelo Pinto, os portugueses acreditarem em coincidências, a seleção está no bom caminho. O humilde terceiro lugar nacional ditou um confronto com a Bélgica, onde jogam Hazard, Witsel, Lukaku, Kevin De Bruyne entre outros ‘craques’. Com um registo perfeito de nove pontos durante a fase de grupos, sete golos marcados e apenas um sofrido, os belgas estão entre as equipas mais fortes do torneio e são o adversário ideal para impedir que o meio-campo português adormeça em jogo.
À mesma hora, em Munique, a Alemanha empatava com a Hungria. Após a polémica entre a federação alemã, que pretendia iluminar o Allianz Arena com as cores do arco-íris em apoio à comunidade LGBTI, e a UEFA, que o impediu, os germânicos atiraram os húngaros para o último lugar do grupo. Viktor Orbán, que aprovou recentemente uma lei discriminatória da comunidade LGBTI – Portugal, que preside ao Conselho da UE, manteve-se neutro –, cancelou a deslocação a Munique e esquivou-se a assistir ao agridoce empate magiar ao vivo. Com o segundo lugar garantido, os alemães terão como próximo adversário a Inglaterra, em Wembley, na partida provavelmente mais apelativa dos ‘oitavos.’ O último encontro entre as duas seleções remonta a 2016, numa reedição da final do Mundial de 1966, que os ingleses venceram, também em solo britânico, por 4-2.
Entre as 24 equipas que iniciaram o torneio apenas Itália fez melhor do que os belgas, terminando o Grupo A com três vitórias, sete golos marcados e nenhum consentido, após uma vitória na última ronda por 1-0 frente ao País de Gales. Num grupo que contava ainda com os também apurados País de Gales e Suíça e uma Turquia demasiado perdulária para seguir em frente, os italianos limitaram-se a passear a sua classe dentro do campo. Já fora dele, foi o treinador Roberto Mancini, blazer dobrado, mãos nos bolsos, fato de corte irrepreensível e postura de Senador romano quem garantiu o prémio de ícone de estilo do torneio. Na próxima fase, os italianos terão pela frente a equipa austríaca, que se qualificou no segundo lugar do seu grupo, com seis pontos, resultado de duas humildes vitórias contra a Macedónia do Norte e a Ucrânia. Ainda que com apenas três pontos, os eslavos apuraram-se e vão enfrentar a Suécia.
No campeonato dos ‘pequenos’, os oitavos de final reservam-nos um País de Gales x Dinamarca ao passo que os ‘grandes’ Países Baixos enfrentam a República Checa, a Espanha joga com a Croácia e os irredutíveis gauleses com os suíços.
Numa flash interview com galões parlamentares, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, apelou a uma "deslocação massiva" (sic) de portugueses a Sevilha neste domingo, 27, para a partida com a Bélgica. A segunda figura do Estado falava certamente para os habitantes de Elvas, Faro ou Bragança. Com a área metropolitana de Lisboa em lockdown, valha-nos o futebol na TV.
Meruge tinto, um vinho que recorda Bernardo Sassetti
Esta quinta, 24, dia em que o pianista faria anos, o coletivo de produtores de vinho do Douro lança um vinho em sua homenagem, para beber ou guardar.
O ser humano pode viver até aos 150 anos, dizem os cientistas
Um estudo revolucionário estabeleceu um “ritmo de envelhecimento” capaz de prever o tempo que podemos viver. E os multimilionários de Silicon Valley estão a tomar nota. Por Nick Allen.
As maiores extravagâncias dos jogadores do Euro
Além de talento no mundo do futebol, não falta criatividade entre os craques que estão a competir pelo título europeu no que toca a gastar os milhões arrecadados.
Novos livros sobre desporto para devorar à beira mar
O que é que futebol tem a ver com fascismo? E o que faz exatamente um scout? O que é que Telma Monteiro e Tiago Pires têm em comum? Estas são as sugestões para ler de barriga para o ar.
Euro 2020: Tudo isto é fado e venha a França
Itália, Países Baixos e Bélgica apurados, Portugal goleado pela Alemanha. A jornada 2 do Euro 2020 terminou ao ritmo da decadência dos povos peninsulares, com autogolos lusitanos e um novo empate espanhol.
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
O Mateus Rosé celebra 80 anos com uma enorme quantidade de fãs, entre políticos, astronautas, estrelas de rock e a própria Isabel II, que subiu ao trono uma década depois do nosso Mateus ter sido lançado, em 1942.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.