Prazeres / Lugares

QuartoSala requalifica apartamento, no edifício BOW

O estúdio de arquitetura e design de interiores juntou-se à Príme Portugal para mais uma colaboração. O objetivo? Mobilar um apartamento num prédio de luxo, no coração da capital.

Foto: Francisco Nogueira
11 de abril de 2025 | Inês Henriques / Com Madalena Haderer

Depois de outros dois projetos residenciais bem sucedidos – o Liberdade 49 e o NAU –, a Príme Portugal e a QuartoSala voltam a juntar-se para transformar um apartamento na capital, localizado no edifício BOW. Este prédio fica no número 123 da Avenida Duque de Loulé, com vista para o Parque Eduardo VII e sobre o Tejo, e foi construído pela própria developer Príme, empresa fundada em 2017, juntamente com Ana Costa. A arquiteta segue as pisadas do seu pai Daciano da Costa, considerado por muitos o "pai" do design em Portugal. Após a sua morte, foi Ana quem ficou a tomar conta do Atelier Daciano da Costa – ou Ana Costa Arquitetura e Design como também é conhecido desde 2011.

Edifício BOW
Edifício BOW Foto: Francisco Nogueira

O BOW, anteriormente um conjunto de escritórios, é agora composto por 18 apartamentos, que vão desde T1 a T3, distribuídos por nove andares, com ginásio privado, apenas para residentes, e lugares de estacionamento atribuídos a cada uma das unidades. Após a fase de construção, a QuartoSala uniu-se a este projeto e mobilou um destes apartamentos. O resultado desta colaboração? Uma obra arquitetónica caracterizada pelas suas linhas minimalistas e precisas, com mobiliário de marcas conhecidas a nível global, como Poliform, Knoll e Edra, para além de peças assinadas por designers brasileiros, como Sérgio Rodrigues e Jader Almeida.

Apartamento decorado pela QuartoSala, no edifício BOW
Apartamento decorado pela QuartoSala, no edifício BOW Foto: Francisco Nogueira

Relativamente aos materiais, as escolhas passam pela madeira de carvalho, mármore e lacados, combinados com inteligência integrada, eficiência energética e um layout funcional. Logo à entrada, que visita o edifício é recebido por uma porta de seis metros que dá acesso ao átrio e a um hall dourado. No interior, os apartamentos destacam-se pelo espaço e luminosidade, e pelos acabamentos e equipamentos de última geração.

Apartamento decorado pela QuartoSala, no edifício BOW
Apartamento decorado pela QuartoSala, no edifício BOW Foto: Francisco Nogueira

A QuartoSala nasceu em 1995 e é hoje um dos maiores nomes no universo do design de interiores português. Com três décadas de experiência e uma equipa multidisciplinar, assina este trabalho com o seu estúdio Signature, dedicado a colaborações de autor com arquitetos e marcas.

"O que distingue verdadeiramente este projeto é a atenção dada ao detalhe, e à forma como a arquitetura minimalista e os interiores foram pensados. Mais do que um espaço, este projeto é reflexo de uma curadoria precisa e meticulosa", esclarecem, em uníssono, Pedro d’Orey e Clemente Rosado, sócios da QuartoSala.

Saiba mais Prazeres, Lugares, BOW, Edifício, Príme Portugal, QuartoSala, Lisboa, Arquitetura, Design de interiores
Relacionadas

Andaluz 11. Uma piscina só para si no coração de Lisboa

Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.

ATÓLL: o novo espaço de lazer que vai substituir o CascaisVilla

Com assinatura do atelier Foster + Partners e promovido pela PRIME, o ATÓLL propõe uma nova forma de habitar e circular no centro histórico, com foco na sustentabilidade e no contacto com a natureza. Os trabalhos de demolição do CascaisVilla já se inciaram.

Mais Lidas