Estas são as 5 novas modalidades nos Jogos Olímpicos 2020
Há três atletas que vão representar Portugal em duas das modalidades em estreia.

Os Jogos Olímpicos estão a mudar. Qual é o primeiro desporto em que pensa quando se fala nas olimpíadas? Talvez atletismo ou natação. Mas há mais modalidades e este ano juntam-se cinco à lista. Foi em 2016 que o Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou cinco novas modalidades para integrar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: surf, escalada, karaté, skate e basebol/softbol.
Na época o Comité defendeu a escolha destas modalidades como uma "combinação de desportos bem estabelecidos e emergentes, com uma enorme popularidade no Japão e noutros países", além de terem "uma forte capacidade de atração entre os jovens". Além disso, uma das intenções é também dar aos Jogos Olímpicos "uma dimensão mais urbana, ligada à natureza, mais artística", disse o presidente do comité organizador, Tony Estanguet.
Quatro das novidades são estreias absolutas como desportos olímpicos. É o caso do surf, da escalada, do karaté e do skate. Já quanto ao basebol/softbol tecnicamente não se pode dizer que seja uma estreia nos Jogos Olímpicos, mas antes uma reintrodução depois da última aparição em 2008.
O skate vai ser dividido em duas modalidades, street e park. O basebol terá apenas competição masculina e o softbol apenas competição feminina. E o karaté terá oito medalhas. Na escalada, os atletas terão desafios para testar a dificuldade, rapidez e resistência.

Quem vai representar Portugal?
Entre as novas modalidades, duas contam com qualificações portuguesas. É o caso do surf e do skate. O surfista Frederico Morais foi o primeiro a garantir o lugar na competição masculina, em setembro de 2019, mas acaba de ser diagnosticado com covid-19 e falhará os Jogos Olímpicos. Também no surf, mas na prova feminina, há duas atletas portuguesas. São elas Teresa Bonvalot e Yoland Hopkins, que conseguiram garantir a presença no Japão no início de junho.
No skate, a presença portuguesa é assegurada por Gustavo Ribeiro. O jovem de 20 anos natural de Almada garantiu a presença nos Jogos Olímpicos ao alcançar o terceiro lugar no ranking também no início de junho, só atrás do norte-americano Nyjah Huston, em primeiro, e do japonês Yuto Horigome, em segundo lugar.
Os atletas mais bem pagos dos Jogos Olímpicos 2020
Durant e Osaka são apenas dois dos dos nomes que figuram na lista em que não há nenhum representante português.
Conheça o homem que quer viver até aos 180 anos (e já gastou dois milhões de dólares a tentá-lo)
Dave Asprey, empresário de Silicon Valley, tem investido anos – e milhões de dólares – no biohacking. Portanto, é um messias frenético? Ou anda atrás de alguma coisa?
Apertos de mão e conversa fiada? Empresários explicam como fazem negócios de milhões hoje
Se pensa que é no Zoom que tudo se passa, está errado – quando a fasquia é alta, os negócios são feitos de uma maneira muito específica. Por Francesca Syz
Quem é Claude Berda, “o dono da Comporta” que já tem nacionalidade portuguesa?
Tem investimentos imobiliários em vários pontos do país, mas é apelidado de “senhor Comporta”. O empresário francês até já tem nacionalidade portuguesa.
Novos livros sobre desporto para devorar à beira mar
O que é que futebol tem a ver com fascismo? E o que faz exatamente um scout? O que é que Telma Monteiro e Tiago Pires têm em comum? Estas são as sugestões para ler de barriga para o ar.
Quanto ganhou Rafael Nadal com o Roland Garros?
O tenista espanhol ganhou o torneio francês Roland Garros no passado domingo, dia 5 de junho. Atualmente 4º colocado no ranking mundial, recebeu não só um troféu como um chorudo prémio em dinheiro.
Situado no histórico Palazzo Taverna, o novo espaço foi ampliado e renovado para proporcionar uma experiência imersiva no universo da marca. Pela primeira vez em Itália, esta loja vai ter um restaurante e um café, ambos geridos por Da Vittorio, com três estrelas Michelin.
Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Embora a comunidade cientifica insista que se deixe de procurar por outro planeta com condições iguais às da Terra, investigadores provam que não há um mas vários planetas com boas condições de vida.