O tributo da Swatch ao Omega que foi à Lua
O novo MoonSwatch 1965 presta homenagem ao Speedmaster que em 1965 – faz exatamente 60 anos no próximo dia 1 de março – foi selecionado pela NASA, depois de testes muitíssimo exigentes, como o melhor relógio para participar nas missões da agência espacial.

Um astronauta precisa de um relógio. É uma ferramenta essencial para o seu trabalho. Mas não pode ser um relógio qualquer – tem que ser fiável, preciso, fácil de ler e fácil de utilizar para as suas missões espaciais. E tem de aguentar as duras e muito específicas condições do espaço. Assim, ao abrigo do desenvolvimento do programa espacial americano a NASA foi obrigada a lançar um concurso formal aos fabricantes de relógios. A lista de exigências era, como se pode imaginar, enorme, e o relógio em questão tinha de ser um modelo de série, já disponível para compra – não havia tempo a perder. Três marcas submeteram três relógios e em 1965, faz dia 1 de março precisamente 60 anos, e apenas um se qualificou para ser o relógio dos astronautas norte-americanos: o Omega Speedmaster. A Swatch decidiu homenagear esta data lançando o MoonSwatch 1965, que celebra a conquista histórica da escolha do Speedmaster para todas as missões tripuladas e atividades extraveiculares da agência espacial.

Alta temperatura, baixa temperatura, vácuo, humidade, corrosão, resistência ao impacto, aceleração, baixa pressão, alta pressão, vibração, som – eis os 11 testes sucessivos a que a NASA, seguindo critérios rigorosos especialmente concebidos para a ocasião pela Agência Espacial Americana, submeteu os três relógios a concurso. Os responsáveis pelos testes recomendaram o Omega Speedmaster pela sua "precisão superior, fiabilidade, legibilidade e facilidade de utilização" em relação aos outros modelos. A qualificação de voo atribuída ao Omega tornou-se rapidamente uma realidade. Três meses após os testes e durante a missão Gemini IV, a 3 de junho, Ed White aventurou-se mais de 20 minutos fora da nave espacial com o Omega Speedmaster no pulso.

O MoonSwatch 1965 celebra o Moonwatch da Omega apresentando todas as caraterísticas visuais do Speedmaster de há 60 anos. Tem o logótipo da Omega utilizado na altura (também presente na bracelete e na coroa), os ponteiros e o tipo de letra das inscrições remetem para o estilo do relógio original, conferindo à sua versão moderna um toque vintage. Além disso, este relógio da Swatch apresenta a sua declaração de missão no fundo da caixa e os logótipos OMEGA X SWATCH no mostrador e na coroa. Uma bracelete de velcro cinzenta, adequada para fatos espaciais, completa o estilo astronauta chique e apresenta um pesponto contrastante que combina com a cor da caixa e da bracelete.

As principais caraterísticas do Omega Speedmaster Moonwatch original ainda estão presentes: a caixa assimétrica, a famosa escala taquimétrica com ponto sobre noventa e os distintos contadores Speedmaster. Como todos os modelos Bioceramic MoonSwatch, este novo relógio tem uma função de cronógrafo. O 1965 é uma edição não limitada e, tal como todos os relógios da colaboração OMEGA X SWATCH, é fabricado com o material Bioceramic patenteado pela Swatch – uma mistura única de dois terços de cerâmica e um terço de materiais de origem biológica derivados do óleo de rícino.

Este novo modelo está disponível a partir de 1 de março, apenas em lojas Swatch selecionadas em todo o mundo. Em Portugal, pode ser adquirido nas lojas Swatch Colombo e Swatch Norteshopping, e custa 275 euros.
Os relógios que seguem as estrelas
As complicações astronómicas estão entre as mais complexas, exigentes e maravilhosas funções de um relógio. Ligam-nos diretamente aos esforços dos nossos antepassados para dominar o tempo, mas agora num mecanismo que cabe no pulso.
Primeiro Rolex usado na lua vai a leilão
A NASA dava aos seus astronautas um relógio Omega Speedmaster Pro, que exigia de volta no final das missões. Felizmente, alguns levavam também os seus Rolex GMT-Master. E é por isso que, agora, vai ser possível adquirir o relógio que Edgar Mitchell levou à lua a 5 de fevereiro de 1971.
Oris põe Miss Piggy a dar horas
Depois do ProPilot X Kermit Edition, chega agora a edição dedicada à namorada do sapo. Afinal de contas, não vivem um sem o outro. Com estes modelos, a marca relojoeira suíça quer lembrar as pessoas que o tempo não serve só para cumprir obrigações. Também serve para nos divertimos.
O novo MoonSwatch 1965 presta homenagem ao Speedmaster que em 1965 – faz exatamente 60 anos no próximo dia 1 de março – foi selecionado pela NASA, depois de testes muitíssimo exigentes, como o melhor relógio para participar nas missões da agência espacial.
No mundo da escrita, há canetas que vão além da simples funcionalidade – são símbolos de qualidade, conforto e sofisticação. Embora não sejam edições limitadas, destacam-se pelo design, materiais premium e desempenho excecional.
A Montblanc celebra o espírito visionário do fundador da Scuderia Ferrari com uma edição especial que une mestria artesanal e inovação. Um tributo não só ao homem, mas também à lenda que revolucionou o automobilismo e o design automotivo.
As complicações astronómicas estão entre as mais complexas, exigentes e maravilhosas funções de um relógio. Ligam-nos diretamente aos esforços dos nossos antepassados para dominar o tempo, mas agora num mecanismo que cabe no pulso.