Como otimizar o tempo já!
A headhunter Maria da Glória Ribeiro deixa alguns conselhos para otimizar a gestão do tempo e corrigir alguns aspetos menos conseguidos.

- Fazer um diário das tarefas e do tempo que se gasta com cada uma. A pessoa deve apontar tudo o que fez, nomeadamente tarefas importantes, tarefas insignificantes, pausas e deslocações. Fazer isso durante uma semana e analisar os resultados, no final, para ver se gastou o tempo de forma acertada.
- Começar sempre a trabalhar, sem interrupções, na tarefa mais importante e ir seguindo para as tarefas menos importantes. Se não conseguir fazer tudo durante o dia, pelo menos sabe que fez as tarefas prioritárias.
- Aprender a deixar o local de trabalho organizado no final do dia. No dia seguinte quando recomeçar, vai ter uma sensação de maior controlo sobre a sua própria agenda.
- Aprender a fazer a distinção entre as tarefas que pode delegar e as tarefas que tem mesmo de fazer direta ou pessoalmente. Escolher fazer aquelas que mais ninguém poderá fazer por si e que tenham a máxima importância na sua função.
- Quando está a trabalhar nas tarefas importantes, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não ser interrompido.
- Não se dispersar. Evitar estar constantemente a ver o e-mail ou outra informação online.
A gestão de tempo é uma disciplina que requer algum planeamento e muita vontade de ser produtivo. Mas é também muitas vezes o suficiente para nos transportar para níveis de autocontrolo e de realização.

Eu Sou o Meu Maior Projecto - Conselhos e Estratégias para Planear a sua Carreira, de Maria da Glória Ribeiro (Manuscrito)

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Lições Poderosas para a Transformação Pessoal, de Stephen R. Covey (Gradiva)

Gerir o seu Tempo - Concentre-se no que importa, evite distrações, mantenha o trabalho em dia (coleção Novos Paradigmas, Edições Texto e Grafia)

My Morning Routine - How Successful People Start Every Day Inspired, de Michael Xander e Benjamin Spall (Penguin Books)

Gestão de Tempo, de Joaquim Caetano, José Fernandes, Ferrão Filipe, Miriam Caçola, Nuno Boque, Dinis dos Reis e Luísa Batista (Escolar Editora)
Time is money!
Avisamos que o tempo de leitura deste artigo é de aproximadamente 10 minutos. Falámos com uma headhunter, uma psicóloga e um formador em gestão do tempo para perceber porque é importante saber geri-lo.
As boas maneiras ainda importam?
O que é mais importante? Saber o que fazer com os talheres à mesa ou resistir e não mexer no telemóvel? Ou será que, hoje em dia, as regras de etiqueta já não fazem sentido?
Está em casa e com fome o tempo todo? Saiba como evitá-lo
É bem possível que em tempos de quarentena a sua fome (ou aquilo que julga ser fome) aumente desmesuradamente. Entenda o porquê e, depois, evite sucumbir ao pecado da fome-falsa.
5 conselhos para gerir melhor o seu tempo
Bernard Marr, especialista em tecnologia, empresas e tendências, explica como tirar melhor partido de um dia de trabalho. Uma pista: tem tudo a ver com listas.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.
Máquinas fotográficas com cunho artístico, um telefone inusitado e uma caixa anti germes. Uma maneira de evitar o barulho e um robot “pet friendly”.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.