Viver

Como otimizar o tempo já!

A headhunter Maria da Glória Ribeiro deixa alguns conselhos para otimizar a gestão do tempo e corrigir alguns aspetos menos conseguidos.

Relógio, 1st Dibs
Relógio, 1st Dibs Foto: D.R.
04 de setembro de 2019 | Carolina Carvalho
  1. Fazer um diário das tarefas e do tempo que se gasta com cada uma. A pessoa deve apontar tudo o que fez, nomeadamente tarefas importantes, tarefas insignificantes, pausas e deslocações. Fazer isso durante uma semana e analisar os resultados, no final, para ver se gastou o tempo de forma acertada.
  2. Começar sempre a trabalhar, sem interrupções, na tarefa mais importante e ir seguindo para as tarefas menos importantes. Se não conseguir fazer tudo durante o dia, pelo menos sabe que fez as tarefas prioritárias.
  3. Aprender a deixar o local de trabalho organizado no final do dia. No dia seguinte quando recomeçar, vai ter uma sensação de maior controlo sobre a sua própria agenda.
  4. Aprender a fazer a distinção entre as tarefas que pode delegar e as tarefas que tem mesmo de fazer direta ou pessoalmente. Escolher fazer aquelas que mais ninguém poderá fazer por si e que tenham a máxima importância na sua função.
  5. Quando está a trabalhar nas tarefas importantes, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não ser interrompido.
  6. Não se dispersar. Evitar estar constantemente a ver o e-mail ou outra informação online.

A gestão de tempo é uma disciplina que requer algum planeamento e muita vontade de ser produtivo. Mas é também muitas vezes o suficiente para nos transportar para níveis de autocontrolo e de realização.

Manuais de sucesso (e bem-estar)

Eu sou o meu maior projeto
Eu sou o meu maior projeto

Eu Sou o Meu Maior Projecto - Conselhos e Estratégias para Planear a sua Carreira, de Maria da Glória Ribeiro (Manuscrito)

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficázes
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficázes

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Lições Poderosas para a Transformação Pessoal, de Stephen R. Covey (Gradiva)

Gerir o seu Tempo
Gerir o seu Tempo

Gerir o seu Tempo - Concentre-se no que importa, evite distrações, mantenha o trabalho em dia (coleção Novos Paradigmas, Edições Texto e Grafia)

My morning routine
My morning routine

 My Morning Routine - How Successful People Start Every Day Inspired, de Michael Xander e Benjamin Spall (Penguin Books)

Gestão de Tempo
Gestão de Tempo

Gestão de Tempo, de Joaquim Caetano, José Fernandes, Ferrão Filipe, Miriam Caçola, Nuno Boque, Dinis dos Reis e Luísa Batista (Escolar Editora)

Saiba mais Tempo, Gestão de tempo
Relacionadas

Time is money!

Avisamos que o tempo de leitura deste artigo é de aproximadamente 10 minutos. Falámos com uma headhunter, uma psicóloga e um formador em gestão do tempo para perceber porque é importante saber geri-lo.

As boas maneiras ainda importam?

O que é mais importante? Saber o que fazer com os talheres à mesa ou resistir e não mexer no telemóvel? Ou será que, hoje em dia, as regras de etiqueta já não fazem sentido?

Mais Lidas